O que é CRM e por que sua empresa deve ter um?

Para que um empreendimento cresça e tenha sucesso, é preciso dar atenção a diversos aspectos. Entre eles, o relacionamento com o cliente é uma questão central. Por isso, entender o que é CRM pode fazer toda a diferença no desenvolvimento do negócio, independente do setor de atuação.

Essa é uma ferramenta fundamental para avaliar as necessidades de seu público. Assim, ela permite que sua relação com ele se torne cada vez mais próxima e objetiva. 

Por isso, neste artigo, você entenderá o que é CRM, para que serve essa tecnologia e por que utilizá-la em sua empresa. Acompanhe!

O que é CRM?

A sigla CRM significa customer relationship management e faz referência a um conjunto de estratégias de negócios, práticas e tecnologias com foco no relacionamento com os clientes.

Toda empresa precisa conhecer bem os hábitos e desejos dos seus clientes. Essas informações são essenciais para que você possa tratá-los de forma personalizada, apresentando produtos e serviços que combinam com os interesses deles.

Assim, as soluções oferecidas pela empresa precisam atender às necessidades de seu público, resolvendo os problemas que ele possui. Diante disso, o CRM se torna uma ferramenta estratégica de grande utilidade. 

A partir dele, é possível gerar um atendimento pessoal diferenciado, além de otimizar o trabalho dos colaboradores. Afinal, ao colocar o cliente e suas necessidades no centro dos processos, essa tecnologia permite entender como se posicionar de maneira mais adequada no mercado. 

E, uma vez que você identifica as características de sua clientela com mais clareza, se torna possível estruturar estratégias eficientes e que promovam destaque do seu negócio entre os concorrentes. Como consequência, são maiores as chances de crescimento da empresa ao longo do tempo.

Como um sistema CRM funciona?

O sistema CRM permite o registro de cada contato realizado com clientes e potenciais interessados em seus produtos e serviços. Essas informações ficam armazenadas em um local seguro e de maneira organizada. 

Como elas são registradas em um único banco de dados, você consegue gerar relatórios, lembretes e gerenciar cada etapa do atendimento aos clientes de forma simples e eficaz.

Vale notar que a ferramenta também permite que sejam registradas todas as fases do processo comercial, desde o orçamento até o fechamento da venda. Dessa maneira, as necessidades do cliente e a progressão dos negócios pode ser acompanhada passo a passo.

A partir de um sistema CRM, muitos dados relevantes para a empresa podem ser percebidos facilmente, como a taxa de conversão. Acompanhando de maneira apurada o relacionamento com o cliente, portanto, você tem melhores condições de organizar métodos para aprimorar sua abordagem e seus resultados.

Quais as vantagens do CRM para empresas?

Depois de entender o conceito e funcionamento do CRM, vale a pena conferir algumas das principais vantagens dessa ferramenta para empresas. 

Acompanhe as informações a seguir!

Monitoramento e gerenciamento de produtividade

Uma das principais vantagens do CRM é que ele permite analisar a performance de seus colaboradores a partir de uma série de dados. Para isso, você pode considerar o número de ligações feitas em um dia e quantas foram úteis para satisfazer a necessidade dos clientes, por exemplo.

Também é possível verificar o número de e-mails enviados e quais resultados foram obtidos a partir das soluções. Essas informações ajudam a equipe a tomar decisões mais acertadas em relação às abordagens de atendimento —promovendo melhorias estratégicas no processo.

Otimização do trabalho

O acesso facilitado aos dados dos clientes permite que seu time consiga as informações necessárias com maior tranquilidade. Essa situação otimiza os processos do setor, evitando duplicidade de informação, com e-mails, endereços e números de contato sempre atualizados.

Dessa forma, o sistema de gestão ajuda os colaboradores a entrar em contato com os clientes para, por exemplo, fazer cobranças. Isso permite aumentar a taxa de contato com a pessoa certa — e de maneira adequada —, evitando desperdícios.

Objetividade e rapidez na resolução de problemas

O CRM também pode ajudar a resolver problemas que possam surgir na empresa. Caso ocorra alguma dificuldade relacionada aos recebíveis, por exemplo, a ferramenta pode servir como um banco de resolução de inadimplência.

Assim, se a questão acontecer novamente, não será necessário repensar todo o processo. Basta consultar o sistema para resolver o problema de forma simples, rápida e objetiva.

Treinamento facilitado

Outra vantagem do CRM é reduzir o tempo de adaptação de um novo colaborador. Como ele terá acesso ao histórico do cliente antes de entrar em contato, será possível solucionar as necessidades de maneira eficiente, respondendo à demanda diretamente.

Aprimoramento da campanha de marketing

Ao compreender com precisão as necessidades de seus clientes, bem como a forma como se relacionar com eles, será possível aprimorar as campanhas de marketing da sua empresa.

Afinal, sabendo quem é seu público e como ele se comporta, ficará mais fácil identificar quais estratégias de comunicação são mais efetivas. Além de aumentar as chances de conversão, o capital direcionado às campanhas de marketing também será melhor aproveitado — o que pode resultar em maior percentual assertividade da estratégia.

Por que minha empresa deve considerar essa ferramenta?

Como você percebeu, um sistema CRM apresenta diversos benefícios, otimizando processos e facilitando o crescimento de sua empresa. Com características únicas, esse sistema centraliza informações e permite que sua interação com a clientela seja mais eficiente.

Nesse sentido, contar com o CRM na sua empresa pode potencializar os resultados do time comercial e de marketing. Em termos práticos, as necessidades do público serão percebidas com antecedência, fazendo com que seja possível antecipar as ações a serem tomadas.

Além disso, com um contato mais próximo de seus clientes, as chances de aumentar suas vendas e fidelizar mais pessoas crescem significativamente. Afinal, a partir de um banco de dados robusto e atualizado, será mais fácil lidar com o público e satisfazer suas expectativas.

Você entendeu o que é CRM? Essa é uma ferramenta voltada ao relacionamento com os clientes, que permite à sua empresa compreendê-los com profundidade. Então considere adotá-la para ampliar a otimização da sua equipe, se aproximar do seu público e fazer seu negócio crescer!

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