A gestão de um comércio, especialmente virtual, demanda bastante atenção quanto à organização do estoque. O trabalho visa gerar mais eficiência para a operação e atender melhor aos clientes. Por essa razão, é interessante saber o que significa SKU.
Esse é um código de identificação que costuma trazer mais praticidade para o controle de diversos processos internos de estoque. Como ele pode ajudar o seu e-commerce, é relevante saber as funcionalidades do código e como utilizá-lo.
Quer saber mais? Siga a leitura para entender o que significa SKU e como aplicar esse código em sua estratégia de e-commerce!
O que é o SKU?
SKU é a sigla em inglês para stock keeping unit. Em tradução livre, é possível chamá-lo de unidade de manutenção de estoque. Ele é um código de identificação que contribui com a gestão de comércios, em especial no ambiente virtual.
O SKU de cada produto é único e serve para as empresas rastrearem seus itens em estoque. O código ajuda a organizar e gerenciar os produtos, permitindo que a empresa saiba o nível de estoque de cada item.
Geralmente, o código é composto por uma sequência com números e letras. Dessa forma, em vez de usar o nome completo de cada produto, a equipe faz a busca e o controle usando o SKU, gerando mais agilidade para as rotinas diárias e gestão do estoque.
Como esse processo auxilia no controle de estoque?
O uso do SKU permite que a equipe de estoque tenha uma visão mais clara de onde e quando cada item foi vendido. Logo, ele ajuda a identificar quando é necessário reabastecer o estoque.
Além disso, a adoção desse código ajuda na identificação de itens similares, evitando erros de contagem ou armazenamento. Ainda, com uma identificação para cada item, a empresa pode facilmente rastrear o movimento de estoque.
Desse modo, é possível impedir a venda de itens que já não estão disponíveis e garantir que o armazenamento seja mantido em níveis adequados. Mais um ponto é que o SKU pode se integrar a sistemas de gerenciamento de estoque, facilitando a conferência de informações.
Com essas funcionalidades, até a tomada de decisão pode se tornar mais ágil e eficiente. Assim, o negócio não perde vendas pelo rompimento de estoque e nem desperdiça recursos com produtos parados.
Como utilizar o SKU no e-commerce?
O uso de SKU também é vantajoso em e-commerces. Ele é útil, por exemplo, para categorizar produtos conforme suas características específicas — especialmente se a loja virtual vende muitos itens semelhantes, como smartphones ou roupas.
Nesse sentido, para utilizá-lo em lojas virtuais, o primeiro passo é atribuir um SKU único para cada produto. Ele precisa ser claro e de fácil uso no cotidiano. Uma camisa masculina azul tamanho M pode ser CMSMAZM, por exemplo.
Depois da definição dos códigos, é preciso integrar o SKU com os sistemas de gerenciamento de estoque. Desse modo, é possível acompanhar o fluxo de vendas em tempo real e otimizar a gestão.
Além de otimizar a administração do estoque, o SKU contribui para uma melhor experiência do cliente em e-commerces. Com o controle, você evita que os compradores coloquem no carrinho e finalizem a compra de um produto esgotado, por exemplo.
Após saber o que significa SKU, você entendeu o quão importante ele pode ser para o controle de estoque para e-commerces. Então analise se vale a pena considerar a implementação do código na operação da sua loja virtual.
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