Retorno sobre o Investimento (ROI): você conhece este indicador?

Empreender não é uma tarefa simples. É preciso estar atento a diversos detalhes que interferem no sucesso do seu negócio. Afinal, ninguém deseja investir tempo e dinheiro em algo que oferece pouco retorno ou até mesmo prejuízo, certo?

Por isso, o ideal é que o empreendedor se oriente por meio de métricas que mostrem a saúde da empresa. Sem dúvida, a matemática tem muito a contribuir com sua gestão. E um dos indicadores mais úteis nesse sentido é o ROI.

Ele aponta o retorno sobre o investimento. Ou seja, mostra o quão vantajosas (ou desvantajosas) estão sendo as suas decisões. Saiba mais!

O que é o ROI?

ROI é uma sigla em inglês que representa o termo Return over Investment — retorno sobre o investimento, no nosso idioma. Basicamente, essa métrica é o resultado de um cálculo que mostra a relação entre o que foi investido no negócio e quanto de lucro ele conseguiu.

É claro que o resultado da equação também pode indicar prejuízo. Isto é, mostrar que a empresa acabou gastando mais do que arrecadou em determinado período ou com determinada ação. Logo, conhecer o ROI é fundamental para analisar suas escolhas.

O retorno sobre investimento pode ser calculado de maneira geral para a empresa, indicando se o empreendimento como um todo está oferecendo bons resultados. Além disso, ele pode ser utilizado para conhecer o retorno específico de alguma estratégia.

Por exemplo, é interessante calcular o ROI de determinadas ações de marketing para saber se a quantia investida nelas está sendo bem aplicada. Ele ajuda a avaliar se as campanhas estão sendo efetivas no aumento do número de clientes.

O mesmo vale para descobrir se outras práticas estão valendo a pena: a contratação de um serviço terceirizado, a compra de novos recursos, o treinamento de funcionários etc. Basicamente, qualquer investimento feito pode ser analisado por meio desse indicador.

Para que ele serve?

Agora você sabe o que é o retorno sobre o investimento e como pode ser utilizado por empresários. Mas será que ele é tão importante assim para a gestão de uma empresa? Sem dúvida! O ROI tem diversas utilidades fundamentais.

A principal delas é saber exatamente como está a saúde financeira do negócio. Sua empresa está dando lucro ou prejuízo? O retorno sobre o valor investido nela está satisfatório ou precisa ser revisto? Essas são algumas perguntas que ele ajuda a responder.

Acompanhar essa métrica também é útil para identificar as principais fontes de lucro da sua empresa. É possível perceber quais são os produtos ou serviços que oferecem maiores retornos. A partir disso, fica mais fácil tomar decisões estratégicas.

Na área do marketing, o ROI também é fundamental. Pense bem: você sabe dizer quais são as práticas mais eficazes da sua equipe de marketing e de vendas? Que ações têm oferecido maior retorno em relação ao lucro?

Aliado a outros indicadores importantes nesses setores, o ROI pode contribuir muito para que os recursos sejam geridos da melhor forma. Com isso, torna-se viável otimizar os processos — diminuindo os investimentos e aumentando o retorno.

Como calcular o retorno sobre o investimento?

É necessário aprender a calcular o ROI para utilizar esse indicador no dia a dia da gestão. O cálculo costuma ser bem simples. Basta considerar suas receitas e custos, de acordo com a fórmula a seguir:

Nessa equação, a receita é o dinheiro arrecadado pela empresa ou pela ação específica que está sendo avaliada — por exemplo, uma estratégia de marketing. O custo é tudo que foi investido para que isso acontecesse.

Se o empreendimento estiver sendo analisado como um todo, será necessário considerar todos os custos, como contas fixas do escritório, salários dos funcionários etc. Já quando o cálculo foca em apenas um setor ou ação, você deve considerar somente o custo específico.

O resultado do ROI é medido em porcentagem. Desse modo, é possível realizar comparações rápidas entre os retornos de épocas diversas ou de setores diferentes. Essa é uma ótima maneira de identificar problemas e oportunidades.

Por que o empreendedor deve conhecer o ROI?

Um empreendedor é alguém que realiza investimentos constantemente. Logo, ele está em busca de retornos para esses investimentos. E não há como saber se está no caminho certo sem fazer uma boa análise de indicadores. Veja o que o ROI proporciona para sua empresa!

Facilita a tomada de decisões

A análise do retorno sobre o investimento permite avaliar se as decisões tomadas no negócio estão sendo efetivas ou não. Então, conhecer o ROI e observá-lo com atenção lhe mostra quais foram as melhores (e piores) escolhas.

Perceber o que deu certo e o que precisa melhorar são elementos indispensáveis para aperfeiçoar a gestão, não é mesmo? Muitas ações que a olho nu parecem ótimas estratégias podem se mostrar problemáticas quando são avaliadas matematicamente.

Promove economia

A diminuição dos custos de um negócio é um dos principais objetivos de todo empreendedor. Mas é claro que o intuito não é simplesmente deixar de investir na empresa. Na realidade, o que se quer é investir de modo mais efetivo.

Ou seja, fazer com que todo o dinheiro gasto garanta ótimos retornos. Como fazer isso? Com avaliação do ROI. Essa técnica promove economia ao lhe mostrar quais ações não estão obtendo retorno e, por isso, devem ser cortadas ou reformuladas.

Ao mesmo tempo, ele indica quais estratégias estão trazendo bons lucros. Então, você pode intensificar seus investimentos no que realmente se mostra eficiente. Focando no que importa, os custos são reduzidos e os lucros aumentam.

Permite mudar de direção

Nem toda ideia de um empreendedor é vantajosa. Os erros acontecem — e, inclusive, podem ser extremamente positivos. Em muitos casos, são as falhas que permitem uma alavancagem da empresa, depois que o gestor aprende o que não fazer em determinados casos.

Essa é outra vantagem da análise do ROI: identificar prejuízos e erros, permitindo que você mude de direção. Perceber que determinada prática não obteve o resultado esperado é algo frustrante, mas ter a oportunidade de interrompê-la a tempo faz toda a diferença no seu sucesso.

Percebe como o retorno sobre o investimento é uma informação básica para o gerenciamento de qualquer empresa? Insira esse cálculo na sua rotina e veja como ele pode orientar melhor os processos realizados em um empreendimento. Mas lembre-se: os dados levantados pelo ROI precisam ser considerados também junto de outros indicadores relevantes.

Este conteúdo foi útil para sua atividade empreendedora? Aproveite para saber como investir no marketing digital e impulsionar ainda mais os seus resultados!

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