WhatsApp Business: o que é, como funciona e como utilizar no seu negócio?

Otimizar a comunicação com o cliente é um dos passos mais importantes para oferecer um atendimento de qualidade. É nesse contexto que os aplicativos de mensagens instantâneas se destacam. Por isso, vale saber o que é WhatsApp Business e como ele funciona.

Afinal, a versão empresarial dessa ferramenta conta com recursos indisponíveis no aplicativo original. Assim, ela pode ajudar sua empresa a se conectar com os clientes de forma imediata e personalizada.

Se você ainda não utiliza ou não sabe como aproveitar as suas funcionalidades, então precisa conferir este post. Continue a leitura e entenda o que é, como funciona e como utilizar o WhatsApp Business a favor do seu negócio!

O que é e como funciona o WhatsApp Business?

Para começar, é válido conhecer o conceito e o funcionamento da ferramenta. O WhatsApp foi desenvolvido em 2009 por Brian Acton e Jan Koum. A ideia era criar um serviço de mensagem alternativo ao SMS (short message service).

Devido às suas características, a ferramenta tornou-se uma das plataformas de comunicação mais populares no mundo. Em 2014, o WhatsApp foi comprado pelo Facebook — atualmente conhecido como Meta — para melhorar a experiência móvel dos seus clientes

Após a aquisição, a empresa vem investindo em melhorias para tornar o uso do aplicativo mais seguro e para facilitar a rotina de seus usuários. É o caso da inserção de criptografia de ponta a ponta nas conversas e da possibilidade de compartilhamento de diferentes tipos de arquivos pelo app, por exemplo.

No ano de 2018, o Facebook lançou uma versão exclusiva para as empresas, visando expandir a sua atuação no mercado de comunicação. Assim, surgiu o WhatsApp Business. Ele possui funcionalidades extras que permitem melhorar o contato das companhias com seus clientes e potenciais clientes.

Qual a diferença do WhatsApp normal para o business?

Após saber o que é e como funciona o WhatsApp Business, é preciso conhecer a diferença entre o aplicativo normal e a versão empresarial. Para tanto, veja os recursos que podem ser encontrados exclusivamente no app para empresas:

  • uso de links curtos;
  • possibilidade de criação de perfil comercial;
  • envio de mensagens de mídia;
  • acesso a estatísticas de negócios;
  • uso de etiquetas para conversas;
  • automatização de mensagens;
  • notificação de conta comercial;
  • mensagem comercial interativa;
  • disponibilização de catálogo de produtos ou serviços.

Por que utilizar o WhatsApp Business?

Agora que você conhece os principais recursos do WhatsApp Business, vale saber quais são os benefícios associados ao uso da ferramenta. Desse modo, será possível entender por que pode ser interessante utilizar o aplicativo na sua empresa.

Uma das vantagens de contar com o WhatsApp Business é a facilidade para disponibilizar informações importantes sobre o negócio. Na versão comercial, há como inserir dados sobre a sua empresa no perfil — como endereço, horário de funcionamento, e-mail para contato e link para as redes sociais, por exemplo.

Além disso, o modelo empresarial permite automatizar mensagens de saudação e ausência. Dessa forma, é possível evitar que o cliente espere por um longo período para o início do atendimento, melhorando a sua experiência.

Outro recurso que merece destaque é a automatização de respostas para as perguntas frequentes. Isso torna o atendimento mais ágil e permite que os atendentes tenham mais tempo para encontrar soluções para as questões mais complexas.

O WhatsApp Business também gera automaticamente relatórios com dados sobre recebimento e leitura de mensagens, por exemplo. Assim, em conjunto com outras métricas, o gestor pode analisar quais campanhas de marketing digital realizadas pelo app despertaram o interesse dos clientes e potenciais interessados.

Como você viu, a ferramenta também permite exibir catálogos de produtos ou serviços. Com isso, fica muito mais prático compartilhar com os seus contatos as soluções oferecidas pela empresa. Ou seja, o aplicativo também ajuda a promover o negócio — o que permite ampliar as chances de realizar novas vendas.

Outra razão para ter um WhatsApp Business é o fato de que a versão empresarial conta com um recurso que ajuda a organizar as conversas. Com ele, você poderá marcar visualmente as mensagens conforme uma classificação própria. Assim, é possível encontrar facilmente os diálogos estabelecidos ao longo do tempo.

Como adotar o WhatsApp Business no seu negócio?

Depois de entender a importância de ter um WhatsApp Business, é comum que as empresas demonstrem interesse na ferramenta. Esse é o seu caso? Então saiba como utilizá-la a favor do seu negócio.

Acompanhe!

Baixe o WhatsApp Business

O primeiro passo para começar a utilizar o WhatsApp Business é fazer o download do programa por meio da sua loja de aplicativos. Em seguida, você pode utilizar o número do telefone da empresa para realizar o cadastro no app.

Configure o perfil da sua empresa

Após concluir o cadastro, é hora de preencher as informações sobre a sua empresa. Para tanto, informe o nome do seu negócio, a categoria e adicione a logomarca do empreendimento. Além disso, você também consegue inserir a descrição da sua companhia, endereço comercial e e-mail de contato.

Comece a personalizar a sua comunicação

O próximo passo é personalizar a sua comunicação. Na área de configuração, é possível cadastrar os seus produtos e serviços mais relevantes, inserir mensagens de saudação e ausência. Além disso, você pode criar etiquetas para organizar as conversas e muito mais.

Prepare a sua estratégia de divulgação

Além de ser utilizada como uma ferramenta de comunicação para atendimento e suporte ao cliente, o WhatsApp Business pode ser usado como canal de divulgação da sua marca. Para criar as melhores estratégias de marketing, não deixe de planejar as ações que serão realizadas no app, de acordo com as necessidades da companhia.

Crie promoções personalizadas

Como você viu, é possível criar campanhas e compartilhá-las com a sua lista de contatos via lista de transmissões, por exemplo. Você também pode montar catálogos com promoções exclusivas e enviá-las de forma segmentada para os seus clientes.

Para isso, é importante conhecer seu público-alvo para criar conteúdos personalizados, de acordo com o seu nicho de atuação.

Agora você sabe o que é WhatsApp Business, como funciona o aplicativo e qual a sua importância para as empresas. Então, não deixe de seguir as dicas acima para começar a utilizá-lo no seu negócio e aproveite os benefícios associados a ele!

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