Como criar um organograma empresarial do zero? Confira 5 dicas!

A organização de um empreendimento depende de rotinas, demandas e controle sobre as obrigações de cada integrante. Nesse sentido, o organograma empresarial serve para fornecer uma visão panorâmica das tarefas da equipe e é imprescindível para o sucesso do negócio.

Com essa ferramenta organizacional, é possível aproveitar diversos benefícios. Entre eles, está o controle de todas as atividades que estão sendo executadas pelos colaboradores, facilitando a gestão. Além disso, esse recurso pode ajudar o negócio a entregar mais qualidade para os clientes.

Está interessado em conhecer mais sobre organograma empresarial? Neste artigo, você aprenderá a sua importância, conhecerá os principais tipos e verá 5 dicas essenciais para criar o seu recorte organizacional.

Acompanhe a leitura!

O que é um organograma empresarial?

Um organograma empresarial é um sistema de organização interno baseado em uma hierarquia. Ele tem o objetivo de gerar clareza sobre a estrutura de colaboradores da empresa, mostrando como eles se dividem.

Além disso, o organograma empresarial serve para ordenar tarefas a serem desenvolvidas. Todos os funcionários devem constar nesse sistema e deve existir uma atualização de atividades executadas. Dessa forma, é possível sistematizar a conferência de obrigações pelos gestores.

Com essa ordenação, há menos chances de ocorrerem problemas na hora de saber quem é o responsável por cada demanda, por exemplo. Ou seja, as atribuições são bem pontuadas nesse regime, tornando as responsabilidades evidentes para a empresa.

Ademais, outro papel do organograma é informar sobre todos os aspectos da equipe, como nomes dos colaboradores, cargos, obrigações, tempo de execução de atividades, entre outros. Essa ferramenta pode se mostrar útil para todos os níveis hierárquicos em uma empresa.

Por que ele é importante?

Como você aprendeu, o organograma empresarial ajuda na organização de diversos fatores no recorte de uma equipe, inclusive em pequenas e médias empresas. A seguir, confira a importância de adotá-lo na rotina da empresa!

Facilita a visualização da hierarquia

O organograma empresarial, além de facilitar o acesso às demandas da equipe, ajuda na visualização da hierarquia dentro daquela empresa. Com ele, é possível ver os gestores responsáveis por cada setor e seus subordinados.

Otimiza os processos de onboarding

Outro ponto positivo do organograma empresarial é otimizar o processo onboarding de novos colaboradores. Afinal, o detalhamento da ferramenta orientará o recém-contratado sobre a hierarquia da organização, atividades desempenhadas por cada colaborador e outros pontos relevantes.

Além disso, o novo colaborador poderá conhecer melhor e mais rapidamente os integrantes da equipe. Logo, o tempo de adaptação dele pode ficar mais curto, gerando mais produtividade para a empresa.

Melhora a produtividade e a comunicação interna

Os ruídos de comunicação estão entre os principais riscos na operação de empresas. Em vista disso, o organograma contribui para gerar mais clareza hierárquica. A partir dela, os fluxos de informações podem se tornar mais eficientes — melhorando a produtividade e a comunicação interna.

Quais os principais tipos de organograma?

Até aqui, você já entendeu o que é e qual a importância do organograma empresarial. Então é pertinente destacar que existem diferentes maneiras de adotá-lo na empresa. Os principais tipos são:

  • clássico: mais utilizado, seguindo uma orientação vertical e de pirâmide;
  • funcional: demonstra atividades que estão sendo desenvolvidas pela equipe e o andamento de cada uma delas;
  • horizontal: também faz a ordenação dos funcionários, mas ele é colocado na lateral e não em formato de pirâmide, como acontece no modelo clássico;
  • circular: as relações hierárquicas estão organizadas em um círculo. O CEO está presente no centro e as demais carreiras na parte externa do disco;
  • setorial: segue o padrão clássico, mas, nesse caso, faz referência a um setor específico.
  • matriz: tem um formato vertical, deixando claro os cargos e funções. Ele, geralmente, é utilizado para projetos especiais que são temporários.

Todos eles têm suas próprias características e vantagens. Portanto, a escolha do melhor tipo de organograma dependerá das características de cada empresa.

Quais são as 5 dicas para criar o organograma?

Agora que você já sabe quais são os detalhes mais pertinentes do organograma, é hora de colocá-lo em prática. Neste tópico, você aprenderá 5 dicas essenciais para organizar a sua empresa dentro desse modelo!

1. Faça um diagnóstico da realidade da empresa

A produtividade e a comunicação entre membros do empreendimento devem ser analisadas antes de iniciar a implementação do organograma. Então converse com os setores para entender as dificuldades de cada gestor e funcionário.

Esse movimento permitirá que você tenha um conhecimento maior sobre a realidade que os seus colaboradores estão vivenciando. Com isso, é possível transformar essa informação em ação, por meio da escolha do melhor tipo de organograma para a sua organização.

2. Defina as hierarquias

A hierarquia em uma empresa deve estar bem pontuada. Por isso, faça uma pesquisa interna para definir, de forma acertada, a quem cada setor deve se reportar. O organograma precisa desenhar, sem espaço para equívocos, uma linha de hierarquia.

Nesse sentido, vale a pena fazer um levantamento da quantidade de funcionários e seus respectivos diretores. Esse conjunto de informações já é o suficiente para você iniciar a organização do seu documento.

3. Escolha o modelo

Como há diferentes tipos de modelo de organograma, essa escolha deve ser feita com base nas necessidades mais relevantes da empresa. Nesse sentido, é preciso adequar as suas expectativas a um ou vários modelos da organização.

Dependendo da situação, é possível selecionar mais de um modelo. É o caso de ter um tipo de organograma para o dia a dia da empresa e outra opção para um projeto específico.

4. Oficialize a estrutura

Após toda a estruturação e a organização do documento, é hora de compartilhá-lo com as pessoas que consultarão todos os dias a estrutura montada: os colaboradores. Nesse lançamento oficial, é importante pontuar sobre os benefícios e a importância desse sistema para a empresa.

O material tem que estar disponível em um local onde os funcionários possam acessar facilmente e você precisa estar aberto às dúvidas que surgirem. Como esta é uma implementação nova, podem existir questionamentos sobre o método, sendo essencial manter o diálogo.

5. Mantenha o material atualizado

A atualização do organograma tem que ser constante. Afinal, ele tem que acompanhar todos os movimentos da empresa, como mudanças de funcionários, promoções, mudanças de cargos e funções.

Dessa forma, é necessário que este documento passe por renovações contínuas. Para isso, o RH da sua empresa deve estar atento às mudanças envolvendo a equipe que compõe o organograma empresarial.

Neste artigo, você aprendeu o que é um organograma empresarial, suas nuances e possibilidades de aplicação. Além disso, você ainda conferiu 5 dicas sobre a montagem de um documento, o que poderá ajudá-lo a usar essa ferramenta no dia a dia do negócio. 

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