Você sabe o que é feed no Instagram? Para muitas pessoas, ele também é conhecido como timeline ou linha do tempo. Independentemente do nome, esse termo designa a página em que as postagens da rede social estão visíveis para quem a acessa.
Nem sempre a importância de organizar esse feed fica clara para os usuários. Porém, ter atenção com ele é fundamental — e o cuidado vai além da estética. Ter uma rede social atrativa pode diferenciar a sua empresa da concorrência.
Quer conquistar mais likes, cliques, comentários e seguidores genuinamente interessados em seu negócio? Acompanhe este conteúdo!
O que é feed no Instagram?
Além de ser um espaço que reúne as postagens de seu Instagram, o feed também serve como um resumo do conteúdo que você produz.
Desse modo, sua organização está diretamente relacionada às percepções e sensações que você deseja despertar em seu público. Logo, pode-se dizer que ele é parte fundamental do branding (gestão de marca) e das estratégias de marketing e social media (redes sociais).
Como ele funciona?
O instagram é uma das principais redes sociais do mundo. O crescimento exponencial dele não impacta apenas os usuários. As marcas também passaram a usá-lo para divulgar suas soluções e apresentar seus diferenciais ao público.
Contudo, essa atenção gera um desafio para as empresas: concorrência. Desse modo, é fundamental que elas entendam não só o que é feed no Instagram, mas também como organizá-lo de maneira a se destacar.
Uma das melhores formas de fazer isso é por meio do visual. Postagens esteticamente bonitas, entrelaçadas em um conceito e alinhadas à imagem da marca são exemplos disso. Porém, é igualmente imprescindível ofertar postagens relevantes.
Também é interessante ter em mente que a rede social analisa as preferências dos usuários. Desse modo, indicadores do Instagram, como engajamento e tempo de interação, são fundamentais. Inegavelmente, quanto mais organizado e relevante for o feed, mais resultados ele tenderá a trazer.
Quais as vantagens de utilizar o Instagram e outras redes sociais?
De modo geral, um feed organizado é capaz de impactar e gerar algumas sensações, como:
- confiança;
- profissionalismo;
- criatividade;
- conexão;
- relacionamento com os usuários etc.
Além dessas vantagens, as empresas podem contar com outros benefícios. Saiba quais são eles a seguir!
Fortalecimento da identidade da marca
Quanto mais o comportamento do consumidor se altera, mais fica em destaque sua busca por valores e posicionamentos — em vez apenas de produtos. Isso porque existem muitas opções no mercado. Assim, a escolha de negócios tende a ficar por conta dos valores intrínsecos deles.
Nesse momento, uma identidade de marca bem posicionada e transparente pode ajudar no processo. Ao saber quais são os valores da empresa, o consumidor poderá criar uma conexão além do superficial com ela.
Entender o que é um feed organizado no Instagram e saber como construí-lo é essencial nesse sentido. Ele clarifica o tom de voz, a coerência, o padrão estético, a seriedade, a relevância e outros aspectos de sua marca em pouco tempo.
Destaca a empresa da concorrência
Como você viu, existe muita concorrência no mercado. Sabendo disso, é importante se destacar. Novamente, um feed organizado pode ajudar. Ele permite que o usuário navegue entre diferentes conteúdos que seguem um direcionamento estratégico.
Desse modo, as pessoas podem entender que sua marca é séria e sabe o que está fazendo. E, no mercado atual, a autoridade é um importante diferencial.
Atrai consumidores
Ampliar os resultados da organização é, certamente, algo que está relacionado a conquista de novos clientes. Nessa hora, você também pode usar a organização de seu feed como aliada. Ela poderá chamar a atenção e atrair consumidores com mais facilidade.
Contudo, é importante ter atenção. Como você precisa atrair o público certo — ou seja, potenciais leads — conheça suas necessidades antes de montar sua estratégia. Assim, não há o risco de cativar pessoas que só seguem seu Instagram em função da estética, mas que não pretendem comprar.
Como organizar o Instagram para ter sucesso nessa empreitada?
Agora que você sabe o que é um feed organizado e sua importância, é hora de saber como torná-lo único, atraente e alinhado ao seu público.
Acompanhe as dicas a seguir!
Defina a estética do perfil
O Instagram é uma rede visual. Isso significa que definir qual a estética que o perfil terá é relevante. Nesse momento, analise pontos como:
- presença ou ausência de pessoas;
- paleta de cores;
- fonte das palavras contidas nas imagens;
- imagens nos destaques;
- foto de perfil;
- descrição (com ou sem emojis) etc.
Para muitas pessoas esses detalhes podem parecer pequenos. Porém, fazem toda a diferença nos resultados.
Crie um calendário de postagens
Postar aleatoriamente pode atrapalhar seu gerenciamento de redes sociais. Para ter destaque no Instagram, é preciso compromisso. Sendo assim, planeje previamente qual conteúdo deseja entregar aos usuários.
Pode ser uma boa ideia postar no mesmo horário. A estratégia fortalece ainda mais o alcance de suas publicações. Além da frequência, não tire o foco da qualidade do conteúdo. Além disso, vale a pena investir na interação. Isso aproxima o público da marca e gera identificação.
Use imagens de qualidade
Quando for usar imagens de pessoas ou objetos, não subestime a importância de apresentar qualidade estética. Para isso, foque em boas resoluções. Sem clareza visual, é improvável que sua estratégia de conteúdo seja bem-sucedida.
Uma boa forma de obter imagens de qualidade é fazendo ensaios profissionais com sua empresa e produtos. Também é possível acessar bancos de imagens — existem opções pagas e gratuitas.
Considere o uso de padrões
Existem padrões de organização do feed que podem ajudar a manter seu Instagram atrativo. Um deles é a regra dos 3. Ela diz respeito a um planejamento que trabalha com múltiplos de 3, de modo a focalizar a estética do feed.
Significa manter o padrão geral das postagens a cada trio. Além dela, é possível investir em novas estéticas e padrões. A escolha depende do conceito por trás da empresa e da forma de coordenação do marketing na rede social.
Entender o que é feed no Instagram e saber organizá-lo pode impactar diretamente os resultados de sua empresa. Aliado às redes sociais, lembre-se de que é importante manter um blog da empresa. Nele, é possível aprofundar o contato com possíveis clientes e construir a autoridade!
Quer aproveitar ao máximo o poder da internet para o seu negócio? Conheça a ABContent. Somos uma empresa especializada em produção de conteúdo e capaz de otimizar sua estratégia de marketing de conteúdo. Entre em contato e saiba mais!
Uma resposta
5