Ter uma régua de cobrança é essencial para reduzir a taxa de inadimplência em empresas. Com ela, o setor financeiro pode manter os clientes atentos aos prazos de vencimento e adotar soluções para diminuir o número de inadimplentes.
Dessa forma, é possível evitar atrasos no pagamento ou reaver o saldo devedor. Assim, seu negócio terá mais segurança em relação à capacidade de quitar as despesas no período provisionado. Então será possível seguir sem dificuldades com o seu plano de crescimento.
Neste conteúdo, você entenderá o que é régua de cobrança e como ela pode ajudar a sua empresa. Continue a leitura e confira!
O que é para que serve a régua de cobrança?
A régua de cobrança é um sistema que determina quais medidas serão adotadas para que a empresa receba o valor devido, seja de faturas em aberto ou pendentes. Logo, seu principal objetivo é evitar ou reverter a inadimplência.
Entre as estratégias que podem ser usadas está a definição de datas para o envio de mensagens de cobrança, conforme o status de pagamento do cliente e o tipo de dívida. O sistema também inclui a implementação de ações conforme a gravidade dos casos que envolvem a falta de pagamento.
Quais são os tipos de régua de cobrança?
Agora que você entendeu o que é e para que serve a régua de cobrança, vale conhecer quais são os seus tipos. Nesse sentido, ela pode ser classificada conforme os meios de pagamentos oferecidos pela empresa.
Assim, é possível montar uma régua de cobrança por boleto, transferência ou débito em conta, por exemplo. Como a ação do pagamento acontece de modo diferente, cada um dos tipos de régua adota uma abordagem específica na hora de cobrar o cliente.
A régua de cobrança também pode ser categorizada em estática ou dinâmica. No primeiro caso, as ações são padronizadas. Enquanto isso, no segundo modelo, as estratégias são personalizadas de acordo com a interação do cliente com as mensagens de cobrança.
Como funciona a régua de cobrança?
Depois de conferir os tipos de régua de cobrança, é preciso aprender como funciona essa ferramenta. Ela acompanha uma linha do tempo que estabelece as formas de abordar o cliente em cada etapa do processo de cobrança.
Assim, é possível definir quando será enviado um aviso de vencimento para evitar que os consumidores não se esqueçam de pagar as faturas em aberto. Além disso, você poderá estabelecer como essa comunicação será feita — e-mail, telefone, WhatsApp ou SMS, por exemplo.
Em caso de atraso no pagamento, pode-se estipular quando uma mensagem informando a não identificação do recebimento será enviada ao cliente para regularizar a situação.
Ainda, é possível estabelecer após quantas tentativas de reaver o crédito serão tomadas medidas incisivas, como inscrição em cadastros de inadimplentes ou, até mesmo, a cobrança judicial.
Como a régua de cobrança pode ajudar a sua empresa?
Entendeu como a régua de cobrança funciona? Agora, chegou a hora de saber como ela pode ajudar a sua empresa.
Veja algumas vantagens que o sistema pode trazer ao negócio!
Facilidade no recebimento
Ao mapear o processo de cobrança, é possível enviar mensagens ao cliente no momento certo — em especial, antes do prazo final de pagamento. Desse modo, ele estará atento à data de vencimento, facilitando o recebimento da fatura em aberto.
Recuperação de crédito
A régua de cobrança também pode ajudar na recuperação de crédito. Com ela, a empresa saberá exatamente quando há a existência de uma pendência e poderá notificar o cliente sobre o atraso no pagamento para recuperar o valor devido o mais rapidamente possível.
Otimização de processo
O sistema contribui para a otimização do processo de cobrança. A razão é que a régua ajuda a entender quais abordagens são mais eficientes e quais ações precisam ser revistas para ser possível receber a maior parte das dívidas que estão para vencer ou em atraso.
Como montar uma régua de cobrança?
Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo uso da régua de cobrança, é essencial saber como montá-la. Por isso, vale conhecer dicas que podem ajudar nessa tarefa.
Confira!
Obtenha informações sobre os clientes
O primeiro passo é conhecer o perfil dos clientes da empresa para identificar a melhor maneira de se comunicar com eles. Além disso, é preciso identificar quais são os métodos de pagamentos utilizados para definir como a cobrança será realizada.
Monte o fluxo de cobrança da sua empresa
Com base nas informações coletadas anteriormente, você pode começar a desenhar o fluxo de cobrança. Assim, ao criar a régua, informe a data de realização das comunicações, a quantidade de contatos que serão feitos antes do próximo tipo de ação e os meios escolhidos para a comunicação.
Elabore as mensagens de cobranças
Também é necessário elaborar os conteúdos das mensagens. Como existem momentos distintos no processo de cobrança, a equipe deve criar textos para cada um deles. Por exemplo, antes do vencimento de uma fatura, vale enviar ao cliente um lembrete sobre o pagamento.
Já no vencimento de uma conta, é interessante relembrar o cliente sobre o prazo. Contudo, tenha cuidado para que a mensagem não pareça rude. Isso porque o consumidor pode se sentir incomodado com o recebimento do aviso, já que ele ainda está no prazo.
Também é essencial criar mensagens de cobrança após o vencimento para a recuperação de crédito. Nesse caso, o conteúdo pode informar a existência de uma pendência e o interesse da empresa em ajudá-lo a regularizar sua situação de forma amigável.
Ademais, é possível ter notificações sobre a possibilidade de protesto e negativação, caso o pagamento não tenha sido efetuado após as demais tentativas de negociação com o cliente. A ideia é aumentar as chances de que a dívida seja paga, sem precisar recorrer às alternativas mais rígidas.
Contrate um software de gestão financeira
Para tornar o processo ainda mais eficiente, é interessante contar com um software de gestão financeira. Com ele, você pode montar uma régua de cobrança automatizada, reduzindo erros na cobrança manual, diminuindo os custos operacionais e melhorando o serviço prestado ao cliente.
Como você viu, a régua de cobrança pode ajudar a sua empresa no que diz respeito ao controle de recebimentos. Ao tornar o processo mais eficiente com esse sistema, é possível reduzir as taxas de inadimplentes — o que traz diversos benefícios para o seu negócio.
E você, utiliza uma régua de cobrança na sua empresa? Deixe um comentário e compartilhe as suas experiências com a recuperação de crédito no negócio!