Quem é Silvio Santos: conheça a história do camelô que se tornou bilionário

É muito difícil alguém nesse país não saber quem é Silvio Santos. Dono de uma das emissoras mais assistidas da televisão aberta, ele se tornou uma figura muito adorada pelo público pela maneira como fala e pelos programas que apresenta. 

O que alguns podem não saber é que, mesmo dono de uma fortuna, Silvio Santos teve uma vida humilde antes de alcançar o sucesso. Graças às suas habilidades, conseguiu conquistar fama e riqueza. 

Quer entender como Silvio Santos se tornou rico e conseguiu se tornar uma imagem adorada pelo público? Então acompanhe a leitura e descubra!  

Quem é Silvio Santos?  

Silvio Santos, conhecido também como Senhor Abravanel, é um apresentador de televisão com mais de 60 anos de carreira. Além disso, é empresário e um dos homens mais ricos do Brasil, sendo a única celebridade na lista da Forbes. Seu patrimônio líquido foi estimado em US$1,3 bilhões em 2013.  

É conhecido principalmente por ser o fundador do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Ainda, é proprietário do Grupo Silvio Santos, composto por empresas como: TV Alphaville, Jequiti Cosméticos e Liderança Capitalização (administradora da Tele Sena).  

Como começou 

Silvio Santos tem uma história de vida considerada como exemplo de superação por alguns. Ele nasceu na capital do Rio de Janeiro, no bairro da Lapa, região central da cidade, em dezembro de 1930. 

É filho de dois imigrantes que se mudaram em 1924 para o Brasil. Seu pai, Alberto Abravanel, era grego sefardita da Tessalônica. Sua mãe, Rebecca Caro, era judia de Esmirna, região do antigo Império Otomano. 

Silvio começou sua vida profissional como camelô, nas ruas da capital carioca. Como tinha uma voz diferente e atraente, recebeu convite para ser locutor. Aceitou e ficou nessa função por pouco tempo, pois seu lucro era maior vendendo produtos nas ruas do que trabalhando na rádio.  

Depois de um certo tempo como vendedor, passou a fazer viagens para outras cidades com o fim de vender mais. Ele ia de Rio de Janeiro até Niterói anunciando os produtos disponíveis por alto-falante. 

Como era um bom vendedor e tinha boas habilidades de comunicação, conseguiu viver dessa forma por alguns anos, tendo bons lucros com suas vendas. 

Início da vida como apresentador de televisão e empreendedor 

Foi em 1958 que o antigo camelô começou a ter uma visão mais empreendedora, comprando o Baú da Felicidade, que pertencia ao radialista Manoel de Nóbrega. Nessa época, o cliente pagava mensalmente os carnês e recebia uma caixa com brindes em dezembro. Esse foi o começo do conglomerado Grupo Silvio Santos.  

Algum tempo depois, resolveu expandir o negócio relacionado aos carnês do Baú. Assim, criou lojas específicas para os clientes trocarem o valor pago por brinquedos ou eletrodomésticos.  

Teve sua estreia na televisão no início dos anos 1960, com o programa “Vamos Brincar de Forca”, da TV Paulista.  Enquanto apresentava o show, divulgava o Baú da Felicidade. 

O sucesso fez com que ele aumentasse ainda mais o catálogo de produtos ao consumidor do Baú. Bens maiores, como carros e casas, passaram a ser ofertados. Para conseguir atender todo o público, Silvio Santos teve que adquirir empreendimentos, como concessionárias e construtoras. 

Os carnês do Baú foram um sucesso e lhe rederam muito dinheiro. Para aplicar toda a quantia, foi criado o Baú Financeira, que seria o início do banco PanAmericano. Depois disso, abriu a Liderança Capitalização.  

Durante sua vida como apresentador de televisão, também apresentou atrações na Rede Globo por algum tempo, saindo por não ter conseguido se tornar acionista do grupo. Depois disso, apresentou programas na TV Tupi e na Record.  

Chegou a se apresentar simultaneamente em duas emissoras: na Tupi e na TV Studios (TVS). Em 1980, com a falência da TV Tupi, o Programa Silvio Santos foi transferido para a Record. Nesse tempo, ele chegou a ser dono de cerca de 50% desta emissora.  

Entretanto, Silvio desejava ter uma rede nacional de televisão própria para produzir sua programação e usar o canal para realizar suas promoções, vendas de produtos e sorteios.  

Criação do SBT 

Sendo assim, em 1981, através de um lobby com a primeira dama Dulce Figueiredo, Silvio Santos conseguiu a licença para operar o canal 4 de São Paulo, o qual se tornou a TVS da capital paulista. Como antes já trabalhava na TVS do Rio de Janeiro, utilizou essas duas para iniciar o que hoje é o SBT. 

Muitos se questionam como Silvio Santos comprou o SBT, mas na verdade a emissora não foi comprada, mas sim criada por ele a partir da TVS de São Paulo e da TVS do Rio de Janeiro, que eram apenas dois canais de televisão.  

A emissora se expandiu rapidamente por meio de afiliações e pela contratação de apresentadores que conseguiam (e conseguem) atrair o público, como Gugu Liberato e Celso Portioli.  O SBT é hoje é uma das maiores emissoras de TV no Brasil.  

Em 2006, foi criada a empresa de cosméticos Jequiti, marca muito presente na sua emissora. Um ano depois, o Grupo Silvio Santos lançou o hotel Sofitel Jequimar Guarujá, um empreendimento com apartamentos luxuosos.  

Curiosidade sobre Silvio Santos 

Der acordo com o site americano da Forbes, o Grupo Silvio Santos fatura anualmente cerca de U$2 bilhões, sendo o SBT o seu carro-chefe.  

Em 1989, ele chegou a ser pré-candidato a presidência da República na primeira eleição direta do Brasil desde a ditadura militar em 1964. Sua candidatura foi impedida. Mesmo assim, ele conseguiu ser um dos líderes nas pesquisas.  

Outra curiosidade é que o apresentador já cantou marchinhas carnavalescas. Chegou a gravar cerca de 135 músicas em 4 discos. Algumas delas foram reprisadas no SBT, como “A pipa do vovô não sobe mais”. 

Em 2011, ele perdeu o direito de utilizar o jingle “Silvio Santos vem aí” por causa de um processo judicial. Em última instância, foi obrigado a indenizar o criador da canção.  

empresário também tem sua história documentada no livro: Silvio Santos – a biografia, escrito por Marcia Batista e Anna Medeiros.  

A fantástica história de Silvio Santos demonstra como ele mudou de vida utilizando suas habilidades de comunicação e vendas. Ele levou anos para conseguir o que possui hoje, mostrando que é possível alcançar o sucesso, bastando ter paciência e foco no seu objetivo.  

Interessante a trajetória dele, não é mesmoEntão que tal continuar aprendendo sobre negócios e empreendedorismo com o nosso blog? 

Veja agora 7 comportamentos que todo empreendedor deve adotar para superar os tempos de crise! 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: