A assessoria de imprensa e a assessoria de comunicação exercem trabalhos distintos. No entanto, muitos podem não saber a diferença, devido à semelhança dos nomes.

Por se tratar de dois serviços que podem ser essenciais em organizações, é importante distinguir as funções de cada uma para saber para qual delas recorrer. Então vale a pena conferir a leitura até o final!

Neste post você entenderá o que faz a assessoria de imprensa e a assessoria de comunicação! Vamos lá?

O que é assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa tem o papel de lidar com o processo de informações e mantém contato direto com repórteres e veículos de comunicação, como rádio e televisão. Normalmente, é formada por jornalistas, mas podem existir profissionais de outras áreas que atuem nesse escopo.

Além disso, ela costuma estar presente em eventos e projetos. É parte do seu trabalho realizar press releases, sugerir pautas que podem servir de notícia para a mídia, entre outras atividades.

O assessor também pode dar orientações importantes sobre como empresários e colaboradores devem se portar em relação à mídia e como devem agir em caso de crise de imagem da companhia, por exemplo.

O que faz uma assessoria de imprensa?

Você entendeu que o assessor de imprensa lida com informações e mantém contato com os veículos de informação, além de realizar outras funções.

Então veja abaixo um compilado de algumas das atribuições de uma assessoria de imprensa:

  • manter um bom relacionamento com as diversas mídias;
  • orientar a postura do seu assessorado;
  • elaborar releases;
  • verificar e destacar atividades da empresa ou do assessorado que podem despertar o interesse da mídia;
  • convocar entrevistas coletivas;
  • acompanhar o assessorado em atividades ou eventos que envolvam o contato com a imprensa.

Ou seja, esse trabalho tem relação com construir e fortalecer uma imagem da organização para a mídia, certo?

O que é uma assessoria de comunicação?

Diferente da primeira, a assessoria de comunicação tem um papel mais abrangente.

Pode ser  representada por profissionais de publicidade e propaganda, marketing, relações públicas e jornalismo. A equipe costuma ser mais heterogênea e robusta. Logo, entende-se que o trabalho também é mais complexo.

Essa assessoria precisa conhecer detalhadamente o produto ou serviço do cliente e deve realizar um pouco das funções da assessoria de imprensa. Ainda, os profissionais precisam saber quais os pontos positivos e negativos da organização.

Dessa forma, após pesquisar os dados e entender os resultados, devem apresentar soluções para questões que precisam ser melhoradas.

A assessoria de comunicação deve atuar como facilitadora do relacionamento entre a empresa e a mídia, divulgando os acontecimentos. Quando seu trabalho é bem feito, pode zelar pela imagem da instituição.

O que faz uma assessoria de comunicação?

Algumas funções de um assessor de comunicação são:

  • estar atento em relação às ações do setor de Recursos Humanos;
  • saber o que cada um dos departamentos da empresa faz;
  • manter contato com os veículos midiáticos em locais que mais trazem retorno para a companhia;
  • direcionar as informações corretas para os diversos públicos presentes na comunicação interna e externa;
  • elaborar propagandas e campanhas para veicular nas mídias.

Para diferenciá-las, lembre que a assessoria de imprensa faz um trabalho mais próximo do jornalismo. Por outro lado, a assessoria de comunicação se aproxima de um serviço de publicidade e propaganda.

Além disso, não é incomum encontrar assessorias de imprensa que realizam trabalhos de assessoria de comunicação. O contrário também pode ser possível.

Contudo, seja qual for o caso, é fundamental entender as diferenças entre ambos. Assim, ficará mais fácil escolher aquele que melhor atende às necessidades da sua empresa.

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