O que é e-commerce e como ter uma loja virtual de sucesso?

Independentemente se você já tem um negócio físico ou pretende empreender, é importante saber o que é e como funciona um e-commerce. Afinal, a modalidade de compras online é cada vez mais utilizada pelos consumidores.

Além disso, o comércio eletrônico apresenta oportunidades e vantagens que um estabelecimento físico não pode proporcionar. Porém, para ter sucesso no segmento, é necessário estruturar o modelo de negócio e a página de vendas adequadamente.

Para entender como ter uma boa estratégia de vendas pela internet, continue a leitura. Neste post, você entenderá o que é um e-commerce e como ter sucesso em sua loja online!

Acompanhe!

O que é e-commerce e como funciona?

O e-commerce é um modelo de negócio de vendas online. Assim, todas as transações são realizadas pela internet, desde a escolha do item pelo cliente até a finalização do pedido e o pagamento. Nesse caso, a única etapa física costuma compreender a entrega do produto ou serviço ao comprador.

Embora pareça uma solução simples, essa modalidade apresenta uma estrutura que vai muito além da página de vendas na internet. Por exemplo, há uma grande parte da operação baseada no meio digital, como o marketing e o atendimento ao cliente.

Ademais, o e-commerce costuma adotar outras automações, como o controle de finanças e de estoque. Ele ainda precisa ter um estoque e uma estrutura completa de logística para garantir todas as entregas.

Outro ponto interessante é diferenciar o comércio eletrônico, como também é chamado, da loja virtual. O primeiro envolve todos os processos da comercialização online, enquanto a segunda se restringe ao portal de vendas.

Dessa maneira, a loja virtual é a uma parte essencial do e-commerce, mas não corresponde à totalidade do modelo de negócio.

Quais são as principais características de um bom e-commerce?

Entendendo o que é um e-commerce, é preciso saber quais são as principais características necessárias para ter um negócio de vendas online eficiente e de sucesso. Confira as particularidades de um bom comércio eletrônico:

  • oferece um site intuitivo e de fácil navegação;
  • garante entrega satisfatória;
  • gera desejo de compra;
  • tem posicionamento de marca no mercado;
  • é organizado e categorizado;
  • tem diversos filtros para busca;
  • vende produtos de qualidade e com bom custo-benefício;
  • apresenta espaço para avaliações e fotos dos clientes;
  • conta com o apoio de um blog para educar engajar o consumidor;
  • é planejado e executado para oferecer a melhor experiência para o usuário.

Qual é a importância de ter um e-commerce no seu negócio?

Como você viu, um e-commerce é um modelo de negócio online. Dessa maneira, ele não apresenta as barreiras físicas que o comércio convencional tem, principalmente, no que se refere ao alcance do público.

Enquanto uma loja física se limita a receber os clientes pessoalmente, uma loja virtual chega até o consumidor por meio da internet. Assim, um e-commerce permite romper as barreiras geográficas e comercializar seus produtos em qualquer região do país ou do mundo, como desejar.

Outro ponto que revela a importância de ter um e-commerce é o aumento das vendas online, motivado pela pandemia de covid-19. Com a necessidade do isolamento social, muitos consumidores tiveram que aderir à modalidade de compras pela internet.

Grande parte desses clientes identificaram vantagens nas lojas virtuais, como a praticidade e a ausência de filas. Dessa maneira, conforme pesquisa de 2021, mais da metade dos consumidores pretendem continuar priorizando as compras online.

Esse número representa uma oportunidade de negócio para as empresas no âmbito digital. Mas isso não significa fechar o estabelecimento — se você não quiser. Afinal, é possível integrar as lojas físicas e online.

Essa estratégia é chamada omnichannel, em que diversos canais de venda e comunicação são integrados para oferecer a melhor experiência de compra ao usuário. Dessa forma, o comprador tem a possibilidade de adquirir o produto pela internet e buscar na loja, por exemplo.

Isso é ainda mais interessante para conquistar os clientes que ainda não se sentem totalmente familiarizados com o comércio virtual.

Para a empresa, esse método ajuda a estreitar o relacionamento com o consumidor. Por esses motivos, é tão importante para muitas companhias adotar o e-commerce como modelo de negócio.

Como ter uma loja virtual de sucesso?

Após entender por que ter um e-commerce, é interessante saber como criar uma loja virtual de sucesso.

Confira!

Tenha um site rápido e responsivo

O primeiro passo para proporcionar uma boa experiência de compra ao consumidor é ter um site rápido. Afinal, se a intenção de comprar online é a praticidade, a lentidão no carregamento das informações e imagens pode fazer com que o cliente desista da aquisição.

Ademais, o site precisa ser responsivo. Isso significa que ele deve se adaptar perfeitamente em qualquer dispositivo de acesso, como computador, tablet ou smartphone.

Organize e categorize os produtos

Além de ter um site veloz, é fundamental organizar e categorizar os produtos. Imagine fazer compras em um supermercado onde as mercadorias são expostas sem uma lógica de organização. Provavelmente, você perderia muito tempo para localizar todos os itens.

O mesmo acontece na loja online. Se a página não está organizada, o cliente tem dificuldade para encontrar os produtos desejados ou realizar o processo necessário para finalizar a compra. Consequentemente, ele pode desistir de comprar em seu e-commerce e buscar o que precisa em outro site.

Capriche na descrição e nas fotos dos produtos

Como na loja virtual o cliente não pode conferir o produto ao vivo antes de adquirir, é imprescindível que a descrição dos itens seja detalhada. Assim, o consumidor pode tirar o máximo de dúvidas possível, se sentindo mais confiante para comprar.

Além disso, as fotos dos produtos devem ser atrativas e mostrar detalhes dos itens. Isso também ajuda o cliente a se decidir pela compra. Portanto, vale a pena investir em fotos profissionais, que entregam maior qualidade e transmitem mais autoridade para o consumidor.

Invista em marketing de conteúdo

Como você aprendeu, a estratégia de marketing de um e-commerce também é aplicada no digital. Desse modo, vale a pena investir na produção de conteúdo de qualidade para o blog da sua marca, contratando uma empresa especializada no ramo.

Com isso, é possível desenvolver autoridade para a sua loja e gerar tráfego orgânico, trazendo mais consumidores para a sua página. Por essa razão, adotar o marketing de conteúdo se torna fundamental para obter os melhores resultados nas vendas da sua loja online.

Agora você entendeu o que é e-commerce e por que é tão importante aderir a essa modalidade de vendas no seu negócio. Então não deixe de seguir as dicas deste artigo para ter uma loja virtual de sucesso!

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