Você já se deparou com uma seção de perguntas frequentes (FAQ) enquanto navegava em um site na internet? Apesar de não ser obrigatório, esse tipo de página tende a agregar valor para o seu público, especialmente se você souber como utilizá-lo.
Toda empresa tem aquele conjunto de perguntas que se repetem entre os clientes. Esses questionamentos recorrentes podem se transformar em um guia rápido para os usuários do seu site, além de contribuir para a sua taxa de conversão.
Quer descobrir por que você deveria criar uma página de perguntas frequentes no site da empresa? Então acompanhe os principais motivos para investir nesse recurso!
O que é uma página de FAQ?
A página de FAQ (Frequently Asked Questions) reúne um conjunto de perguntas mais recorrentes com as quais sua empresa costuma lidar e suas respectivas respostas. Ela serve para qualquer tipo de site, e-commerce e até blog.
O primeiro objetivo dessa seção é sanar rapidamente as questões mais corriqueiras dos clientes. Ela facilita e agiliza o atendimento, permitindo que o público saiba mais sobre produtos, serviços e políticas da empresa, sem precisar entrar em contato com um atendente.
Além disso, a FAQ é um sistema que se alimenta a partir da interação com o seu público. São os próprios usuários que fornecem as informações mais relevantes para incluir na página.
Esses dados costumam ser coletados a partir de interações, como:
- atendimentos ao cliente;
- buscas no próprio site da empresa;
- termos que constam no Google Search Console;
- seção “as pessoas também perguntam” no Google, entre outras fontes.
Por que criar uma página de perguntas frequentes?
A página de FAQ não é apenas uma forma de responder rapidamente ao cliente. Ela é um meio para melhorar a entrega e os processos da sua empresa no que diz respeito ao atendimento. Quer entender quais são os benefícios desse recurso?
Acompanhe os principais!
Melhora a experiência do usuário
A experiência de navegação no site da empresa inclui encontrar todas as informações que o usuário busca sem precisar aguardar por interação humana. Nesse quesito, a página de perguntas frequentes cumpre com o seu papel de maneira ágil, fácil e intuitiva.
Com a FAQ, quando o cliente chega ao atendimento, ele já tem as principais informações de que precisa sobre o negócio. Como resultado, é mais provável que ele esteja preparado para avançar para uma etapa de conversão, por exemplo.
Oferece suporte sempre disponível
Ter a página de FAQ constantemente disponível no site da empresa colabora para fornecer suporte em tempo integral aos clientes. Ela funciona como um canal de autoatendimento em que cada usuário pode buscar o que necessita.
A principal vantagem é que o recurso diminui o tempo de espera pela solução de problemas. Também é possível desafogar o time de atendimento, que consegue se dedicar a casos específicos e mais complexos.
Qualifica o contato com o cliente
Como o foco principal da página de perguntas frequentes é solucionar as dúvidas dos clientes, ela diminui consideravelmente os contatos com a equipe. Com menos solicitações feitas por chat, e-mail, ligações e até redes sociais, o tempo de prestação desses serviços se reduz.
Não se trata somente de enxugar o time de atendentes, mas de qualificar os atendimentos e encantar seu cliente sem necessariamente aumentar os custos.
Amplia as vendas do negócio
Uma FAQ bem construída costuma melhorar as vendas. Com acesso a mais informações e transparência na hora de resolver suas dúvidas, o visitante tende a se sentir seguro, tornando-o mais inclinado a fechar uma compra.
Um exemplo é a pessoa que deseja comprar online. Ela quer ter certeza de que, se a aquisição for equivocada, a empresa terá uma política clara de trocas e devoluções. Nesse caso, um bom argumento para a venda é a apresentação da política da empresa com transparência na FAQ.
Melhora seu posicionamento em mecanismos de busca
Além de melhorar seu site internamente, uma FAQ robusta contribui para o SEO (Search Engine Optimization) e um melhor ranqueamento em mecanismos de busca. Quando bem construídas, as respostas podem ser interpretadas pelo algoritmo na internet como úteis para o usuário.
Quando a página traz informações relevantes, claras e concisas, o mecanismo aumenta a sua visibilidade. A dinâmica costuma ajudar a atrair mais visitantes online e, eventualmente, melhorar a imagem do negócio.
Como fazer uma boa página de perguntas frequentes?
Criar sua própria página de perguntas frequentes exige pensar em aspectos essenciais capazes de potencializar seus esforços.
Alguns exemplos são:
- geração de respostas objetivas e concisas;
- construção de respostas a partir do ponto de vista do cliente;
- capacitação do usuário para utilizar o site;
- agrupamento de perguntas por categoria;
- indicação de qual é o próximo passo que o usuário deve dar;
- redução das desistências de compras;
- condução do usuário até a etapa de conversão.
A ideia é diminuir ao máximo a resistência existente entre as dúvidas do cliente e a sua decisão de compra. Nesse contexto, você pode contar com o suporte da ABContent.
Somos uma agência de marketing digital e comunicação, especializada em soluções de conteúdo e focada em melhorar o SEO, o posicionamento e a performance do cliente. Entre as soluções que oferecemos, está a construção estratégica de FAQs.
Com uma página de perguntas frequentes, você compila as principais informações sobre o negócio, serviços e produtos e as torna claras e acessíveis para os visitantes do site. Desse modo, as chances de conversão crescem, os custos operacionais diminuem e a experiência do cliente melhora.
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