Existem diversas metodologias, técnicas e ferramentas que podem ajudar a empresa a alcançar o crescimento desejado e de forma sustentável. Entre elas, está o growth hacking — você sabe o que ele é?
Essa mentalidade é capaz de fazer com que a organização aproveite as oportunidades do mercado para potencializar as estratégias de expansão. Assim, os objetivos do negócio podem ser alcançados mais rapidamente.
Quer entender como ele funciona? Continue a leitura, saiba o que é growth hacking e descubra os seus benefícios!
O que é growth hacking?
Growth hacking é um termo da língua inglesa que significa crescimento e exploração, respectivamente. Dessa maneira, é possível entender que o conceito envolve a observação do mercado para elaborar estratégias que podem alavancar o negócio.
Logo, essa mentalidade empresarial funciona a partir do levantamento de hipóteses, soluções e avaliação de resultados. Com isso, a empresa pode confirmar ou excluir processos, produtos e serviços, visando um crescimento rápido.
Quais são as principais características dessa estratégia?
O growth hacking é uma forma de acelerar o crescimento de um negócio a partir da exploração das oportunidades do mercado. Para isso, ela trabalha com hipóteses e experimentos. Portanto, a sua principal característica é o foco em:
- pensar em melhorias para os pontos fortes e fracos da empresa;
- entender a maneira mais simples de aplicar essas melhorias;
- observar os resultados e aprender com os sucessos e fracassos;
- utilizar o aprendizado para elaborar novos testes.
Quais são os benefícios dessa estratégia para uma empresa?
Após saber quais são as principais características do growth hacking, é o momento de descobrir os benefícios desse método para a sua empresa. Com esse conhecimento, você pode entender se vale a pena aplicá-lo no negócio.
A seguir, confira as principais vantagens do growth hacking:
- acelera o crescimento da empresa;
- torna o negócio escalável;
- baseia a tomada de decisão;
- reduz as escolhas equivocadas;
- promove expansão mais sustentável;
- minimiza os riscos;
- apresenta soluções pré-definidas para os possíveis problemas.
Como implementar o growth hacking no seu negócio?
Além de entender os benefícios do growth hacking, é preciso saber como implementar a metodologia. Dessa forma, você pode estudar a viabilidade de aplicar essa técnica em seu negócio.
Na prática, o primeiro passo para aplicar o growth hacking é identificar o principal gargalo da empresa. Ou seja, entender qual é o obstáculo que mais limita o crescimento do negócio. Feito isso, você deve levantar as possíveis soluções para esse problema — o que pode tornar o processo mais rápido, fácil ou com menor custo.
O passo seguinte é elaborar os testes, simulando as teorias em um ambiente controlado a fim de observar os desfechos. A partir dos resultados obtidos, é possível entender se é interessante aplicar as melhorias ou se é necessário realizar ajustes para atingir o crescimento.
Além disso, vale saber que o growth hacking precisa da colaboração dos demais funcionários para haver mais insights que ajudem a otimizar os processos e conquistar os objetivos desejados.
Neste post, você descobriu o que é growth hacking, quais são as suas características e os benefícios de implementá-lo em sua empresa. Se essa ferramenta é atrativa para o seu negócio, não deixe de seguir as dicas que você acabou de aprender!
Você já conhecia essa ferramenta? Deixe um comentário contando a sua experiência com o growth hacking!