Carga tributária bem alta, crise da economia, grande competição no mercado. Estas são apenas algumas coisas que acontecem para que seja necessário aplicar a redução de custos em um negócio.

Dessa maneira, é importante introduzir algumas práticas para reduzir custos nas empresas, tornando-se um passo fundamental e eficaz para melhorar o faturamento da organização.

Porém, não é fácil reduzir custos, e isso vale para qualquer setor empresarial. Se você for o responsável por uma equipe, terá que se comunicar de forma clara, colocando “todas as cartas na mesa” e, principalmente, sendo sincero. Você precisa dizer por que a redução de custos é obrigatória e necessária naquele momento, tomando cuidado para que nenhum integrante da equipe se sinta lesado ou prejudicado de alguma forma.

Assim, para você conseguir reduzir os custos com eficiência e continuar sendo competitivo em seu mercado, sem deixar um clima tenso na empresa, acompanhe o artigo até o final. Você entenderá o que é redução de custos e aprenderá, na prática, a adotar ideias inovadoras para reduzir custos no seu negócio. Portanto, se você realmente deseja obter mais lucro, fique comigo!

O que é redução de custos?

A redução de custos é uma estratégia rápida, porém eficiente, para aumentar o lucro de qualquer empresa. Mão de obra, compra de materiais e custos com operações são algumas das áreas nas quais você poderá adotar um controle de gastos mais rígido.

Fazendo isso – da forma correta -, o seu negócio continuará de pé, ainda sendo competitivo no nicho em que atua e obtendo um lucro mais elevado.

Nesse contexto, a maioria das empresas iniciam o processo de corte de gastos em seu setor operacional. No próximo parágrafo, veja o que fazer para controlar os gastos com a operação.

Como reduzir custos operacionais de uma empresa?

Primeiramente, você precisa entender o que são custos operacionais. Estes gastos nada mais são que os salários de funcionários, contas de luz, água, internet etc., contabilidade e administração do negócio, fornecedores e matéria-prima.

Assim, se você deseja saber como reduzir custos operacionais de uma empresa, é importante se atentar, principalmente, às coisas mais simples e básicas, como reduzir o número de papéis impressos, utilizar copos de vidro, economizar na luz, gastar menos água etc.

Se toda equipe se unir e agir em prol de um único e maior objetivo, será muito difícil precisar diminuir os salários ou demitir algum funcionário.

Quando todos os setores da empresa estão unidos, tornando-se uma única e grande equipe, a redução de custos será leve, sem ninguém sair prejudicado.

Agora, veja mais algumas práticas para reduzir custos nas empresas.

Outras estratégias de redução de custos nas empresas

Para controlar os gastos e reduzir os custos empresariais, é necessário muita organização e planejamento.

Abaixo, veja mais algumas dicas bem práticas que irão lhe ajudar a reduzir os gastos na sua organização.

Aprimore os processos

Você já ouviu falar de automatização de processos? Tema muito badalado no meio dos negócios, hoje é peça fundamental para aumentar a produtividade, ter mais eficiência e, consequentemente, obter mais lucro.

Se você pensa que mais horas extras irão aumentar o faturamento, está enganado. Quanto mais você trabalha sem otimizar os processos e todas as atividades, menos será eficiente. Quantidade de horas trabalhadas, na maioria das vezes, é inversamente proporcional ao lucro de um negócio.

Você terá que pagar mais luz e água, pagar hora extra aos funcionários, entre outros custos operacionais. Portanto, o ideal é aprimorar os processos. Assim, menos funcionários poderão executar as mesmas atividades, mais rapidamente e com muito mais eficiência.

E como fazer isso? Deixando a tecnologia “jogar” no seu time. Sem medo de planilhas, sistemas e automatizações de processos, ok?!

Hoje em dia, existem softwares de contabilidade, gestão financeira, sistemas para automatização de marketing, planilhas para administração completa do negócio, entre outras tecnologias revolucionárias. Tudo isso otimiza os processos, diminui o tempo de trabalho, aumenta a produtividade e diminui a necessidade de aplicar a redução de custos na empresa.

Renegocie com todos os seus fornecedores

Essa dica, se colocada em prática, pode tirar a sua empresa do fundo do poço.

A maioria das empresas – e esse pode ser o seu caso – ficam com os mesmos fornecedores por muitos meses, e até anos. Mas será que os preços deste fornecedor ainda estão bons no mercado em questão?

Os serviços contratados por sua empresa e todas as compras de matéria-prima, por exemplo, estão sendo analisadas constantemente?

Todas estas questões precisam ser respondidas, obrigatoriamente. Pesquise o seu mercado, veja se o preço de certo produto ainda está valendo a pena. Se não, renegocie com este fornecedor, e tente chegar em um acordo que seja bom para o seu negócio.

Nestas horas, é importante ser muito profissional. Pois, se você observar que não está mais valendo a pena continuar com o mesmo fornecedor, o ideal é contratar outro.

Ah! E não ache que preços muito baixos irão lhe ajudar a diminuir os custos. Se você tiver um supermercado, por exemplo, e comprar uma peça de carne muito barata, isso pode lhe trazer alguns prejuízos. O alimento poderá ser de má procedência, prestes a estragar ou, então, demorar a chegar no seu estabelecimento. Este último pode atrapalhar demais o fluxo de caixa do supermercado.

Leve em conta a terceirização do pessoal

Processo super comum nos dias atuais, a terceirização pode ser uma ótima saída para a sua empresa economizar mais dinheiro.

Você poderá, por exemplo, terceirizar todo o seu setor de marketing digital. Existem diversas agências e empresas especializadas nisso. Consequentemente, você terá menos custos com funcionários, softwares para automação de marketing, anúncios nas redes sociais e não precisará de um espaço para fazer tais atividades.

Ademais, também poderá contratar uma empresa terceirizada para a limpeza do seu estabelecimento, reduzindo os custos com materiais e pessoal, por exemplo. Se a sua empresa possui uma grande infraestrutura, essa prática é super recomendada.

Como você pôde observar, existem algumas estratégias muito úteis para redução de custos nas empresas. Muitas delas são simples, não é mesmo?

Às vezes, uma boa conversa com a equipe já ajuda toda empresa. Este é o passo inicial de todo e qualquer processo de um negócio.

Ajude seus amigos e colegas empreendedores a reduzirem os custos de suas empresas do jeito certo. Para isso, é só compartilhar este artigo em suas redes sociais ou enviar diretamente pelo WhatsApp. Eles podem precisar deste artigo algum dia. Ou já estão precisando.