Para gerir um negócio, já não é mais suficiente contar apenas com apenas habilidades administrativas convencionais. Como uma empresa costuma apresentar diversos setores, é essencial entender a mente dos colaboradores e compreender suas prioridades e necessidades.
Nesse sentido, a Pirâmide de Maslow pode ser uma verdadeira aliada dos gestores. O seu objetivo é organizar as necessidades do ser humano, das mais abstratas às mais concretas. Embora seja uma teoria da Psicologia, ela pode ser aplicada nas empresas para realizar a gestão de pessoas.
Ficou interessado no assunto? Neste post, você entenderá o conceito de Pirâmide de Maslow e como aplicá-lo no seu negócio.
Confira!
O que é e como funciona a Pirâmide de Maslow?
Também conhecida como Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, a Pirâmide de Maslow consiste em um modelo que tenta organizar as necessidades do ser humano. Elas são estruturadas conforme a prioridade que apresentam.
Se uma pessoa está com fome, ela precisa comer — essa é uma necessidade do seu organismo. Já se ela está infeliz no trabalho, pode ser que esteja precisando de uma valorização dos superiores ou de atividades mais desafiadoras — sendo essa uma necessidade de aspecto mais abstrato.
Logo, a teoria traz ideias da Psicologia e envolve diversos níveis de necessidade do ser humano, sendo representados por camadas. A ordem, da base ao topo da pirâmide, é a seguinte:
- necessidades fisiológicas: hidratação, alimentação, higiene e repouso;
- necessidades de segurança: proteção física, conforto, moradia e estabilidade financeira;
- necessidades sociais: relacionamentos amorosos, amizades e família;
- necessidades de autoestima: representa maneiras de obter valorização na vida pessoal e profissional;
- necessidades de autorrealização: relacionada com desejos mais particulares, como aqueles que envolvem superação.
Por que essa teoria foi criada?
A Pirâmide de Maslow foi criada pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow no livro Teoria da Motivação Humana, em 1954. O seu objetivo era entender e organizar as necessidades humanas de maneira hierárquica, visando compreender melhor as prioridades das pessoas.
Maslow analisava a experiência dos indivíduos investigando a esperança, o amor, a fé, a espiritualidade e a existência. Segundo o autor, para atingir o estado mais desenvolvido de consciência e realizar todo o seu potencial, as pessoas devem descobrir qual é o seu verdadeiro propósito na vida e sair em busca dele.
Como utilizar a Pirâmide de Maslow nas empresas?
Agora que você já sabe o que é a Pirâmide de Maslow e como ela funciona, chegou o momento de entender como utilizá-la nas empresas. Nesse caso, é fundamental que o gestor conheça as necessidades individuais dos colaboradores, antes de cobrar produtividade.
Imagine que, em uma companhia, as promoções e metas representam o topo da pirâmide, ou seja, a autorrealização. Aqui, se as demais necessidades dos funcionários não forem trabalhadas, dificilmente eles se empenharão para subir todos os níveis até o topo.
Quando o profissional se sente realizado, há um aumento da sua autoestima e do sentimento de realização. Se isso vai ao encontro da necessidade dele, sua produtividade e a ligação com o trabalho podem aumentar. Oferecer promoções, planos de carreira e bonificações são algumas estratégias.
Agora você já sabe como a Pirâmide de Maslow pode ser aplicada para melhorar os resultados da empresa. Lembre-se de que essa teoria reflete sobre o comportamento humano e o conceito pode ser adotado pelo gestor em diversos momentos!
Gostou do conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais e distribua o conhecimento!