Você sabe o que os anúncios de mais sucesso on-line têm em comum? Um bom plano de mídia. Seja no âmbito digital ou no meio físico, a elaboração e a divulgação de campanhas de marketing bem-sucedidas representam um desafio.
A concorrência é indiscutível. Além disso, com a popularização do acesso à internet, surgiram novas ferramentas como veículos importantes de comunicação entre uma marca e o seu público. No entanto, o que é um plano de mídia?
Neste artigo, você verá por que vale a pena investir em uma estratégia orgânica para construir uma presença on-line sólida e duradoura. Continue a leitura!
O que é plano de mídia?
O plano de mídia tem a finalidade de escolher em qual local cada iniciativa de marketing será implementada, diante de variados meios de comunicação e de veiculação de campanhas. O trabalho estratégico é realizado com base em uma série de fatores.
Assim, ele estabelece os principais veículos de uma campanha, objetivando, por exemplo, o alcance do tráfego orgânico.
O que é mídia orgânica e qual é sua relevância?
Entendido o que é plano de mídia, é interessante pontuar o conceito e a importância de uma estratégia de mídia orgânica. De modo geral, a concepção abrange os métodos e as práticas empregadas na atração de visitantes e no engajamento do público.
Em vez de focar o investimento em publicidade paga, a abordagem de mídia orgânica visa criar conteúdo relevante, otimizar a presença on-line e promover interações genuínas com a audiência. Vale destacar que o SEO é um dos seus principais componentes.
A sigla significa search engine optimization, e tem como objetivo melhorar o posicionamento da marca nos resultados de buscadores, como o Google. Nesse contexto, a importância de investir na estratégia de mídia orgânica está na construção de um relacionamento duradouro com o público-alvo, estabelecendo autoridade no mercado.
Quais são os demais elementos de uma estratégia orgânica eficaz?
Ao tratar de SEO, é fundamental destacar que o marketing de conteúdo, as redes sociais e o engajamento com o público também são elementos de uma estratégica orgânica.
Entenda esses elementos mais a fundo!
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é imprescindível em uma estratégia de mídia orgânica eficaz, já que ele trabalha com a produção e a distribuição de materiais relevantes, úteis e consistentes. A finalidade é atrair e engajar uma audiência previamente definida.
Essa modalidade não só eleva o nível de visibilidade on-line, mas também implica o aumento da sua credibilidade. Desse modo, o marketing de conteúdo ajuda a gerar tráfego orgânico de modo sustentável.
Redes sociais
As redes sociais também exercem um papel relevante em uma estratégia de mídia orgânica. Elas funcionam como veículos poderosos para a distribuição de conteúdos, a construção da presença on-line e o engajamento do público — sem necessariamente usar a publicidade paga.
Uma presença ativa e estratégica nas redes sociais permite atingir uma audiência diversificada e ampla. Como resultado, tanto a lealdade dos consumidores quanto a conexão emocional tendem a ser fortalecidas.
Engajamento com o público
Do mesmo modo que uma presença ativa e estratégica, o engajamento com o público contribui para o plano de mídia orgânica, fortalecendo a conexão emocional entre marca e clientes. A razão é que uma relação próxima tende a levar à preferência perante a concorrência.
O engajamento é um dos fatores que impactam o algoritmo das plataformas, ampliando o alcance orgânico e até a visibilidade das publicações. Curtidas, compartilhamentos e outras interações costumam indicar que o conteúdo é valioso e relevante — expandindo a sua exposição.
Quais são as vantagens de uma estratégia de mídia orgânica?
Você viu quais são os componentes de uma estratégia de mídia orgânica e o que é plano de mídia. Agora, é hora de entender as principais vantagens de apostar nesse tipo de estratégia.
Confira!
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um dos pilares da abordagem. O motivo é que, diferentemente da mídia paga — que tem os seus efeitos cessados ao final do investimento —, a mídia orgânica permanece gerando resultados.
Conteúdos que tenham qualidade, como blog posts, publicações nas redes sociais, vídeos e outros formatos, continuam acessíveis. Com isso, eles podem atrair engajamento e tráfego sem custos contínuos.
Credibilidade
Os conteúdos orgânicos, quando relevantes e úteis para a audiência, também auxiliam na construção da autoridade da marca. Afinal, quando os potenciais consumidores encontram informações relevantes divulgadas, eles tendem a confiar na empresa.
Inclusive, a confiança é até reforçada por essa percepção que se cria de que a companhia tem a preocupação de agregar valor — não só de vender a sua solução ao público. O resultado é que o engajamento passa a ser orgânico e significativo.
Retorno sobre o investimento
Em estratégias de mídia orgânica, o ROI (retorno sobre o investimento) costuma ser mais elevado a longo prazo. Ainda que a criação de um conteúdo de qualidade demande trabalho e tempo, o custo-benefício tende a ser mais vantajoso.
Além disso, como você aprendeu, um conteúdo relevante e adequadamente otimizado tem o potencial de atrair tráfego qualificado e contínuo. Com o tempo, ele pode resultar em mais leads e conversões.
Como visto, recorrer a um plano de mídia orgânica é essencial para a eficácia das campanhas de marketing implementadas por uma empresa. O recurso assegura o direcionamento estratégico dos esforços e preserva a consistência da marca.
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