Buscar novas estratégias para ampliar a visibilidade da marca ou da empresa e conquistar novos clientes é o objetivo de muitos empreendedores. Por isso, conhecer as técnicas utilizadas no marketing pode trazer boas ideias.
Nesse contexto, você sabe o que é growth marketing? Ele utiliza métodos inovadores e testes para proporcionar mais do que apenas visibilidade e conversão de vendas. O foco aqui é que o seu negócio cresça.
Quer saber o que é o growth marketing e como ele pode ser adequado ao seu negócio? Então confira o conteúdo a seguir!
O que é growth marketing?
O growth marketing é um tipo de estratégia ou linha de ação do marketing que tem como foco o crescimento do negócio. Ele também é conhecido como marketing de crescimento — uma tradução literal do termo.
O foco do growth marketing é promover o conhecimento da sua marca no mercado, conquistar clientes e, sobretudo, fidelizá-los. Busca-se um crescimento exponencial do negócio, conforme o perfil da empresa e utilizando o mínimo de recursos.
A ideia é utilizar técnicas inovadoras e até mesmo experimentais no marketing do seu negócio. Dessa maneira, não se utilizam apenas meios de comunicação mais comuns, como TV, outdoors e posts em redes sociais com linguagem padrão.
Por isso, é possível utilizar diversas técnicas para trazer mais inovação ao marketing do seu negócio. Os responsáveis podem, por exemplo, avaliar dados da empresa, realizar pesquisas com clientes, testar diferentes abordagens, analisar KPIs (indicadores de performance) etc.
Portanto, a principal característica do growth marketing é o foco em crescimento, não apenas em angariar vendas e contratações. Para tanto, ele busca utilizar técnicas disruptivas, assim como meios e linguagens não tradicionais na publicidade.
Qual a diferença entre o marketing tradicional e o growth marketing?
Após conhecer o conceito de growth marketing, ainda podem surgir dúvidas sobre a diferença dele para o marketing tradicional. Apesar de serem técnicas do mesmo ramo, existem distinções importantes entre esses conceitos.
A principal diferença é a expectativa de crescimento da marca com as técnicas adotadas de publicidade e propaganda. No marketing tradicional, os principais objetivos são aumentar o conhecimento das pessoas sobre a marca e gerar vendas ou contratações de clientes.
Já no growth marketing, como você viu, ainda há a expectativa de fidelizar os clientes e gerar uma curva de crescimento mais íngreme para o negócio.
Além da diferença de objetivos, há distinções nas técnicas adotadas para se chegar a essas finalidades. O marketing tradicional utiliza, principalmente, estratégias e meios de comunicação mais consolidados e com uma viabilidade já comprovada e testada.
Por outro lado, o growth marketing tem uma estratégia mais agressiva e experimental. Ele visa buscar meios e linguagens diferentes, que combinem com o público-alvo, chamem atenção e criem um relacionamento mais próximo entre empresa e potencial cliente.
Por que o growth marketing é inovador?
Você aprendeu que o growth marketing é uma forma mais inovadora e não tradicional de trabalhar o marketing do seu negócio. Isso acontece, principalmente, pelas técnicas utilizadas para captar e reter clientes.
Uma dessas técnicas disruptivas é mudar a linguagem com que a empresa se comunica com seu público-alvo. Nesse caso, o ideal é que a comunicação não seja tão neutra ou impessoal como no marketing convencional.
No entanto, sempre se considera o que se deseja atingir com a mensagem. Desse modo, o discurso, as palavras utilizadas e os meios de comunicação são sempre adequados para os consumidores e potenciais clientes.
Também é possível utilizar meios de comunicação menos tradicionais no marketing. Entre eles está a conversa direta por aplicativos de mensagens e chats mais humanizados, por exemplo. Mas fique atento: essa comunicação não pode ser invasiva ou inadequada para o público.
Em relação à inovação, vale citar o funil do growth marketing. Enquanto o funil de vendas clássico passa pelas etapas de conhecimento, atração e tomada de decisão, o growth marketing tem uma jornada diferente.
O objetivo é que o funil primeiro atraia clientes, faça eles utilizarem o produto ou serviço e mantenha essa utilização. Então o foco é manter usuários ativos e que gerem receita constante, potencializando o crescimento do negócio.
Ainda, há um foco maior no pós-venda, fidelizando os consumidores e estimulando eles a indicar os produtos e serviços da empresa. Isso cria um efeito bola de neve bastante positivo, que gera mais leads e mais indicações.
Como utilizar o growth marketing no seu negócio?
Você ficou interessado em implementar o growth marketing no seu negócio? Confira algumas dicas para adotar essa estratégia!
Considerar o público-alvo
Uma etapa fundamental para utilizar o growth marketing no seu negócio é considerar o público-alvo. É preciso se questionar: a quem sua publicidade se destina? Quais são as pessoas que podem ajudar sua empresa a crescer?
Saber para quem o marketing é destinado traz mais assertividade nas escolhas, além de reduzir custos. Afinal, utilizar uma linguagem equivocada ou meios de comunicação não acessados pelo público podem ocasionar despesas desnecessárias.
Realizar testes
Você viu que o growth marketing tem uma característica importante: ser inovador. É comum que não se utilizem técnicas tradicionais de marketing, sendo necessário que o negócio realize testes em seus anúncios e comunicações.
Avaliar a performance
Para saber se os testes foram efetivos, é fundamental avaliar a performance de anúncios e outras estratégias. Aqui, vale a pena utilizar ferramentas para verificar o alcance da publicidade, o engajamento criado e a taxa de conversão.
Manter um conteúdo educacional
Você já ouviu falar dos conteúdos educacionais no marketing? Eles costumam ser blog posts ou infográficos que não têm o objetivo direto de demonstrar seus produtos e serviços, mas sim educar o público.
A prática ajuda a fazer com que seus consumidores em potencial tenham mais conhecimento sobre o ramo de atuação do negócio e seus detalhes. Dessa forma, eles podem se interessar pelo assunto e descobrir como a empresa consegue sanar suas dores.
Contar com bons parceiros
Por fim, o negócio também deve contar com bons parceiros. O marketing é um ramo específico, com técnicas e estratégias determinadas. Logo, o ideal é ter o suporte de empresas especializadas para aplicar as melhores técnicas na produção de conteúdos e conquistar resultados mais expressivos.
Pronto! Agora você já sabe o que é growth marketing e por que ele é tão inovador. Como você viu, há diversas estratégias que podem ser adequadas nesse método, então vale a pena buscar empresas do ramo para potencializar os resultados.
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