O que fazer para aumentar as vendas no início do ano?

Ao longo do ano, é comum que as empresas registrem diversos períodos em que ocorre o aumento no número de clientes e transações, como no Natal, Black Friday e outras datas comemorativas. Mas você sabia que há meios para aumentar as vendas no início do ano?

Historicamente, esse é um período complexo para as vendas e é usual que as empresas tenham baixas no seu faturamento. Porém, existem estratégias que podem ser eficientes para ajudá-lo a superar esses desafios.

Quer saber quais são essas soluções? Continue a leitura deste artigo para entender o que fazer para aumentar as vendas no início do ano!

Quais fatores influenciam o consumo no início do ano?

Para começar, vale a pena destacar os fatores que influenciam o consumo das pessoas durante o início do ano. Afinal, são eles que geram desafios para as negociações das empresas no período.

Nesse sentido, é fundamental ressaltar que, nessa época, muitas pessoas vivenciam um período de aumento nos seus custos. Por exemplo, em diversos locais há o pagamento de tributos como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Além disso, para famílias com filhos, há as despesas com educação. É necessário fazer a matrícula na escola ou faculdade e comprar os materiais que serão usados ao longo do ano. Desse modo, é natural que essas pessoas não priorizem outras compras devido aos limites no orçamento. 

Junto à ampliação dos gastos no início do ano, existem outros fatores que podem exercer influência nos padrões de consumo. Entre os principais estão as datas comerciais que acontecem no final do ano anterior — como Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Por que se planejar para esse período?

Como você percebeu, há muitos fatores que influenciam as suas vendas no início do ano. Logo, é fundamental ter um planejamento para o período. Assim, sua empresa não terá problemas caso haja queda no faturamento.

Vale a pena destacar que os primeiros meses do ano também representam um momento de aumento nos custos da empresa. Além dos impostos que ela pode pagar no período, é comum haver a necessidade de repor estoque, por exemplo.

Ademais, mesmo com menor faturamento, o negócio continuará precisando lidar com seus compromissos financeiros fixos, como aluguel e salários. Então é importante ter um bom faturamento para arcar com esses custos.

Portanto, o planejamento é essencial para trazer mais previsibilidade financeira à empresa. Dessa forma, é possível reduzir os riscos da operação. 

Quais estratégias usar para aumentar as vendas no início do ano?

Apesar dos desafios que o início de ano impõe para as vendas, existem formas de aumentá-las durante o período.

Confira as principais estratégias que você pode adotar!

Faça saldões

Os saldões podem ser uma oportunidade interessante para queimar o estoque que não foi vendido durante as festas de final de ano e atrair a atenção dos consumidores para os seus produtos. Nessa iniciativa, é possível utilizar táticas que conquistam a simpatia do cliente.

Uma alternativa é usar frases promocionais chamativas e até divertidas, como: “Queima de estoque: últimas unidades com o preço de 2024!” ou “Esqueceu o presente de Natal? Venha comprar uma lembrança para o Carnaval”.

Existem inúmeras possibilidades — e usar a criatividade pode ser uma resposta. No entanto, tenha em mente que as promoções devem ser reais, pois apresentar falsas promessas pode afastar o consumidor.

Pense em promoções

Além dos saldões, você pode pensar em promoções específicas para o início do ano. É possível apresentar descontos vantajosos nos produtos ou criar ofertas do tipo “compre 1, leve 2” ou “compre x itens e ganhe um brinde”.

Elas podem engajar o consumidor a buscar o seu negócio e comprar. Além disso, procure investir em anúncios, especialmente na internet, para informar sobre promoções e atrair público para seu negócio.

Retome contatos do passado

Como o período de fim de ano é mais agitado, é natural que o time de vendas priorize o contato com clientes com potencial de fechar negócio. Ou seja, aqueles que ainda não tomaram a decisão de compra tendem a ficar em segundo plano.

Nesse sentido, uma alternativa é aproveitar o início de ano para retomar negociações. O WhatsApp pode ser um aliado na hora de retomar contatos do passado, visto que ele é uma ponte instantânea entre o seu negócio e o consumidor em potencial.

Durante o contato, o time de vendas pode se apresentar novamente e até dialogar sobre condições especiais para o cliente. Com isso, é possível concluir negociações para aumentar as vendas no início do ano.

Mantenha o time de vendas engajado

O time de vendas da sua empresa precisa estar engajado e preparado para atrair o cliente de diversas formas, seja por meio de vendas presenciais, online ou pelo WhatsApp.

Uma ação que pode dar um incentivo a mais nas vendas é o oferecimento de bônus para aqueles que forem os maiores captadores de clientes. Esse caminho costuma ser um diferencial para agradar o seu time e incentivar a venda de produtos.

Também é fundamental investir em programas de capacitação para os colaboradores. Desse modo, eles ficam a par das principais tendências de venda e podem quebrar as objeções dos clientes mais rapidamente.

Fidelize seu público

Não basta pensar em efetuar uma venda pontual: é importante ter clientes recorrentes. Por isso, ofereça um atendimento próximo e personalizado, já que ele contribui para fidelizar o público para a sua empresa.

Você também pode fazer promoções direcionadas à fidelização. É o caso de oferecer desconto para a próxima compra ou cashback sobre o valor do pedido atual. Desse modo, é possível estimular a fidelidade daquele consumidor. 

Vale a pena destacar que fidelizar um cliente costuma ser mais barato do que atrair um novo. Portanto, ao gerar uma base recorrente de público, a empresa pode manter números interessantes de venda no primeiro trimestre.

Como você aprendeu, existem diferentes abordagens para aumentar as vendas no início do ano. Então aproveite o momento para avaliar o que você viu e selecionar as estratégias que fazem mais sentido para a realidade da sua empresa.

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