Se você tem uma ideia de empreendimento e quer transformá-la em realidade, ou tem uma empresa e deseja expandi-la e melhorar seu desempenho, vale a pena traçar um plano de negócios. Esse instrumento pode garantir um futuro promissor para seu investimento.
Mas você sabe por que esse planejamento é tão importante para o sucesso da sua empresa? Ao entender melhor o que ele representa, você verá que as tomadas de decisão serão facilitadas, e terão mais embasamento.
Neste post, você aprenderá o conceito, a importância e o passo a passo para fazer esse planejamento de forma eficiente e alinhado às suas soluções. Confira!
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento que apresenta as metas, os meios, as necessidades e as projeções de um empreendimento. Ele serve como um guia para orientar as decisões e as ações dos gestores e dos colaboradores, e para atrair investidores, clientes e parceiros.
Esse planejamento segue diferentes formatos e níveis de detalhamento, dependendo do tipo, do tamanho e da fase do negócio. Mesmo assim, alguns elementos são comuns a qualquer plano de negócios, como:
- natureza e propósito do negócio;
- perfil e necessidades do público-alvo;
- análise do mercado e da concorrência;
- produtos ou serviços oferecidos e seus diferenciais;
- modelo de receita e custos envolvidos;
- estrutura organizacional e equipe necessária;
- plano de marketing e vendas;
- plano financeiro e o fluxo de caixa;
- finalidades e propósitos a serem cumpridos;
- indicadores de desempenho e critérios de avaliação;
- riscos e oportunidades do negócio;
- cronograma e orçamento do projeto.
Qual é a importância de um plano para o negócio?
Entendendo o conceito de plano de negócios, é fácil perceber as razões que o tornam relevante, certo? Como você viu, esse documento guiará as ações tomadas pela gestão em relação a investimentos, processos e muito mais.
Confira outras razões para o plano de negócios ser tão importante para as empresas!
Validação do negócio
Um dos motivos para as empresas investirem em um plano de negócios é a validação da ideia de empreendimento, que deve ser atrativa e atender a uma demanda real do mercado. É preciso que ela se mostre diferenciada da concorrência, lucrativa e sustentável a longo prazo — e o documento tem o papel de apresentar essas características.
Planejamento
Um plano bem elaborado também é um instrumento valioso para planejar o futuro da empresa. Ele contribui para definir seus principais objetivos e metas, traçando uma estratégia rumo ao sucesso — o que facilita a gestão empresarial.
Captação de recursos
Se você precisa angariar recursos para a operacionalização da sua empresa, por exemplo, o plano de negócios é um excelente aliado. Ele é o cartão de visitas ideal para apresentar aos investidores, fornecedores, parceiros e até clientes. Quanto mais convincente ele for, maiores as chances de realizar bons negócios.
Tomada de decisões
Por fim, esse recurso serve como um roteiro para orientar as decisões e as ações dos gestores e dos colaboradores da empresa. Ele ainda funciona como uma ferramenta de controle e de correção, permitindo identificar e resolver os problemas e desvios que possam surgir ao longo da execução do negócio de forma rápida e precisa.
Como traçar um plano de negócios?
Diante da importância do plano de negócios para a empresa, você pode imaginar que traçá-lo não é uma tarefa simples — mas ela não é impossível. Independentemente do método escolhido, é preciso seguir alguns passos para elaborar um planejamento empresarial consistente e prático.
Veja quais são eles!
Faça uma pesquisa de mercado
O primeiro passo para traçar um plano de negócios é fazer uma pesquisa de mercado. Ela consiste em coletar e analisar dados sobre o segmento, o público-alvo, a concorrência, as tendências e as oportunidades que possam tornar sua gestão estratégica.
O seu principal objetivo é entender o cenário em que a empresa está inserida, as necessidades e as expectativas dos clientes. Além disso, a pesquisa ajuda a identificar pontos fortes e fracos dos concorrentes, ameaças e oportunidades do ambiente externo que possam afetar o futuro do empreendimento.
Defina o modelo de negócio
O segundo passo para criar o documento é definir o modelo de negócio, que é uma descrição de como a empresa vai gerar valor para os clientes e para si mesma. Ele pode ser representado por meio de uma ferramenta visual, sintetizando os principais elementos de um negócio, como:
- proposta de valor;
- segmento de clientes;
- canais de comunicação;
- relacionamento com clientes;
- fontes de receita;
- recursos-chave;
- atividades-chave;
- parcerias;
- estrutura de custos.
Elabore o plano financeiro
Depois, será preciso elaborar o planejamento financeiro, ou seja, uma projeção das receitas, custos, investimentos, fluxo de caixa e ponto de equilíbrio do negócio. O ideal é que ele seja feito por meio de planilhas, softwares ou aplicativos, que calculam e simulam diferentes cenários e resultados.
A finalidade de um plano financeiro é avaliar a viabilidade econômica e financeira da empresa. Ele ainda contribui para definir metas e indicadores de desempenho.
Escreva o plano de negócios
Mais um passo para traçar um plano de negócios de sucesso é escrever o material. Para isso, é fundamental organizar e apresentar as informações coletadas e analisadas nas etapas anteriores, de forma clara e objetiva.
Normalmente, o documento contém os seguintes elementos:
- capa: com nome, logo, endereço e contato da empresa;
- sumário executivo: com um resumo dos principais pontos do plano de negócios;
- descrição do negócio: uma caracterização minuciosa do empreendimento;
- análise de mercado: avaliação das informações coletadas na fase de pesquisa;
- plano de marketing: planejamento das ações para atingir seus objetivos nessa área;
- plano operacional: organização da estrutura, equipe, atividades etc.;
- plano financeiro: planejamento das fontes de receita, estrutura de custos, investimentos e outros.
Avalie os riscos do negócio
O último passo para traçar um plano de negócios é avaliar os riscos envolvidos na operação, que estão associados tanto aos fatores internos quanto externos à empresa. Eles podem afetar negativamente seu desempenho e resultados.
A avaliação e a gestão de riscos pode ser feita por meio de ferramentas como a matriz de riscos. Trata-se de uma tabela que gera uma classificação segundo a probabilidade e o impacto da ocorrência. Ela define as ações de prevenção e de contingência para cada ameaça, por exemplo.
Como visto, o plano de negócios é um documento fundamental para o empreendedor que deseja iniciar, expandir ou melhorar uma empresa. Ao elaborá-lo, a gestão poderá definir e comunicar as principais informações e projeções sobre o negócio.
Se você gostou deste conteúdo, deixe seu comentário e compartilhe sua opinião ou experiência sobre o assunto!