PUV: veja como criar a proposta única de valor do seu negócio!

O Ministério da Economia do Brasil registrou a abertura de mais 3 milhões de novas empresas apenas em 2020. Os números mostram que sua concorrência pode crescer — e é necessário encontrar diferenciais para se destacar. Nessa realidade, a PUV (proposta única de valor) ganha destaque.

No entanto, nem sempre é fácil criá-la. Afinal, quanto maior é a quantidade de empreendimentos em um mesmo nicho, mais difícil pode ser definir pontos de diferenciação. E, sem esse entendimento, os clientes tendem a ter dificuldades de conhecer e se identificar com seu negócio.

Quer saber como criar a proposta única de valor do seu negócio? Acompanhe a leitura deste entender o que é a PUV e como desenvolvê-la!

O que é PUV?

A sigla PUV — que se refere à proposta única de valor — envolve os diferenciais que formam a essência de uma empresa e criam destaque para ela em meio à sua concorrência, gerando conhecimento de marca e atraindo o público-alvo.

Esses elementos podem ser refletidos, por exemplo, na maneira exclusiva de atender os clientes. Outra opção de diferenciação é o investimento em personalização dos seus produtos e serviços oferecidos.

Além disso, ter uma comunicação coerente e eficaz pode ser um elemento que traz identidade única ao negócio. Logo, empresas do mesmo ramo e localidade podem até parecer muito umas com as outras, mas devem existir aspectos singulares que as tornam exclusivas.

O que não é a PUV?

Além de entender o que é a proposta única de valor, é preciso ter cautela para não a confundir com outros conceitos de marketing. Isso acontece porque é comum encontrar pessoas que limitam a PUV a elementos como slogan, conceito da marca ou missão e valores da empresa.

Esses conceitos podem se relacionar com a proposta, mas o entendimento sobre a PUV é mais amplo. Ele deve considerar os elementos de marketing, mas combiná-los com outros aspectos que, de fato, sejam únicos da marca.

Para entender melhor, considere o exemplo da Disney. Seu slogan é “O lugar mais mágico da Terra”. No entanto, a PUV dessa marca é outra. Ela diz respeito à experiência de felicidade que o espaço é capaz de proporcionar aos consumidores.

Qual a importância de criar a proposta?

Após entender o conceito de PUV, é necessário descobrir a importância de desenvolver essa proposta na empresa. Em primeiro lugar, vale saber que a proposta única de valor contribui para o autoconhecimento na gestão. 

Isso acontece porque ela possibilita a definição com clareza de determinados elementos. É o caso dos pontos fortes e fracos da marca e as oportunidades que podem ser aproveitadas. Encontrar essas respostas também ajuda a classificar o posicionamento do negócio no mercado. 

Além disso, o conhecimento facilita a realização de um comparativo com a concorrência. Sendo assim, ao definir a PUV, a empresa pode otimizar suas características positivas e atenuar as negativas. Ou seja, na busca pelo diferencial, fica mais fácil entender o que deve ser melhorado.

Nesse sentido, as ações de marketing contribuem para a criação da proposta. Discursos de vendas, aprimoramento da linguagem e das experiências proporcionadas são exemplos de práticas que podem passar uma imagem de qualidade e consistência do empreendimento.

Como criar a PUV do seu negócio?

Agora que você aprendeu a importância da PUV, vale entender como criar esse conceito no seu negócio. Saiba o que considerar!

Conheça a concorrência

A análise da concorrência ajuda a certificar se a sua ideia de PUV faz sentido. Afinal, ela pode não ser relevante para o mercado ou já fazer parte de outras corporações do mesmo nicho

Por isso, dentro do estudo, é importante descobrir qual é a proposta única de valor dos seus concorrentes. Conferir sites, blogs, redes sociais e demais canais de comunicação pode ajudar. Esses portais enfatizam ofertas, linguagem, produtos e serviços oferecidos por outras marcas.

Entenda a sua persona

A persona é a representação do seu cliente ideal. Desse modo, fazer essa definição será indispensável para aumentar as chances de sucesso das suas ações de marketing e criação da PUV.

Então, para satisfazer a clientela com sua proposta, é importante entender quais são seus interesses e necessidades. O objetivo é criar uma abordagem eficiente e que alcance o público-alvo. Portanto, conte com coleta de feedbacks, pesquisas de opinião e análise de histórico de negociações para definir a persona. 

Tenha objetivos claros e específicos

Como você viu, é importante ter clareza no seu público-alvo para criar a PUV. Nesse sentido, defina bem quais são os objetivos do negócio para conseguir conectar as pessoas e encontrar um diferencial.

Para fazer isso, trace um plano de negócio contemplando as metas de curto, médio e longo prazo. Quanto mais clareza houver sobre esses elementos, mais fácil será conhecer seu público-alvo ou nicho. Consequentemente, será simples pensar na sua proposta única de valor.

Busque originalidade e excelência

Diante da concorrência, torna-se mais desafiador conseguir originalidade nos negócios. Por esse motivo, é válido estudar a PUV de cases de sucesso, buscar referências em exemplos passados e estudar materiais para ter mais referências e buscar autenticidade na abordagem. 

Quando essa busca for concluída, é importante que o diferencial não seja apenas uma ideia, mas faça parte da cultura da empresa. Trabalhar com excelência ajuda a transmitir mais credibilidade para o público.

Coloque-se no lugar do cliente

A capacidade de se colocar no lugar do outro se chama empatia. Essa qualidade é importante no negócio porque aproxima a empresa do público e faz com que ele a veja de uma ótica diferente. Isso facilita a análise da PUV para definir diferenciais alinhados com as necessidades da persona.

Além disso, a prática também ajuda a entender de que maneira a empresa otimiza a vida do cliente. Assim, adotar esse hábito na empresa contribui para a construção de experiências mais relevantes para seus consumidores.

Quais gatilhos mentais utilizar para construir a PUV?

Chegando até aqui, você já sabe o que considerar para criar a PUV. Portanto, agora é importante conhecer gatilhos mentais que auxiliam nessa construção. 

O conceito diz respeito a estímulos no cérebro humano que contribuem na tomada de decisão. Entre os principais estão:

  • similaridade: gere identificação com o público;
  • novidade: destaque a entrega de elementos novos e que podem surpreender;
  • transformação: reforce a mudança que o consumidor pode vivenciar.

Ao integrar os gatilhos de maneira eficiente, você pode atrair o interesse dos clientes para sua marca. Desse modo, pode ser mais fácil conseguir se destacar no seu mercado. 

Como você viu, criar a PUV pode potencializar os resultados do seu negócio e aumentar o destaque no mercado. Portanto, é interessante investir no desenvolvimento da proposta para fazer com que sua empresa se torne referência no seu meio e cresça cada vez mais.

O nosso post foi útil para o seu conhecimento? Aproveite a visita para continuar aprendendo e confira 11 dicas de como atrair clientes para o seu negócio!

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