Remarketing: aprenda o que é e como utilizar essa estratégia

Você sabe o que é remarketing? Com essa prática do marketing digital, é possível resgatar as chances de vendas e otimizar as suas campanhas no ambiente online. Assim, você valoriza os recursos investidos em torno de um produto ou serviço e pode fazer sua empresa crescer.

Contudo, para ter sucesso nessa jornada, é preciso descobrir o que é remarketing e se aprofundar no assunto. Quer saber mais? Então continue a leitura para saber mais sobre o remarketing e entender como aplicá-lo no seu negócio!

Vamos lá?

O que é remarketing?

O remarketing consiste em reforçar o trabalho de marketing digital para uma mesma pessoa que demonstrou interesse previamente. Logo, o intuito é ser lembrado pelo possível consumidor e oferecer uma espécie de segunda chance para a conversão.

Desse modo, a estratégia pode ser utilizada em diferentes situações. Um exemplo de remarketing são as aparições de ofertas a respeito de um produto ou serviço que você pesquisou anteriormente na internet. Assim, esses anúncios podem surgir em redes sociais, e-mails, sites etc.

Outro exemplo envolve situações nas quais você acessou um determinado site, mas não efetivou a compra. Em uma estratégia de remarketing, é possível que os produtos sigam acompanhando você pelo ambiente online, visando convertê-lo em um novo cliente.

Para que serve o remarketing?

Como você reparou, o remarketing oferece novas oportunidades para que interessados nos produtos ou serviços disponíveis no ambiente online concretizem uma compra. Esse tipo de estratégia se torna essencial porque a capacidade de atenção humana é cada vez mais limitada.

Muitas vezes, as pessoas pesquisam os itens, mas não finalizam a compra e acabam esquecendo o assunto. Além disso, nem todas as visitas de um e-commerce são convertidas imediatamente. Há casos em que o consumidor precisa analisar posteriormente mais detalhes sobre o objeto de desejo antes de comprar.

Assim, o remarketing pode ser interpretado também como um lembrete aos usuários, oferecendo outra oportunidade de realizar a aquisição do serviço ou bem de interesse. Desse modo, ele é capaz de influenciar os consumidores no processo de decisão de compra — e pode potencializar o crescimento de um negócio.

Como o remarketing funciona?

Além de saber para que serve o remarketing, é fundamental entender como ele funciona. Na prática, o remarketing começa quando um usuário realiza pesquisas no Google —que é o maior buscador da internet.  Por exemplo, uma pesquisa sobre assessoria de investimentos

Assim, ao entrar no site escolhido, o cookie — que é um recurso responsável por identificar usuários —, é armazenado no navegador. Logo, ocorre uma intensificação da exibição de anúncios desse serviço sempre que houver outro tipo de navegação pelas redes sociais ou sites. O objetivo é incentivar a tomada de decisão de compra. 

Com isso, mesmo que o lead não tenha optado por contatar o serviço de assessoria na primeira vez que conferiu seu site, ele pode ter o interesse fortalecido pelas ações de marketing. Consequentemente, o potencial cliente terá mais uma chance para entrar em contato com o escritório.

Quais são os tipos de remarketing?

Após descobrir como funciona o remarketing, é importante saber quais são os seus dois principais tipos. Com esse conhecimento, há como considerar essa estratégia e entender como aplicá-la corretamente.

Confira!

Mídia paga

Nesse caso, os usuários pesquisam um produto ou serviço — ou entram em um e-commerce —  e não finalizam o pedido. Com o interesse sinalizado pelo cliente, é possível criar anúncios com alto nível de personalização pelas ferramentas de mídia paga.

Esses anúncios desenvolvidos pelo remarketing costumam ter resultados mais satisfatórios do que os convencionais. Isso porque as pessoas já procuraram pelos itens anunciados e demonstraram desejo — elevando as chances de compra. 

E-mail

A outra opção para a criação de estratégias de remarketing é o e-mail. Nessa situação, a empresa pode entrar em contato com clientes em potencial a partir de alguma ação que eles tenham realizado. 

Por exemplo:

  • download de materiais no site;
  • seleção de itens no e-commerce com abandono do carrinho de compras;
  • compras a partir de um valor específico etc.

Ao contar com os critérios mencionados, é realizada uma segmentação entre clientes e leads — que são os potenciais consumidores. Os leads podem ser obtidos a partir da conversão da negociação. Já os clientes podem ser contatados na estratégia de pós-venda.

Qual a diferença entre remarketing e retargeting?

Ao entender os tipos de remarketing, é importante não confundi-los com o conceito de retargeting. Afinal, os dois nomes são parecidos e têm propostas semelhantes, mas não representam sinônimos.

O termo targeting, traduzido para o português, quer dizer mirar. Assim, no contexto do marketing, trata-se de mirar novamente para um consumidor que não comprou anteriormente. Logo, as duas estratégias focam em quem pode ter um alto potencial de compra — ou quem otimiza seus investimentos, por exemplo.

No entanto, o retargeting é ainda mais direcionado, o que potencializa o nível de persuasão. Geralmente, as ações de convencimento dessa estratégia são voltadas para mídias pagas, como o Google Ads ou os anúncios nas redes sociais. Diferentemente do remarketing, que também conta com ações orgânicas. 

Apesar das diferenças citadas, é importante não considerar os conceitos como rivais. Isso porque é possível aproveitar os benefícios de ambas as estratégias para ajudar na conversão dos leads para a sua empresa.

Como utilizar o remarketing na sua empresa?

Ao descobrir como utilizar essa estratégia, você tem a chance de aplicar o método no seu negócio e aproveitar as oportunidades de recuperar e impulsionar as suas vidas. A seguir, entenda como utilizar o remarketing no dia a dia do seu negócio!

Entenda quando usar o remarketing

O primeiro passo para ter sucesso no remarketing é conhecer as principais situações nas quais o método deve ser aplicado. Observe:

  • depois do abandono do carrinho pelo lead;
  • após a visita do usuário ao seu site;
  • durante o lançamento de produtos ou serviços.

Faça o planejamento da estratégia

Além de saber quando utilizar o remarketing, é preciso descobrir como otimizar essa estratégia e potencializar os resultados. Para isso, é indispensável realizar o planejamento que mapeia e faz a captação de leads.

Afinal, os leads se encontram em diferentes estágios do funil de vendas, como a atração, consideração, decisão ou fidelização. Logo, para cada um desses potenciais clientes, é necessário enviar estratégias de remarketing distintas— o que é definido no planejamento.

Defina as ferramentas a serem utilizadas

Com o planejamento elaborado, é o momento de definir as ferramentas a serem utilizadas. Uma das possibilidades para construir estratégias nas redes sociais, por exemplo, é a ferramenta do Facebook. Para usá-la, basta acessar o Gerenciador de Anúncios e seguir os comandos.

Assim como esse recurso, existem outras ferramentas que podem ser utilizadas nesse processo. Portanto, vale a pena checar as possibilidades e identificar as melhores soluções para o time de marketing da sua empresa.

Neste artigo, você pôde entender o que é remarketing, para que serve e como aplicá-lo. Ter essas respostas à disposição contribui para divulgar os seus produtos e serviços na web e aumentar as oportunidades de conversão.

O nosso conteúdo foi válido para o seu conhecimento? Aproveite e confira também como utilizar o Google Ads para impulsionar o seu negócio!

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