Como fazer um boletim informativo?

A comunicação entre empresas e clientes é um ponto bastante sensível nas relações de consumo. Nos últimos anos, o mercado consumidor se tornou mais exigente e, mais do que exigência, as pessoas estão demandando relacionamento.

Diante desse cenário com mais desafios, as empresas bem preparadas passaram a estabelecer meios de contato constante com os clientes e potenciais consumidores. E um dos principais recursos utilizados para dar conta dessa tarefa é o boletim informativo.

Um informativo empresarial é uma poderosa ferramenta de atração, retenção de clientes e geração de autoridade perante a audiência. Além disso, ele pode ser a chave para estabelecer relações de pós-venda e manter as pessoas nutridas com informações sobre seus negócios e as novidades que os envolvem.

Para a sua empresa ter sucesso na comunicação institucional e no marketing digital, é preciso saber como fazer um boletim informativo de qualidade. E este é o tema do post de hoje. Aproveite para conhecer as principais necessidades de um boletim e saiba qual é a melhor forma de produzi-lo. Boa leitura!

Afinal, o que é um boletim informativo?

Um boletim informativo é uma ferramenta de comunicação e marketing que uma empresa utiliza para estabelecer uma comunicação periódica com os clientes e interessados.

Geralmente, os boletins são disparados para uma lista de pessoas que optaram por recebê-lo, são os famosos assinantes.

O boletim informativo digital também possui um outro nome bastante conhecido: Newsletter. A plataforma mais utilizada para veicular os boletins é o e-mail.

Qual a serventia dessa comunicação?

A principal finalidade de uma newsletter é estabelecer comunicação constante, certo? Então, pense no boletim como uma espécie de revista. A cada edição, os assinantes esperam por novos conteúdos, assuntos diferentes e temas atuais.

Com o boletim a lógica é bem semelhante: é preciso trazer novidades e informações úteis para os assinantes, a fim de captar a atenção deles e manter a sua marca sempre em contato com clientes e leads.

A principal diferença entre uma revista e um boletim informativo de uma empresa é o seu foco. Enquanto uma revista vai atrás de temas diversos, as newsletters abordam assuntos que, de uma forma ou de outra, entram em sintonia com os produtos e serviços da empresa.

Sendo assim, fica claro que o boletim é diferente de um e-mail marketing. Seu foco não é promover vendas, divulgar promoções e estimular consumo, mas sim estabelecer relacionamento e gerar atração por meio de conteúdos.

Quais são os procedimentos para criar um bom boletim informativo para seus clientes?

Quando falamos de comunicação estratégica e marketing digital, é preciso ter em mente que cada linha, cada link, cada recurso tem uma finalidade, um propósito.

Por essa razão, boletins informativos devem ser concebidos com foco em gerar resultados e, para isso, é preciso atenção e cuidados.

Veja abaixo o que todo boletim deve apresentar para conseguir bons resultados!

1. Estabeleça um modo de captação de assinantes

Antes de mais nada, pense na forma como a audiência será captada. Por se tratar de uma comunicação direta, no qual o cliente opta por receber informações da empresa, é fundamental estabelecer formas de captação de contatos.

As empresas costumam oferecer CTAs para assinatura de newsletter em blog posts, na home de seus sites e utilizando de outros recursos como pop-ups para captar novos assinantes.

Lembre-se que ninguém vai assinar seu boletim se não conseguir atestar que sua empresa produz bons conteúdos, por isso, antes de pensar em newsletter, pense em estabelecer comunicação via blog, pelas páginas do site empresarial e pelas redes sociais.

2. Seja estratégico na distribuição dos boletins

A regra de ouro para os e-mails é: se não houver relevância, não envie. Isso acontece porque a comunicação via e-mail é muito sensível, pode tomar você como exemplo. Quantos e-mails passam batido todos os dias na sua caixa de entrada?

É preciso estabelecer periodicidade, porém, acima disso, pense em relevância. Ser estratégico no ato de se comunicar demanda saber a hora exata de entrar em contato.

3. Selecione uma plataforma de envio e construção do boletim digital

Feita a construção de uma base de assinantes e uma boa curadoria nos conteúdos, é hora de dar forma ao seu boletim informativo.

Para isso, o ideal é utilizar uma plataforma de construção de newsletters. Algumas das mais famosas são:

  1. MailChimp;
  2. MailerLite;
  3. Campaign Monitor.

Com essas ferramentas, sua empresa pode desenvolver diferentes templates para os boletins e até criar outros tipos de comunicação por e-mail (como o e-mail marketing).

A grande vantagem de utilizar essas ferramentas é que elas dispensam a necessidade de programar e criar um código HTML para dar forma ao seu boletim. Com isso, a produção se torna mais simples e ágil.

4. Seja criativo do começo ao fim

Para uma boa performance de abertura e cliques, um e-mail precisa ser bem criativo. O primeiro ponto de atenção com a criatividade é na escolha do assunto do e-mail.

O assunto é o nome do seu e-mail, que fica aparente na caixa de entrada dos assinantes. Um bom nome é meio caminho andado para obter a abertura do e-mail, porém, todo o “recheio” do seu boletim também precisa ser bem elaborado.

5. Insira recursos estratégicos

Tem um bom texto no blog? Então, divulgue o link e dê ao seu leitor a oportunidade de conhecer os conteúdos da sua empresa direto na fonte.

Está querendo captar dados ou direcionar o tráfego para uma página do seu site? Então, utilize botões e outros tipos de CTA para converter o público.

Boletim informativo é feito da seguinte fórmula: conteúdo + estratégia. Sendo assim, é preciso pensar em meios para reter a atenção e ampliar cada vez mais o interesse da audiência sobre a sua empresa e as informações que a orbitam.

Sua empresa precisa de um boletim informativo de qualidade? Deixe isso nas mãos de profissionais!

Nossa dica final para criar um bom boletim é: aposte em quem tem expertise no assunto. Criar um boletim digital pode ser muito divertido, contudo, a tarefa demanda tempo de produção e conhecimento estratégico.

Foque seus esforços no core business da sua empresa e opte por utilizar serviços profissionais para a montagem dos seus conteúdos.

Essa é a melhor forma de assegurar que suas comunicações serão estratégicas, de qualidade e capazes de gerar autoridade perante seu nicho de mercado.

A ABContent atua na produção de conteúdos informativos e boletins empresariais, se dedicando a cada etapa da construção estratégica e criativa desse recurso de comunicação tão importante.

Quer saber como montamos nossos boletins? Então tire suas próprias conclusões ao assinar a nossa newsletter!

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