O marketing tem o objetivo de aumentar o alcance da sua marca. Desse modo, é possível atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já compram com você. Assim, é possível obter mais vendas e conquistar maior estabilidade no faturamento.
Existem diversas estratégias de marketing que podem ser adotadas. O inbound marketing, por exemplo, foca no digital, em canais como blogs e redes sociais. Já o outbound marketing reúne métodos mais tradicionais, mas que também podem gerar bons efeitos.
Então que tal saber mais sobre ele? Siga a leitura para entender o que é outbound marketing e se vale a pena investir nessa modalidade!
O que é o outbound marketing?
O outbound marketing é considerado um método clássico de divulgação. Isso porque ele se baseia em canais tradicionais, como propagandas de televisão, rádio e outdoor, para levar a marca até as pessoas.
Ainda, a abordagem está presente em canais modernos. É o caso das propagandas que aparecem em vídeos no YouTube ou em outras plataformas da internet. Com o outbound marketing, a empresa é divulgada para qualquer pessoa que tenha contato com a propaganda.
Quais as diferenças entre o outbound e o inbound marketing?
Além de conhecer o conceito de outbound marketing, é interessante saber diferenciá-lo das estratégias de inbound. Vale compreender que o outbound marketing é também conhecido como marketing da interrupção.
O motivo para isso está no fato de que as propagandas interrompem outros conteúdos. Logo, o cliente não estava necessariamente buscando saber mais sobre a sua empresa naquele momento, certo? Essa é uma grande diferença em relação ao inbound marketing — que se baseia em atrair o interesse dos leads.
Outro ponto relevante é que a empresa tem postura mais ativa no outbound marketing, pois é ela que está em busca dos clientes. Já no inbound marketing a comunicação é mais passiva, sem tanto foco em divulgar as soluções e vender.
No entanto, isso não significa que o inbound marketing não traz resultados. Na verdade, ele tem sido largamente utilizado por empresas porque permite vender sem ter uma postura invasiva. Afinal, clientes interessados nos conteúdos da marca ficam mais propensos a decidir pela compra.
Ainda vale a pena investir em outbound marketing?
Como você viu, o inbound marketing é bastante utilizado na atualidade — e muitos empreendedores ficam em dúvida se ainda há lugar para o outbound marketing no contexto atual. Embora o marketing de atração tenha vantagens, as duas formas são válidas.
Na prática, o marketing da interrupção continua sendo uma estratégia relevante para muitas marcas. Afinal, as empresas continuam anunciando em programas de televisão, outdoors ou vídeos online.
O potencial do outbound marketing se deve a diversos fatores, como o fato de a comunicação ser massiva. Logo, sua empresa chega a um público amplo, sem se limitar àquelas que já têm interesse nos conteúdos.
Ademais, a estratégia pode trazer resultados mais rápidos, já que o produto é apresentado diretamente para venda. Porém, ele é mais caro e pode não fazer sentido para todos os negócios.
Se a intenção for otimizar os resultados e fizer sentido utilizar todos os recursos disponíveis, vale considerar tanto inbound quanto outbound marketing na sua empresa.
Agora você sabe o que significa outbound marketing e viu se ainda vale a pena investir nele. Essa decisão depende das características da sua marca e do que você busca no mercado. Por isso, não deixe de avaliar as alternativas para montar um bom planejamento de marketing!
Quer tornar as vendas do seu negócio mais efetivas? Confira o que é o ciclo de vendas e como o marketing reduz esse trajeto!