Qualquer empresa depende de seu mercado consumidor para sobreviver e crescer. Afinal, não existiria o negócio se não fossem as pessoas que consomem seus produtos ou serviços. Você já reconhece essa importância? Ótimo!

Mas você sabe também como alcançar seu público alvo e atrair novos clientes? A proposta de valor é uma ferramenta fundamental nesse desafio. Ela promove uma visão mais estratégica para o seu empreendimento e pode melhorar muito os resultados.

Quer entender mais sobre isso? Confira as informações deste post!

O que é proposta de valor?

A proposta de valor tem relação direta com o marketing de uma empresa. Ela é um recurso que objetiva prometer um valor, ou seja, comunicar as soluções que sua marca oferece. Com uma mensagem clara e resumida, você posiciona o negócio no mercado e mostra aos clientes o que eles podem ganhar.

Dessa maneira, ela reúne as informações de destaque da empresa. O ideal é partir das necessidades dos clientes e encontrar uma linguagem que mostre para eles o quanto seus produtos e serviços podem resolver essas necessidades.

Logo, essa ferramenta surge da pergunta: que valor seu negócio oferece para as pessoas? Saber mostrar isso de forma atrativa é uma ação essencial para desenvolver sua marca no mercado. Afinal, toda empresa surge para solucionar problemas específicos dos consumidores.

Uma proposta de valor de qualidade apresenta para o cliente os motivos pelos quais ele deve fechar negócio com você. Assim, alguns elementos essenciais para pensar sobre ela são:

  • os pilares da sua marca;
  • a relevância de seus produtos e serviços;
  • os benefícios oferecidos por eles;
  • os diferenciais que você tem no mercado.

Por que ela é importante para um negócio?

Ações eficientes de marketing são elementos indispensáveis para um empreendimento. Do contrário, como as pessoas saberão que você oferece exatamente o que elas precisam? É por meio da publicidade que seu negócio se torna conhecido.

Nesse cenário, a proposta de valor tem um destaque especial, já que não se trata apenas de publicizar serviços ou produtos. A importância vai além: ela representa a sua marca e dita a maneira como a empresa quer ser vista no mercado.

Por ser um dos primeiros contatos que possíveis consumidores têm com sua marca, a relevância da proposta de valor também está em atrair e manter o interesse dos clientes. Com uma boa mensagem, você mostra a eles por que devem lhe contratar.

Isso é especialmente importante quando consideramos a apresentação no site da empresa. A proposta de valor deve ter um espaço de destaque para direcionar a experiência dos clientes online e manter o interesse deles em conhecer o seu negócio.

Considerando tudo o que falamos, fica fácil perceber que essa estratégia tem potencial para melhorar muitos os resultados de vendas, certo? Além disso, os processos internos também sofrem influência dela, pois faz com que o trabalho de todos se alinhe melhor com os objetivos do negócio.

Como construir uma boa proposta de valor?

Depois de saber o que é a proposta de valor e qual a sua importância para uma empresa, é interessante descobrir como construí-la de forma eficiente. Afinal, é necessário garantir alguns elementos principais para que sua proposta alcance os resultados esperados.

O primeiro passo é definir internamente qual é o valor oferecido pelo negócio. Ou seja, você precisa, antes de tudo, entender qual é a imagem que deseja passar para o mercado. Apenas depois disso chegará a hora de planejar como comunicar sua mensagem em uma proposta de valor.

Veja alguns aspectos que precisam ser considerados.

Foco no cliente

O principal objetivo de uma proposta de valor é mostrar aos consumidores que sua empresa conhece as dores deles e sabe como ajudar a resolvê-las. Por isso, o foco no cliente é um elemento central.

Lembre-se que o seu desejo com esse recurso é atrair e engajar novos clientes. Eles precisam conhecer os valores oferecidos pelo negócio para decidir se contratam ou não suas soluções. Então, vale refletir: de que forma seus produtos e serviços podem facilitar a vida do consumidor?

A resposta para essa pergunta será um dos maiores motes para criação de uma proposta de valor eficiente. Logo, se você ainda não o fez, é muito válido realizar estudos de mercado para construir uma persona e ser capaz de se comunicar mais profundamente com seu público.

Personalização

A mensagem que compõe sua proposta de valor também serve para diferenciar sua marca das concorrentes. É preciso mostrar para os clientes que a sua solução é a mais adequada para eles. Por isso, a ideia é exaltar seu negócio e mostrar a personalidade da marca.

Entretanto, não é necessário citar os concorrentes ou fazer uma diferenciação direta entre eles e você. Uma boa estratégia é personalizar sua mensagem, reforçando as qualidades da empresa e mostrando conhecimento do mercado consumidor.

Considerar a personalização de sua proposta de valor ajuda a evitar escrever coisas muito genéricas, que podem não causar o efeito esperado. Uma mensagem personalizada gera maior proximidade e identificação com o público.

Qualidade da apresentação

Não é apenas o conteúdo de uma proposta de valor que importa. É importante pensar também na apresentação da mensagem. O design, por exemplo, faz muita diferença no engajamento dos clientes.

Outro cuidado necessário é a clareza das informações. A proposta de valor é um contato rápido e impactante com sua empresa — por isso, a mensagem precisa ser direta e simples. Lembre-se, ainda, de usar a linguagem mais apropriada para seu público alvo.

Estrutura da proposta de valor

Para colocar nossas dicas em prática e montar uma boa apresentação, é possível seguir uma estrutura padronizada. O elemento inicial é o título: pense em algo intrigante, para atrair o interesse do cliente em ler o restante.

O título é seguido de um subtítulo, que dá mais detalhes sobre, mas ainda de maneira resumida. Depois disso, apresente uma lista objetiva com os principais benefícios e diferenciais oferecidos pela sua marca.

Elementos adicionais, como imagens, vídeos e até mesmo depoimentos de clientes satisfeitos podem enriquecer bastante o conteúdo. Mas tenha a atenção de manter as mensagens objetivas e de leitura fácil, para não correr o risco de cansar as pessoas.

Uma proposta de valor construída com esses cuidados estratégicos desperta o desejo do cliente em conhecer mais a sua marca. Dessa forma, essa mensagem objetiva e clara pode ser tudo o que ele precisa para um primeiro contato com sua empresa. A partir de então, ele acessa suas soluções e busca saber mais sobre o que você oferece.

E então, este post foi útil? Continue no blog e conheça estratégias de fidelização de clientes para o seu negócio!