Fazer a empresa crescer em tempos de crise e, principalmente, no pós-crise é desafiador. Apesar de não ser tão simples, felizmente é muito possível reerguer seu negócio depois de um período financeiro complicado.

As crises sempre são vistas como ruins, mas o que muitos não sabem é que elas podem abrir oportunidades de melhorias e aprendizados para todo empreendedor e dono de negócio. Se você analisar o momento e tomar certas medidas, sua empresa poderá sair fortalecida da crise e ter um crescimento acelerado.

Quer saber como fazer sua empresa avançar no pós-crise? Então continue a leitura do artigo e veja algumas boas práticas para deixar os problemas para trás e sair fortalecido de qualquer momento de crise.

Acompanhe!

1. Analise as decisões tomadas antes e durante a crise

Uma das primeiras atitudes que você deve ter, juntamente com sua equipe, é analisar as decisões e como tudo era gerido antes e durante a crise. Nessas análises, é possível encontrar falhas e erros cometidos que podem ter prejudicado a empresa.

Analise todas as medidas tomadas pela gerência, as falhas e acertos na administração do dinheiro, dentre outros aspectos. Quando enxergamos onde erramos, podemos aprender com os erros e evitar que sejam repetidos.

2. Procure por oportunidades

Depois de uma recessão, a economia começa a dar sinais de melhora e aceleração. Quando isso acontece, todas as empresas, inclusive seus concorrentes, procuram maneiras de atrair mais clientes e se destacar no mercado.

Nesse cenário, você precisa ser diferente e não fazer o mesmo que os outros estão fazendo. Lembre-se que crises podem gerar oportunidades, logo, você precisa analisar sua empresa, o que sua persona deseja e ser diferente.

Destaque-se sendo totalmente diferenciado e entregando algo totalmente novo ou inovador antes da concorrência. As empresas que prestam serviços (como é o caso de muitas que pertencem ao segmento financeiro, como escritórios de contabilidade e assessorias de investimento) podem planejar um atendimento diferenciado e atpe começar a prestar serviços para outros públicos.

Para se diferenciar e começar a sair de uma crise, as companhias precisam analisar a fundo seus planos e até remodelar seu modelo de negócio, caso seja preciso.

3. Analise o seu pessoal

A liderança precisa ter competência para fazer a empresa se levantar após um período conturbado. Pergunte-se se você tem a equipe necessária para esse desafio.

Além disso, pense no seu pessoal como um todo. Seus colaboradores estão capacitados e, principalmente, motivados para começar a trabalhar duro e fazer a empresa voltar a ser como era? Por isso, busque maneiras de motivá-los e capacitá-los ainda mais para os seus afazeres.

Lembre-se que uma companhia com equipe motivada e capacitada é um dos segredos para o sucesso de um empreendimento.

Veja também todas as conexões do seu negócio. Ou seja, analise parcerias e veja se você tem as mais adequadas para trazer bons frutos ao seu negócio.

4. Verifique as questões financeiras

Você tem noção de como andam as contas da empresa? Esse fator precisa ser considerado como um dos mais importantes, pois quando o lado financeiro não está sendo cuidado, toda a empresa se prejudica.

Caso a empresa tenha um caixa fraco, uma das soluções seria repensar um novo modelo de negócio e analisar quais ações mais trazem lucro para a empresa. Focar no que está dando certo é o que pode ajudar a companhia a melhorar o caixa.

Além disso, muito provavelmente o negócio tenha que cortar alguns gastos. A liderança precisa analisar bem o que pode ser cortado e quais serviços devem, obrigatoriamente, permanecerem ativos.

Essa decisão precisa ser tomada com cautela, pois cortar serviços essenciais durante uma crise (especialmente aqueles que trarão resultados no médio e longo prazo) poderá fazer a empresa perder muito dinheiro e tempo na hora da retomada no pós-crise.

5.  Foque no marketing digital

As crises podem fazer as pessoas diminuírem o consumo de produtos e serviços por algum tempo. No entanto, as chances de aumentar o consumo de redes sociais são grandes.

Logo, você precisa contar com serviços de marketing digital para fazer a empresa contar com uma boa presença nas redes sociais e engajar com o público. Por esse motivo, manter uma uma equipe de marketing pode ser muito importante nesses momentos, pois a empresa precisa ser vista interagindo nesses meios.

6. Invista no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é considerado por muitos especialistas como a estratégia mais eficaz para atrair clientes. Por isso, sua empresa precisa contar com uma equipe de produção de conteúdo para conseguir atrair clientes, tanto durante a crise quanto no pós-crise.

Apesar de muitos confundirem as agências de marketing digital com as empresas de produção de conteúdo, é importante ter em mente que são completamente distintas e com objetivos diferentes.

Enquanto as agências de marketing prestam serviços para divulgar a empresa e gerenciar redes sociais, as empresas de produção de conteúdo focam apenas na estratégia de planejamento de conteúdo.

Algumas agências de marketing oferecem esse serviço, mas não de forma tão profissional quanto uma empresa especializada nessa estratégia. Lembre-se que aqueles que entendem do seu negócio e do seu público-alvo serão sempre a melhor escolha para sua empresa.

Por que apostar em uma empresa de produção de conteúdo?

O marketing de conteúdo consiste em entregar conteúdos de valor para o seu público, de forma gratuita. Em troca, você ganha a confiança e as chances de tornar esse público que leu seu conteúdo no blog em clientes aumentam.

Considerado como a “moeda do século XXI” e a “coroa do rei”, é essencial hoje em dia para atrair as pessoas até o site da sua empresa e gerar maiores oportunidades de negócio.

Essa estratégia ajuda seu site a ser mais encontrado nos mecanismos de busca. Lembre-se que as pessoas procuram muito mais por conteúdos que respondam suas dúvidas do que por produtos e serviços diretamente.

Por isso, ter um blog com constância de publicação de conteúdos de qualidade é o segredo para ter mais clientes, ser visto e se destacar perante a concorrência.

Esse tipo de serviço é melhor prestado por uma empresa que foca somente nessa estratégia. Entretanto, você não pode apostar em qualquer empresa, mas sim em um serviço especializado, que foca principalmente no seu nicho.

A internet está cheia de blogs com artigos superficiais, copiados e com erros. E você, se fizer o mesmo, não vai se destacar! Há certos assuntos que não é qualquer profissional ou empresa generalista que sabe abordar. Finanças, investimentos, empreendedorismo e negócios são exemplos disso.

Por isso, sua empresa precisa contar com a ajuda de uma empresa que entende o seu negócio, mercado, nicho e problemas para fazer sua empresa crescer tanto na crise quanto no pós-crise.

Conclusão

Há diversas maneiras eficazes de fazer sua empresa crescer na crise e no pós-crise. As mais eficazes foram ditas aqui.

A ABContent é um serviço focado na estratégia de marketing de conteúdo especialista em finanças, empreendedorismo e negócios. Ajudamos muitas empresas a melhorar a visibilidade no meio online mesmo durante períodos de crises financeiras!

Lembre-se que, mesmo nesses momentos complicados, o consumo de conteúdos nos meios online continua forte e pode até aumentar! Portanto, aposte no que traz resultados e aumente sua influência para ser lembrado pelas pessoas no pós-crise!

Que tal dar o passo certo e crescer sua influência na internet nesse momento? Entre em contato conosco que iremos lhe ajudar!