Quem está em busca de dicas de administração, de empreendedorismo ou de marketing não pode deixar de saber quem é Philip Kotler. Kotler é referência juntamente a outros nomes famosos nesses temas, como Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker.
Inclusive, ele é conhecido por alguns como “Pai do Marketing”. Por isso, conhecer as contribuições extensas desse guru mundial aos profissionais do mundo de negócios é interessante. Nesse artigo, algumas delas serão abordadas.
Confira as informações a seguir para aprimorar seus resultados por meio dos conhecimentos de Philip Kotler!
Quem é Philip Kotler?
O americano Philip Kotler é um professor universitário e PhD em economia. Ele coleciona formações de peso em seu currículo. Alguns lugares por onde passou foram a Universidade Harvard, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a Universidade de Chicago e a Universidade DePaul.
Ao longo de suas formações, desenvolveu teorias que guiam profissionais de todas as áreas desde o início dos anos 60. Hoje, aos 89 anos, Kotler oferta palestras em todo o mundo para falar de seus conhecimentos.
O que é aprendeu também está registrado em mais de 55 livros e por meio das coautorias de 150 artigos publicados. Mas quais são exatamente os conhecimentos de Kotler? O autor desenvolveu teorias em diversas áreas, como:
- educação;
- didática de marketing;
- meio ambiente;
- endomarketing;
- responsabilidade corporativa;
- redução da pobreza;
- marketing governamental;
- hospitalidade;
- saúde;
- demarketing;
- marketing local;
- inovação etc.
Todos os assuntos são relevantes às empresas, não é mesmo? Afinal, as temáticas sociais, sustentáveis e voltadas à comunicação adequada ao público, bem como a transformação digital, ganham cada vez mais espaço.
O que muitos não sabem, porém, é que Philip Kotler é responsável pela disseminação de grande parte delas. Que tal entender mais sobre a importância dele no empreendedorismo?
Qual sua importância para empreendedores?
Agora você sabe que Philip Kotler está à frente de diversas discussões que cercam o marketing tradicional, bem como a consideração de temas sociais e ambientais na hora de elaborar projetos.
Por si só, essa contribuição já é relevante aos profissionais da atualidade. Porém, também é preciso falar sobre seu papel no empreendedorismo digital.
Os profissionais de administração e marketing da atualidade precisam saber se comunicar adequadamente com os consumidores — que estão na internet. Além disso, para saber gerenciar o negócio com sucesso é preciso adequar a empresa às necessidades atuais do mercado.
Essas são questões constantemente abordadas por Kotler. Em seu livro Marketing 4.0: Do tradicional ao digital, lançado em 2016, a tendência de inovação e a necessidade de analisar o comportamento do consumidor ficam claras.
Ele defende que, além de entender o básico sobre o universo de negócios, é preciso se manter constantemente atualizado. Outros livros importantes do autor são “Marketing de A a Z (2003)”, “Administração de Marketing (2005)”, “Marketing 3.0 (2010)” e “Capitalismo e Confronto (2015)”.
Assim, é possível perceber o papel relevante que Kotler cumpre no desenvolvimento profissional dos marqueteiros, gestores e empreendedores. Ao buscarem saber mais sobre suas obras, eles podem otimizar os resultados e se preparar para as mudanças da área.
Quais são as lições que Philip Kotler pode trazer?
Conhecidos os principais pontos abordados por Kotler, bem como sua relevância na construção de um marketing para empreendedores eficiente e prognóstico, é hora de acompanhar algumas de suas principais lições.
Confira!
Processos de vendas
O professor americano delimitou uma espécie de funil que ajuda os empreendedores na maximização de suas vendas. Para isso, é preciso:
- prospectar clientes;
- compreender suas necessidades e dores;
- buscar soluções que as atendam;
- propô-las ao público;
- negociar contratos;
- fechar a venda.
Ao considerar essa ordem, os profissionais conseguem sistematizar o processo de vendas, o que tende a aprimorar seus resultados.
Integração
Não é incomum encontrar organizações que separam o departamento de marketing dos demais. Contudo, na visão de Kotler, essa não é uma boa ideia.
Ele afirma que o setor de marketing é imperativo na tomada de decisão de toda a empresa. Assim, a equipe e os processos dele devem ser considerado a todo momento — em especial nos períodos de crise.
Satisfação em primeiro lugar
Unida à customer sucess, a experiência do consumidor é extremamente relevante para o sucesso de qualquer empreendimento. Ela deve tornar a jornada de compra inesquecível, fidelizando o consumidor à marca.
Para isso, Philip Kotler sugere centralizar o cliente. Ao compreender suas necessidades, é possível atuar como um porta-voz, que leva soluções verdadeiramente eficientes ao mercado.
Branding
Termo em inglês para gestão de marca, o branding também é um tema constantemente abordado por Kotler. Ele sugere que o branding é o motivo pelo qual algumas marcas, como o café Starbucks, conseguem vender produtos “comuns” a um preço acima da média.
Desse modo, recomenda que todas as empresas foquem na construção e no gerenciamento de um negócio que se aproxime do público, levando soluções relevantes a ele.
Responsabilidade social e ambiental
Philip Kotler não se volta apenas ao lucro em sua abordagem. Ele diz que é fundamental incluir a responsabilidade social nas estratégias.
Segundo suas teorias, essa é uma estratégia para trazer saúde ao negócio, construir uma boa imagem da marca e, claro, contribuir com o planeta.
Storytelling
Por fim, Kotler sugere que os profissionais de negócios contem histórias. Para ele, a capacidade de contar uma boa história é uma grande responsável pelo sucesso de muitas estratégias de marketing.
Como você viu, Kotler tem muitos ensinamentos para profissionais da área de marketing e empreendedorismo. Contudo, seguir suas dicas nem sempre é uma tarefa simples. Em especial, no mercado digital — onde tudo muda rapidamente.
Nessa hora, é interessante contar com especialistas no assunto em marketing digital — como as empresas de produção de conteúdo. Elas criam produções alinhadas ao negócio e, com isso, amparam a visibilidade, a autoridade, o alcance e o sucesso de sua marca.
Philip Kotler fez história como pai do marketing — e continua a fazer até os dias de hoje. Sendo assim, é interessante se manter atualizado em relação aos ensinamentos do professor. Una os aprendizados deste conteúdo com uma estratégia de produção de conteúdo de qualidade e alavanque seu negócio!
Caso deseje saber ainda mais sobre a importância de uma produção personalizada às suas necessidades, entenda como escolher a empresa de marketing de conteúdo certa!