Quais são as redes sociais mais usadas pelos brasileiros?

A forma como as empresas se comunicam com seus consumidores mudou. Antes, era preciso investir em panfletos, outdoors, rádio e, se possível, TV. Essas ações continuam relevantes, mas o ambiente online se tornou um espaço importante de interação com a audiência.

Por essa razão, saber quais são as redes sociais mais usadas no Brasil é indispensável. Esses canais são ferramentas indispensáveis para divulgação e, principalmente, para criar uma boa conexão com o seu público-alvo.

Quer descobrir de quais redes sociais a sua empresa não pode ficar de fora? Prossiga com a leitura para conhecer as mais usadas pelos brasileiros e entenda por que considerar a sua presença nelas!

Quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?

As redes sociais fazem parte da vida das pessoas. Muitas delas pegam o celular assim que acordam e consomem conteúdos nessas plataformas em diferentes horários. Tendo isso em mente, a sua empresa precisa estar onde seu potencial cliente está.

Confira quais são as redes sociais mais acessadas do Brasil!

WhatsApp

O WhatsApp estava presente em 99% dos celulares dos brasileiros em janeiro de 2025. Além de ser o queridinho das conversas pessoais, ele se tornou um dos principais canais de vendas e relacionamento.

Em 2024, 70% das empresas usavam o aplicativo para contatar leads. Portanto, não é exagero dizer que, se a sua marca não conversa com o seu público pelo WhatsApp, ela provavelmente está perdendo oportunidades.

YouTube

O YouTube tinha 144 milhões de usuários no país no início de 2024. Um dos motivos que explicam o número significativo são as smart TVs. Somente em 2023, 92% das televisões vendidas eram conectadas, permitindo que 75 milhões de brasileiros assistissem ao YouTube diretamente por elas.

Vale destacar que 85% dos usuários já acessavam a plataforma sabendo o que assistiriam. Isso significa que o público busca conteúdo de maneira intencional e, consequentemente, presta mais atenção a ele. Para quem investe em marketing em vídeo, essas informações revelam o grande potencial do YouTube.

Instagram

Dados da Statista mostram que, no Brasil, o Instagram somava 140,7 milhões de usuários em fevereiro de 2025 — o terceiro maior público dessa rede social no mundo. A plataforma se tornou uma espécie de shopping digital, sendo a favorita de 88% dos profissionais de marketing para gerar resultados.

Reels, anúncios segmentados, compras no app e marketing de conteúdo — quando bem implementados — podem tornar o Instagram um potencializador de conversões. Se a sua marca busca proximidade e vendas, esse é um dos caminhos.

Facebook

Muitos afirmam que ninguém mais usa o Facebook. Contudo, os números provam o contrário. Segundo o relatório publicado pela DataReportal, havia quase 112 milhões de brasileiros ativos nessa rede social no início de 2024.

Apesar de não ser a favorita da geração Z, ela continua muito relevante. Nesse sentido, se você quer que a sua empresa tenha um amplo alcance, vale a pena considerar o investimento na alternativa.

Qual é a importância da presença digital mais ampla?

Com o crescimento exponencial das redes sociais, os consumidores passaram a pesquisar mais, fazer comparações e analisar avaliações de produtos e serviços antes de concluir sua compra. Isso mostra que, se sua marca não estiver presente nessas plataformas, ela simplesmente não existe para uma grande parcela do público.

Também é importante lembrar que, mesmo dentro de um grande público, existem variações de comportamento. Vamos usar o exemplo de uma clínica odontológica. 

Ela até pode ter pacientes da mesma faixa etária, porém com hábitos diferentes. Enquanto alguns pesquisam tratamentos no Google, outros preferem acompanhar dicas de saúde bucal no Instagram. Há ainda aqueles que confiam mais em depoimentos em vídeo no YouTube ou TikTok.

Como as empresas podem aproveitar as redes sociais?

Estar presente nas redes sociais mais populares no Brasil é fundamental para um empreendimento crescer e se conectar com o seu público. No entanto, apenas ter uma conta não é o suficiente. É preciso implementar estratégias.

O primeiro passo é compreender quem é o seu público para ajustar as ações de marketing no funil de vendas. Feito isso, realize um planejamento que considere quais são seus objetivos e as ações a serem tomadas a partir de agora.

Tenha em mente que o processo é gradual e demanda consistência. Por essa razão, é interessante criar um calendário editorial para organizar os dias e horários das postagens e, inclusive, a sua produção.

Um ponto de atenção nessa etapa e na interação com o público é o uso excessivo de ferramentas de inteligência artificial. A criatividade é muito importante para você se destacar em meio à concorrência, e nem sempre a IA permite trazer essa característica aos conteúdos.

Como um suporte profissional pode melhorar seus resultados?

As pessoas estão nas redes sociais para interagir — não para consumir propaganda. Por esse motivo, considere contar com a ajuda de profissionais que têm maior conhecimento técnico dessas plataformas.

Lembre-se de que qualidade vale mais do que quantidade. Os especialistas da área sabem o que fazer para identificar o público certo e, com isso, criar conteúdos estratégicos que podem trazer mais engajamento e conversão.

Nessas redes sociais, há a possibilidade de criar anúncios e, assim, investir determinada quantia para que as suas publicações alcancem mais pessoas. Contudo, não é tão fácil fazer isso sozinho e, sabendo disso, você pode ter apoio de quem entende do assunto para buscar melhores resultados.

Neste artigo, você viu que as redes sociais mais usadas no Brasil já deixaram de ser apenas meios de entretenimento. Portanto, se você ainda não investe em nenhuma delas, está perdendo a chance de usar uma ferramenta poderosa a favor do seu empreendimento. 

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