O que é SEO no marketing e por que ele deve compor sua estratégia?

Entender o que é SEO é fundamental para qualquer empresa que queira se destacar nos resultados de pesquisa e fortalecer o marketing digital. Mas, mesmo sendo uma estratégia necessária, ela ainda pode ser vista como um desafio para muitos negócios.

Por exemplo, é muito comum ver marcas que investem na criação de bons conteúdos e uso de palavras-chave, mas existem outros aspectos que precisam ser trabalhados. Assim, é preciso entender as estratégias de SEO para adotá-las adequadamente e fortalecer a sua presença online. 

Neste post, você aprenderá o que é SEO, sua importância para as estratégias de marketing, seus princípios básicos e os benefícios que ele oferece. Confira!

O que é SEO?

SEO é a sigla para search engine optimization (otimização para mecanismos de busca), um conjunto de recursos que melhoram o ranqueamento da página nos buscadores, como o Google. Por meio das ações de SEO, é possível aumentar a visibilidade do site, blog, plataformas de vendas, entre outros canais.

Esse trabalho também reduz a necessidade de investir em estratégias pagas, ao mesmo tempo que aumenta a autoridade da marca. Como resultado, a empresa consegue melhorar suas conversões e fidelizar clientes.

As ações de otimização podem ser trabalhadas dentro e fora da página, por meio das estratégias on page e off page. O SEO on page atua diretamente dentro do site ou blog, por meio dos textos, imagens e links. 

Ele envolve planejamento de palavras-chave, entre outras ações. Já o SEO off page acontece fora do site, por meio de estratégias como link building, redes sociais e citações. Ele é tão importante quanto as otimizações na página para que a empresa consiga se destacar nos buscadores.

Quais são os princípios básicos do SEO?

Como você viu, a intenção do SEO é fazer com que um site seja facilmente encontrado nos mecanismos de busca. Para alcançar esse resultado, a empresa precisa trabalhar os princípios básicos da estratégia.

Confira quais são eles!

Usar boas palavras-chave

O uso das palavras-chave corretas influencia a qualidade da publicação e a sua capacidade de ser encontrada pelos buscadores. Essas palavras são os termos usados pelas pessoas ao pesquisarem determinado assunto.

Para saber quais são as melhores opções, além de conhecer o público-alvo do negócio, você precisa de ferramentas de rastreamento das palavras-chave. Esses recursos ajudam a entender o volume mensal da busca por determinado termo.

Trabalhar hiperlinks

A construção de links é um processo trabalhoso, mas relevante. É importante fazer hiperlinks para outros conteúdos do blog que colaborem com a compreensão do leitor sobre o tema abordado e para fontes externas, quando fizer sentido para a estratégia.

Também é importante conseguir que outros sites gerem links para os seus conteúdos. Para tanto, é necessário mostrar a autoridade da marca em seu mercado, para que os conteúdos sejam considerados de confiança. Isso é feito por meio da construção de materiais de alta qualidade. 

Investir em melhorias técnicas

Por fim, é muito importante investir em melhorias técnicas no site ou no blog. Por exemplo, é fundamental evitar a lentidão no carregamento das páginas — que pode ser consequência de diferentes problemas, como demora na resposta do servidor.

Também é possível que o conteúdo da página esteja pesado ou que os plugins e aplicativos estejam prejudicando sua velocidade. 

Além disso, o site precisa de um design responsivo. Ele garante que a plataforma possa ser acessada por meio de qualquer dispositivo, independentemente de ser um celular ou um desktop. Inclusive, saiba que o próprio Google prioriza páginas responsivas em seus resultados de pesquisa.

Por que adotar o SEO em sua estratégia de marketing?

Conhecendo os princípios do SEO, não é difícil imaginar os benefícios que ela pode oferecer para o negócio. 

Veja, a seguir, quais são eles!

Aumento da visibilidade 

A visibilidade online é um dos pontos de preocupação das empresas. Afinal, a internet é um espaço concorrido, principalmente o Google. As estratégias de SEO ajudam nesse sentido por melhorar o posicionamento das páginas nos resultados de pesquisa.

Essa melhoria faz com que mais usuários encontrem a marca na internet, aumentando o tráfego orgânico. Isso acontece porque o objetivo da otimização SEO é auxiliar os buscadores a rastrear e indexar as plataformas nas pesquisas.

Mais credibilidade

Com mais pessoas encontrando os conteúdos do negócio em ferramentas de busca, a tendência é que haja um aumento da credibilidade da marca. Os usuários confiam no Google e entendem que os links que aparecem organicamente entre as primeiras posições oferecem as melhores respostas.

Desse modo, a empresa se torna uma autoridade em seu segmento. Isso traz ótimos resultados em termos de conversão e vendas.

Bom retorno sobre os investimentos

Uma marca que converte e vende mais também melhora seu ROI (retorno sobre o investimento). O motivo é que as ações de SEO ajudam a conquistar a confiança do usuário e, ao mesmo tempo, reduzir os gastos da empresa com as ações de mídia paga. 

Além de todos esses benefícios, o SEO é uma excelente estratégia para se relacionar com leads qualificados. Ao atender às necessidades de busca dessas pessoas, a marca atrai quem realmente tem chances de se tornar clientes.

Para muitas empresas, nem sempre é fácil trabalhar os princípios de SEO. Dessa forma, vale a pena encontrar um parceiro com expertise para implementar as estratégias certas para o seu negócio e aproveitar os benefícios da otimização de páginas para os buscadores, como a ABContent.

Ao longo deste post, você entendeu o conceito de SEO e os benefícios que ele oferece. Aplicando o que você aprendeu aqui, seu negócio poderá ser ranqueado entre os primeiros resultados do Google e se destacar.

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