Comunicação empresarial: o que é e qual sua importância para corporações?

Saber o que é comunicação empresarial é muito relevante no ambiente corporativo. Afinal, essa área, apesar de muitas vezes ser subestimada, se tornou um pilar relevante para qualquer organização que deseja ter um crescimento sustentável.

Com a rápida evolução da tecnologia, as estratégias de comunicação corporativa precisam ser dinâmicas e adaptáveis. Assim, a eficiência de uma empresa não depende apenas de metas atingidas, já que ela também está ligada à qualidade das interações.

Se você tem interesse pelo tema, este artigo o ajudará a descobrir o que é comunicação empresarial e a sua verdadeira relevância para as companhias.

Confira!

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é um ramo voltado para estabelecer e disseminar informações da organização para diversos grupos de interesse. É o caso dos funcionários, gestores e partes externas, como clientes e fornecedores, por exemplo.

Essa área envolve questões como a definição dos processos de comunicação e a identidade da marca. O seu objetivo é elevar a reputação da companhia e ampliar sua competitividade no cenário comercial.

Como a comunicação corporativa se divide?

Agora que você já sabe o que é comunicação empresarial, chegou o momento de conhecer as suas divisões. Veja mais detalhes!

Comunicação descendente

Na comunicação descendente, comum em anúncios de políticas e instruções de trabalho, a informação flui dos níveis hierárquicos superiores para os inferiores. O uso de memorandos e reuniões formais são exemplos práticos.

Comunicação ascendente

O oposto do modelo descendente, a comunicação ascendente ocorre quando subordinados enviam mensagens aos superiores. Feedbacks e relatórios são comuns nessa categoria e são essenciais para entender as preocupações da equipe.

Comunicação horizontal

A comunicação horizontal ocorre entre membros da mesma hierarquia. Reuniões de equipe e e-mails são canais frequentemente usados para esse tipo de comunicação.

Comunicação transversal

A comunicação transversal é feita para todas as partes de uma organização simultaneamente. O seu objetivo é informar diversos funcionários ao mesmo tempo. Em geral, ela pode ser observada em projetos interdepartamentais.

Comunicação circular

No modelo circular, a informação alcança todos os níveis e departamentos da empresa, tanto por canais formais quanto informais. Ela promove um ambiente mais colaborativo e representa uma comunicação sem hierarquia.

A comunicação circular costuma ser adotada em companhias menores, em que todos os funcionários se conhecem e conversam entre si.

Quais são os benefícios da comunicação empresarial?

Depois de saber quais são as suas divisões, vale notar que a comunicação empresarial conta com benefícios para as organizações. Entre os pontos positivos, há os seguintes destaques: 

  • reforço da cultura organizacional: a comunicação clara e aberta fortalece a cultura da empresa, criando um ambiente de confiança e transparência entre todos;
  • tomada de decisão acelerada: a troca rápida e precisa de informações facilita a tomada de decisões, o que é fundamental em ambientes de negócios dinâmicos e competitivos;
  • redução de conflitos: a clareza na comunicação minimiza mal-entendidos e, consequentemente, melhora as relações de trabalho;
  • satisfação do cliente: uma boa comunicação também afeta a experiência do cliente. Entender e atender às suas necessidades é capaz de construir relacionamentos duradouros.

Como construir uma estratégia de comunicação corporativa?

Para ser possível usufruir das vantagens da comunicação empresarial em sua companhia, algumas dicas ajudam a implementá-la. Veja quais são elas!

Faça uma análise da situação

O primeiro passo é avaliar a situação atual da empresa para identificar lacunas, problemas e oportunidades no contexto existente. Comece fazendo um diagnóstico para identificar pontos fortes e fracos. 

Para isso, fale com funcionários, líderes e até clientes para obter insights. Em seguida, compile as informações coletadas em um relatório para elas servirem como base para desenvolver a nova estratégia de comunicação.

Defina os objetivos

O próximo passo deve ser estabelecer metas claras, mensuráveis e alinhadas com os objetivos gerais do negócio. Dessa maneira, todos os esforços podem ser direcionados de forma coerente.

A ambiguidade pode levar a esforços dispersos. Além disso, considere os recursos disponíveis, pois metas inalcançáveis podem desmotivar a equipe.

Identifique o público-alvo

Após definir os objetivos, é preciso identificar os grupos internos e externos que serão alvos da comunicação. Compreender as suas necessidades e expectativas é fundamental para o sucesso da estratégia.

Elabore um perfil para cada grupo-alvo que inclua demografia, preferências e canais de comunicação mais eficazes para eles, por exemplo. Ao conhecer o que cada público deseja e espera, torna-se possível personalizar as mensagens para atender às suas necessidades específicas.

Faça uma seleção de canais e conteúdos

Em seguida, é necessário escolher os canais de comunicação mais eficazes. Há como variar, por exemplo, entre e-mails, reuniões, redes sociais ou intranet corporativa.

Além disso, opte por formatos apropriados para seu público-alvo, como texto, vídeo, apresentações ou infográficos, dependendo das preferências identificadas. Lembre-se que o conteúdo deve ser útil e relevante, pois mensagens sem significado podem desengajar e até desmotivar.

Defina a linguagem

Adote um tom e uma linguagem que se alinhem com a cultura da empresa a fim de fortalecer a identidade da organização. No geral, é indicado evitar jargões ou linguagem complexa que possam confundir o público.

Monitore o seu desempenho

Após a implementação da estratégia de comunicação, acompanhe o desempenho dela. Para tanto, é possível usar métricas como engajamento, satisfação dos funcionários, taxas de abertura de e-mails ou participação em reuniões. 

Costuma ser uma boa ideia ter um canal aberto para opiniões e sugestões, pois a visão do público-alvo pode oferecer insights valiosos sobre eventuais melhorias. Também pode ser relevante usar ferramentas analíticas para coletar e interpretar dados.

Faça ajustes e melhorias

Por fim, com base nos dados coletados e no monitoramento, faça os ajustes necessários. Revise e atualize a estratégia sempre que for necessário para manter sua eficácia. Ainda, lembre-se de que a comunicação deve ser dinâmica e se adaptar às mudanças de necessidades e preferências.

Agora que você já sabe o que é comunicação empresarial, fica fácil notar que aplicá-la de forma eficaz pode fazer a diferença em sua organização. Afinal, esse componente estratégico não só fortalece a identidade da marca, como também pode criar vantagens competitivas.

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