O que é algoritmo e qual sua relação com uma estratégia digital de sucesso?

Quando bem utilizado, o marketing digital tende a trazer bons resultados para empresas de todos os tamanhos. Afinal, gerar autoridade e manter o engajamento junto aos consumidores é imprescindível para fortalecer a sua marca. Mas, para o sucesso da estratégia, é importante entender como cada meio de divulgação funciona.

Nesse sentido, quem busca manter sua presença digital precisa saber o que é algoritmo e como ele se comporta. Isso porque esse termo, que aparece cada vez mais quando se fala em atrair e engajar o público, possui uma relação direta entre o algoritmo e uma estratégia digital de sucesso.

Quer saber mais sobre o tema? Continue a leitura e entenda como o algoritmo se relaciona com o êxito do marketing digital de qualquer negócio.

Vamos lá?

O que é algoritmo?

Antes de entender a relação entre algoritmo e uma estratégia de marketing digital de sucesso, é importante ter em mente o significado do termo. Na matemática, o algoritmo envolve um conjunto de operações, instruções ou raciocínios cujo objetivo é resolver um problema em um número finito de etapas.

Já no âmbito da tecnologia da informação, o conceito foi ressignificado, embora ainda continue muito semelhante. Nesse contexto, os algoritmos podem ser definidos como uma série de ações automatizadas que recebem valores de entrada (input) e produzem valores de saída (output).

Inclusive, os algoritmos são a base de uma tecnologia denominada aprendizado de máquina. Nesse caso, eles se reescrevem enquanto trabalham.

Para melhor compreensão, considere o exemplo de um aplicativo de música que recomenda canções baseadas nos hábitos de audição de um usuário. Desse modo, quanto mais o indivíduo ouve um estilo musical, mais o programa sugere faixas e artistas com sonoridades semelhantes.

Nesse sentido, cada site, aplicativo, rede social ou mecanismo de busca utiliza o seu próprio algoritmo. Por isso, é preciso saber como funcionam os códigos inerentes ao marketing digital, a fim de entender como eles contribuirão para essa estratégia.

Para que serve e como o algoritmo funciona?

Agora que você já sabe o que são os algoritmos, é preciso entender para que servem e como funcionam na internet. Na prática, eles são responsáveis por escolher os conteúdos com maior probabilidade de serem relevantes para o usuário naquele momento.

Os algoritmos dos mecanismos de busca, por exemplo, indicam as páginas que melhor respondem às pesquisas de seus usuários. Além disso, eles ordenam os resultados conforme a relevância do conteúdo para aquela pergunta.

Assim, os sites que apresentam conteúdos mais alinhados com a busca aparecem nas primeiras posições. E a cada pesquisa, os algoritmos aprendem novas informações que serão utilizadas nas próximas consultas.

Outro exemplo que vale a pena conhecer são os algoritmos das redes sociais. Eles funcionam da mesma maneira, mas com regras diferentes. No Instagram e no Facebook, por exemplo, o objetivo é fazer com que o usuário passe o maior tempo observando as telas.

Desse modo, os algoritmos dessas redes determinam sequência de postagens com maior probabilidade de prender a atenção do indivíduo.

Quais são os principais tipos de algoritmo dos dias atuais?

Como você viu, cada site ou aplicativo apresenta seus próprios algoritmos, que funcionam de acordo com as necessidades da ferramenta à qual estão ligados. Você também conheceu alguns exemplos práticos, mas é interessante entender essa questão mais a fundo.

A seguir, saiba como funcionam os principais algoritmos da internet!

Google

O Google é um dos mecanismos de busca mais conhecidos pelos internautas. O seu objetivo é oferecer a melhor experiência aos usuários para que, assim, a ferramenta seja prioridade para quem deseja realizar uma pesquisa na internet.

Para isso, ele define uma série de critérios para posicionar os conteúdos na sua página de resultados. Essas regras servem de base para as técnicas de otimização de busca, chamada SEO.

Entre as principais normas do Google utiliza para ranquear as páginas nas primeiras posições, estão:

  • uso correto das palavras-chave ao longo do texto;
  • inserção de links internos com conteúdos capazes de reter o usuário no site;
  • página veloz e responsiva;
  • quantidade de links externos que direcionam para a sua página;
  • conteúdo escaneável, de qualidade e que responda o tema proposto.

Instagram

O algoritmo Instagram apresenta uma série de normas para entregar o conteúdo de seus usuários para os demais. Essas regras mudam constantemente e, por isso, quem utiliza essa rede social para o marketing deve ficar bem informado sobre o assunto.

Em junho de 2022, a rede social priorizava:

  • alto número de conteúdos em formato de vídeo, principalmente Reels;
  • engajamento das postagens e stories, especialmente nos primeiros minutos no ar;
  • utilização das ferramentas do Instagram;
  • inserção de figurinhas temáticas.

Como o algoritmo se relaciona com uma boa estratégia digital?

Após conhecer os algoritmos e seus exemplos no dia a dia, é o momento de descobrir a relação deles com o marketing digital de sucesso. Como você aprendeu, os mecanismos de busca e as redes sociais utilizam esses códigos para entregar os conteúdos aos seus usuários.

Se o objetivo do marketing de conteúdo é atrair clientes para a sua marca por meio da autoridade e do engajamento, é imprescindível trabalhar a favor dos algoritmos. Assim, é possível se destacar da concorrência e obter bons resultados, seja no blog, site ou redes sociais.

Por esse motivo, ao criar uma estratégia de marketing, é necessário conhecer os algoritmos de cada meio utilizado. Se a sua empresa tem ou pretende criar um blog, por exemplo, é importante que o conteúdo produzido seja de qualidade e alinhado com as técnicas de SEO.

Caso contrário, se você não considera os algoritmos ao elaborar os conteúdos, a sua estratégia de marketing pode não gerar os resultados esperados. Afinal, dificilmente o seu site ou blog aparecerá para o seu público-alvo de forma orgânica, nesse caso.

Agora você sabe o que é algoritmo e como ele se relaciona com o marketing digital. Assim, não deixe de considerar esse fator na hora de elaborar a estratégia de divulgação da sua marca, principalmente na produção de conteúdo educacional!

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