Psicologia das cores: como utilizá-la no marketing da sua empresa?

Você já pensou no que pode estar por trás da escolha de cores de uma determinada marca? Será que a seleção é realizada de forma aleatória? Ou é pensada para causar impactos específicos na mente do consumidor?

Se essas são perguntas que você costuma fazer a si mesmo, saiba que a psicologia das cores pode ser a resposta que procura. Segundo um estudo realizado por Satyendra Singh, mais de 85% do motivo por trás de uma compra pode ser relacionado às cores do produto.

Contudo, mesmo com sua relevância, ainda é possível que o fator seja deixado de lado por algumas empresas. Que tal saber mais sobre a psicologia das cores e usá-la ao seu favor?

O que é a psicologia das cores?

Ao longo da história, os avanços tecnológicos e a transformação digital impactaram tanto os compradores quanto as organizações. Afinal, tais fatores impulsionaram um maior acesso à informação.

Enquanto isso permitiu que as marcas coletassem mais dados sobre seu público, os clientes passaram a contar com uma gama maior de opções na hora de comprar. Ao perceber a tendência, as empresas precisaram investir em constantes melhorias e formas de chamar a atenção de seus públicos.

Afinal, caso não se destacassem, poderiam ser ultrapassadas pela concorrência. Então passaram a usar de diversas estratégias que tinham para se sobressair. A aplicação das cores certas no marketing é uma delas.

Em resumo, a psicologia das cores é uma área de estudo que busca compreender os impactos das cores nas pessoas. A influência pode ocorrer a partir da relação entre uma cor específica e uma emoção ou comportamento.

Sendo assim, é possível dizer que essa área estuda o comportamento humano em relação a alguns estímulos visuais.

Como ela funciona?

A psicologia das cores funciona de forma simples. O primeiro passo é compreender o papel de cada uma das cores. Depois, as empresas as usam em seus logotipos, estruturas, canais online e comunicações de marca.

A aplicação do estudo promove, pelo menos, três consequências principais. Primeiramente, há uma tendência que o consumidor conecte as cores à marca. A estratégia é comprovadamente funcional para companhias como a Coca-Cola, com paleta de cores tradicional e forte na mente dos consumidores.

Em segundo lugar, é possível falar sobre o impulso do consumo. Ao visualizar determinados tons, o consumidor recebe estímulos — que estão conectados à emoção trazida pela cor. O vermelho, por exemplo, pode induzir ao desejo e ao calor. Já o rosa pode estimular a delicadeza e a feminilidade.

Finalmente, é interessante abordar o gerenciamento de emoções. A psicologia das cores não é usada apenas para maximizar as vendas. Ela também serve para manter a marca na memória dos consumidores. Para isso, precisa se alinhar ao contexto da empresa, trazendo determinados sentimentos ao cliente toda vez que ele pensar nela.

Desse modo, o uso adequado dos conhecimentos da área pode ser de grande valia para as organizações. Por meio deles, as empresas aumentam as chances de que o público pense nela de forma positiva, engaje com a marca e, claro, consuma seus produtos e serviços.

Quais os significados das cores?

Agora que você sabe o que é psicologia das cores e como ela funciona, deve ter percebido que a escolha de uma paleta não deve ser feita ao acaso. É preciso entender as necessidades e dores do público-alvo e delimitar objetivos.

Acima de tudo, é necessário conferir alguns dos significados de cada cor. Saiba mais:

  • amarelo: conhecimento, sabedoria, verão, alegria, relaxamento, felicidade, claridade;
  • vermelho: fogo, raiva, desejo, calor, paixão, energia, força, poder, guerra, perigo;
  • laranja: energia, humor, expansão, entusiasmo, calor, vibração;
  • preto: elegância, sofisticação, formalidade, profundidade, mistério, estilo;
  • rosa: feminilidade, delicadeza, amor, saúde, leveza, romantismo, charme;
  • roxo: intimidade, nobreza, iluminação, sensibilidade, poder, erotismo;
  • azul: tranquilidade, calmaria, fé, tecnologia, inverno, frio, lealdade;
  • verde: fertilidade, natureza, calma, lealdade, sustentabilidade;
  • marrom: terra, estabilidade, simplicidade, ar livre, conforto;
  • cinza/prata: metal, glamour, tecnologia, elegância, neutro;
  • branco: respeito, paz, pureza, neve, frio, simplicidade;

Ao conhecer os significados, é possível pensar em algumas marcas famosas que trabalham com determinadas cores. Analisar as logomarcas ou campanhas de comunicação é uma forma de identificar e relacionar algumas intenções. Por exemplo, podemos citar a Chanel, o McDonald’s, a Starbucks e a Harley-Davidson.

Assim, é possível perceber que a aplicação da psicologia das cores no marketing de um negócio não é realizada por acaso. Ela é uma parte importante na construção do chamado branding. Ele representa a gestão completa da marca, indo desde seu posicionamento até os elementos da sua identidade visual e alinhamento de valores.

Quais os benefícios de implementar a psicologia das cores?

O uso das cores para marketing e vendas pode trazer diversas vantagens às organizações. Elas aproximam o consumidor da marca. Além disso, quando usadas corretamente, expressam os valores organizacionais ao público desde o primeiro contato.

Por fim, induzem emoções em clientes e potenciais compradores. Então é possível:

  • demonstrar, com rapidez e simplicidade, o propósito da marca;
  • gerar primeiras impressões positivas;
  • fixar-se na mente do cliente, tornando-se memorável;
  • aumentar as vendas;
  • converter leads

Como aplicá-la no marketing e vendas das empresas?

Conforme visto, as vendas e marketing são as áreas que melhor aproveitam o uso da psicologia das cores. Contudo, para otimizar o sucesso, é preciso saber como aplicá-la adequadamente.

Confira algumas dicas:

  • delimite o propósito da marca;
  • conheça o público-alvo;
  • relacione a imagem que deseja passar com o significado de cada cor;
  • preveja diferentes cenários e contextos e confirme a adequação da escolha;
  • use a paleta escolhida na identidade visual da marca, tanto em espaços físicos quanto em sites, blogs, redes sociais e demais comunicações com os consumidores.

O uso da psicologia das cores é bastante amplo. Ela permite que as organizações utilizem um ou mais tons para influir na percepção que o consumidor tem, além de estimular comportamentos e emoções nele. Sendo assim, não deixe de considerar a estratégia para sua marca!

E se você deseja contar com ainda mais estratégias capazes de alavancar seus negócios, confira 8 dicas que ajudam a saber como escolher uma empresa de marketing de conteúdo!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: