O que é inbound marketing e como ele pode ajudar sua empresa?

A publicidade é uma área extensa, com diversas vertentes e estratégias que surgem frequentemente. Por esse motivo, é comum se deparar com termos diferentes e ter dificuldades para entender o que eles significam — principalmente se você não é um profissional do ramo.

Tendo isso em vista, você sabe o que é inbound marketing? Trata-se de uma estratégia cada vez mais utilizada para ampliar o alcance da marca, gerando ótimos resultados se for aplicada corretamente. Assim, quem deseja posicionar a sua empresa no mercado, especialmente na internet, não pode deixar de conhecê-la.

Esse é o seu caso? Então continue a leitura para descobrir o que é o inbound marketing e como ele pode ajudar a sua a marca a conquistar uma posição de destaque no mercado.

Vamos lá?

O que é inbound marketing?

Como você viu, o inbound marketing é uma estratégia de publicidade. Em tradução para o português, o termo significa marketing de entrada. Logo, ele tem como principal objetivo a atração de visitantes para o site ou o blog institucional.

Para isso, o inbound marketing apresenta três pilares: produção de conteúdo de valor, técnicas de otimização de busca (SEO) e táticas aplicadas em redes sociais. Desse modo, ele consiste na produção e na divulgação de material relevante para atrair e conquistar os usuários.

Dessa forma, é possível promover uma experiência de compra completa para o consumidor. Ela começa na atração por meio de conteúdos e tem o objetivo de terminar com um cliente satisfeito, engajado e divulgador da marca.

Como essa estratégia funciona?

Agora que você já sabe o que é inbound marketing, é o momento de descobrir como essa estratégia funciona. Na prática, ela apresenta quatro etapas principais: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Para conduzir o consumidor nessa jornada, o método utilizado é o conteúdo de valor, divulgado em diversos formatos e plataformas. Nos blogs, por exemplo, o intuito é atrair clientes com interesse em determinado tema, produto ou serviço.

Desse modo, quando um usuário pesquisa o termo, os mecanismos dos motores de busca apresentam uma página de resultados mostrando os sites que podem responder à questão. Isso pode fazer com que o visitante entre no seu blog e consuma os seus conteúdos.

Se o material for útil e realmente atrativo, o usuário passa a ver a sua marca como referência no assunto, criando preferência por ela na hora de comprar o produto ou serviço negociado. 

Vale destacar que, quanto melhor posicionado seu site estiver na página de resultados, mais chances ele tem de receber visitas. Mas como fazer o seu site ter esse destaque? Aplicando as técnicas de SEO.

Elas ajudam os motores de busca a entenderem que a sua página é relevante para o usuário. Afinal, o que os buscadores querem é oferecer a melhor experiência aos seus visitantes — o que inclui responder exatamente ao que foi pesquisado.

Assim como o SEO, existem outros elementos que constituem o inbound marketing. Alguns exemplos são o storytelling para engajamento nas redes sociais, os e-mails de fluxo de nutrição etc.

Qual é a diferença entre inbound marketing e outbound marketing?

Após saber como funciona o inbound marketing, é interessante entender como diferenciá-lo do outbound marketing, que é uma estratégia de publicidade direta. Pode-se considerar outbound como a publicidade convencional.

Enquanto o inbound se baseia na construção de um relacionamento por meio da produção de conteúdo, o outbound representa a propaganda unilateral. Por exemplo, anúncios na televisão, panfletagem, outdoor, entre outras formas de divulgação.

Por ser menos invasivo e ter uma preocupação maior em entregar informações relevantes ao leitor, o inbound ajuda a conquistar maior engajamento. Assim, ele permite criar um vínculo e uma relação de confiança entre marca e consumidor. 

Nesse cenário, mesmo que o cliente não esteja pronto para comprar naquele momento, ele aprenderá sobre o tema e pode vir a desejar o produto ou serviço. Desse modo, o consumidor pode realizar a aquisição posteriormente e, até mesmo, recomendar a marca para outras pessoas.

Já no outbound, o engajamento é mínimo. Se o cliente não precisa do produto ou serviço naquele instante, o anúncio terá pouco efeito sobre ele. Ou seja, as chances do consumidor se lembrar da marca diante de uma necessidade futura são menores.

Como o inbound marketing pode ajudar sua empresa?

Entendo as diferenças entre as estratégias apresentadas, é possível que você tenha curiosidade em saber como o inbound marketing pode ajudar a sua empresa. Para tanto, é preciso conhecer os principais benefícios desse método. 

Confira!

Leads mais qualificados

Os leads são contatos que podem ter interesse ou curiosidade sobre o seu produto ou serviço, mas têm baixa probabilidade de se tornarem clientes. Já os leads qualificados são aqueles que apresentam as características do consumidor ideal, apresentando maiores chances de fechar negócio.

Considerando que o inbound marketing atrai e cria um relacionamento com os usuários que têm maior afinidade com a marca, ele tende a captar leads mais qualificados. Consequentemente, as oportunidades de conversão em vendas são maiores. 

Maior perpetuidade

Os conteúdos produzidos no inbound marketing apresentam perpetuidade. Ou seja, não têm prazo de validade para se manterem na internet. Enquanto o site em que eles estiverem hospedados permanecerem operantes, você pode deixar o material publicado.

Já os anúncios e outros métodos de publicidade do outbound trazem resultados apenas enquanto o contrato de divulgação durar. Isso significa que eles apresentam um tempo de permanência limitado.

Menor custo

Embora o inbound marketing exija recursos financeiros para ser implementado, esse investimento costuma ser diluído ao longo do tempo. Isso porque, como você viu, o conteúdo publicado permanece online o tempo que você achar necessário.

Um blogpost, por exemplo, pode continuar atraindo clientes durante anos, sem aumento em seu custo. Dessa maneira, ao realizar a soma total do investimento, o inbound marketing oferece um custo-benefício mais atrativo que outras estratégias.

Neste artigo, você descobriu o que é exatamente o outbound marketing e como ele funciona. Agora, é possível utilizar esses conhecimentos na hora de decidir a melhor estratégia de publicidade para a sua empresa. 

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