Teste de temperamento: qual a importância para sua empresa?

Realizar o teste de temperamento pode ser muito útil, tanto para o setor de Recursos Humanos de uma empresa quanto para o próprio empreendedor. No primeiro caso, ele facilita as contratações. Afinal, permite saber se o colaborador está alinhado à empresa.

Já no segundo caso, permite a autorregulação do desempenho do empreendedor. Contudo, antes de entender mais sobre a utilidade prática do teste para um negócio, é preciso saber do que ele se trata.

Neste artigo, serão abordados os principais pontos relacionados ao assunto. Sendo assim, não deixe de continuar a leitura para entender mais sobre o teste de temperamento!

O que é o teste de temperamento?

O conceito de teste de temperamento vem da psicologia. Segundo os conhecimentos da área, ele diz respeito à combinação de alguns aspectos biológicos que regulam o comportamento humano em determinadas situações.

Em resumo, ele se assemelha a um teste de personalidade. Contudo, é comumente usado no âmbito profissional. É uma ferramenta amplamente aplicada pelos membros do setor de RH, por gestores e por funcionários que desejam usar o autoconhecimento ao seu favor.

Para que ele serve?

Depois de saber o que é teste de temperamento, é importante compreender qual a sua utilidade. Em poucas palavras, ele ajuda a entender e modular as reações de determinados indivíduos em algumas situações.

Imagine que você fez o teste e descobriu que um dos traços de seu temperamento tende a ser explosivo em momentos de pressão. Ao ter consciência sobre a tendência, é possível evitar os rompantes em situações desafiadoras.

Desse modo, você pode otimizar o seu desempenho no trabalho. Ao usar ferramentas de autocontrole, torna-se viável se acalmar e ser capaz de pensar com maior frieza em uma solução melhor.

Ou seja, nessa situação, o resultado do teste será relevante para que você mesmo se compreenda e se regule. Porém, ele também pode ser útil para o recrutador — em especial antes da contratação.

Para o RH, é possível dizer que a maior utilidade do teste de temperamento é a capacidade de avaliar se determinada pessoa se enquadra no negócio. Em segundo lugar, há a ajuda para aproveitar o melhor de cada um dos tipos de temperamentos.

Quais os principais tipos de temperamento em uma empresa?

Você provavelmente já sabe que existem diferentes personalidades — sendo algumas mais calmas, outras mais explosivas, por exemplo. Também é possível dizer que há temperamentos distintos no trabalho.

Os tipos principais incluem:

  • fleumáticos: são os mais equilibrados e calmos. Nesse grupo estão incluídos os colaboradores introvertidos, mais lentos, sérios e racionais;
  • sanguíneos: são comunicativos, alegres, otimistas e instáveis. Conforme o nome indica, costumam colocar as emoções à frente da razão;
  • melancólicos: composto por indivíduos perfeccionistas, focados, sensíveis, pouco expressivos e propensos ao sofrimento;
  • coléricos: aqueles que são ativos, rápidos, práticos e explosivos.

É possível encontrar testes que focam em identificar um dos tipos de temperamentos ou os que combinam as opções. Sendo assim, no segundo caso, é possível descobrir que um funcionário é sanguíneo-melancólico, enquanto outro é fleumático-sanguíneo, por exemplo.

Quanto mais completo for o resultado do teste, maiores serão as chances de que ele ajude a compreender o colaborador. Contudo, é claro, o recrutador precisa ter sensibilidade para saber que o teste ou o tipo de temperamento não diz tudo sobre uma pessoa.

Quais as vantagens de realizar o teste de temperamento?

Você tem curiosidade para saber quais são os maiores benefícios que o teste pode trazer para um negócio? Saiba mais!

Otimização no recrutamento

A abertura de uma nova vaga na empresa pode atrair dezenas de candidatos interessados — em especial nos momentos de crise. Isso não facilita o trabalho dos recrutadores, que acabam lidando com vários potenciais funcionários.

Com os conhecimentos trazidos pelo teste, os recrutadores podem encontrar com maior facilidade os candidatos mais adequados para um determinado cargo ou setor. Isso pode facilitar a seleção inicial nas dinâmicas ou entrevistas.

Delegação de tarefas

Nem sempre é fácil montar equipes e designá-las às atividades da companhia, não é mesmo? Mas essa é uma tarefa importante. Afinal, ao escolher os colaboradores certos para uma determinada função, as chances de que eles tragam bons resultados aumentam.

Dessa maneira, o teste de temperamento também pode ser muito útil para nortear a tomada de decisão sobre os funcionários que já estão na empresa. Ao saber mais sobre as tendências de cada um, é possível delegar tarefas com maiores perspectivas de sucesso.

Identificação de líderes

Identificar líderes é um elemento positivo tanto para o dia a dia da organização quanto para o recrutamento. A prática permite que os potenciais líderes sejam identificados com maior facilidade.

O teste de temperamento pode ser mais uma ferramenta na avaliação das habilidades de liderança. Em especial, as competências emocionais. Assim, otimiza-se o encontro dos colaboradores indicados para cargos de gerência ou supervisão.

Melhoria na comunicação

De maneira geral, conhecer as tendências comportamentais dos colegas de trabalho — bem com suas próprias — aprimora a fluidez da comunicação na empresa. Desse modo, pode ser interessante usar essa ferramenta como aliada.

Devo considerar o teste na minha empresa?

Depois de saber tudo sobre o teste de temperamento, você pode estar se perguntando se é realmente imprescindível realizá-lo em seu negócio. Nesse momento, é uma boa ideia pensar sobre a análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Ela pode ajudar a maximizar os resultados de uma empresa. Isso porque permite que você conheça mais sobre a situação que cerca o empreendimento — como concorrentes, diferenciais, possíveis problemas, entre outros fatores.

Semelhante à análise SWOT, você pode pensar no teste de temperamento como um simplificador. Ele ampara tarefas do dia a dia, como a delegação de tarefas, o recrutamento, o engajamento e a boa convivência de funcionários.

Além disso, o empreendedor pode realizá-lo pensando no autoconhecimento. Então conseguirá enxergar seu temperamento e tomar medidas para melhorar sua atuação profissional e de gestão à frente da empresa.

Com esses pontos em mente, você já conhece as vantagens e diferenciais apresentadas pelo teste de temperamento. Vale a pena conhecer o recurso e realizar o teste no seu negócio. Com utilização adequada, é possível colher bons frutos.

E se você se considera introvertido ou precisa lidar com um empreendedor que tem esse traço de personalidade, não deixe de conferir 5 dicas capazes de ajudar!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: