Search Engine Results Page (SERP): entenda o que é e sua relação com o SEO

A disputa por uma boa posição no ranking dos sites buscadores faz parte da rotina de empresas com presença no ambiente digital. Para conseguir resultados satisfatórios, no entanto, é preciso entender o que é SERP e como utilizar o conceito corretamente.

Conhecer o tema o ajudará a desenvolver estratégias de marketing digital e a posicionar sua empresa no topo dos resultados do Google, por exemplo. Isso traz diversos benefícios para a marca, tanto do ponto de vista de vendas como em relação ao valor percebido pelo consumidor.

Neste conteúdo, mostramos o que é SERP, seus recursos, qual sua importância e muito mais. Continue a leitura e confira!

O que é SERP?

A SERP é a sigla para Search Engine Results Page. Essa é a página de resultados que aparece quando inserimos uma palavra-chave ou frase em um mecanismo de busca, como o Google. Seu principal objetivo é listar os links que o buscador identifica como mais relevantes para a procura do usuário.

Quais são os principais recursos de SERP do Google?

Uma vez entendido o conceito dessa página, você precisa conhecer os principais recursos da SERP para explorar as táticas que geram mais resultados. Veja alguns deles!

Resultados orgânicos

Os resultados orgânicos consistem no produto da busca que não sofreu intervenção paga para ser exibido. Eles são os links que aparecem naturalmente, sem depender de anúncios.

Links patrocinados

Já os links patrocinados são os resultados pagos no topo da SERP. Empresas podem criar campanhas para manter seus sites destacados com esse privilégio por períodos determinados.

Snippet em destaque (Featured Snippet)

O snippet é um trecho de conteúdo que aparece no topo da SERP, sendo considerado a resposta mais relevante para a pergunta do usuário. É exibido em um bloco especial, destacando-se dos demais resultados.

Outros recursos exibidos na SERP incluem:

  • Perguntas Relacionadas (People Also Ask): perguntas adicionais relacionadas às palavras-chave pesquisadas;
  • Mapa Local (Local Pack): resultados relacionados à região do item em questão. Eles são comuns em buscas por estabelecimentos, pontos turísticos e afins;
  • Imagens e Vídeos: o Google e outros buscadores podem exibir imagens e vídeos sobre o termo pesquisado.

Qual a importância dessa página?

Estar bem posicionado na SERP pode aumentar o tráfego para um site e, consequentemente, as oportunidades de conversão e vendas. Além disso, essa costuma ser a primeira impressão que um usuário tem de um domínio, o que influencia sua decisão.

Portanto, investir em meios de conquistar posições mais altas não só aumenta a autoridade da marca como pode aumentar o faturamento.

Qual sua relação com SEO?

O Search Engine Optimization (SEO) está intimamente relacionado à SERP. Afinal, ele é conjunto de práticas e estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

O objetivo é fazer com que um site seja considerado mais relevante e valioso para determinadas palavras-chave, o que resulta em uma classificação mais alta na SERP. Assim, a empresa pode desfrutar dos resultados de um bom conteúdo e gerar tráfego orgânico para o seu domínio.

Como mostramos, a SERP é o coração das buscas na internet e compreender seus recursos é fundamental para que seja possível gerar resultados orgânicos com sua estratégia digital. Agora que você tem as informações para utilizar melhor este recurso, contar com profissionais especializados é essencial para colocar tudo isso em prática.

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