O poder do marketing de conteúdo na retenção de clientes

Quando uma empresa investe em ações para atrair um público maior, fica mais fácil expandir a sua base de pessoas atendidas. Mas, ao aplicar estratégias de retenção de clientes, o negócio tem a possibilidade de reduzir os custos de atração e obter uma maior previsibilidade de receita.

Essa é uma maneira de se aproximar cada vez mais dos consumidores, construindo um relacionamento de longo prazo. A abordagem estimula a recompra e colabora para fortalecer a autoridade da marca — o que pode ajudar a empresa a se tornar uma referência no mercado.

Uma das principais estratégias para alcançar esse objetivo é a produção de conteúdo. Quer entender o porquê? Continue lendo e descubra!

Como o marketing de conteúdo contribui para a retenção de clientes?

Não é novidade que a criação de conteúdo é fundamental para atrair público. Porém, essa estratégia também é uma aliada na fidelização de clientes. Afinal, ela ajuda a manter a proximidade com a audiência por meio de informações e materiais relevantes.

Ao produzir textos, vídeos, infográficos e e-books, por exemplo, a empresa entrega valor de forma contínua. Assim, a marca se torna presente no dia a dia do consumidor, que pode recorrer a ela sempre que precisar esclarecer dúvidas, pesquisar soluções ou buscar referências.

Mesmo quem já fez uma compra pode querer saber mais sobre as soluções oferecidas ou conhecer outras opções disponíveis. Nesse contexto, ao criar conteúdo com foco na retenção de clientes, há como responder a essas demandas e gerar autoridade, reforçando o valor das ofertas do negócio. 

Além do aspecto informativo, os conteúdos podem focar no entretenimento, com a criação de materiais que engajam, interessantes e compartilháveis. Eles favorecem a proximidade com o público, fortalecendo o vínculo com os clientes.

Quais são as estratégias para usar o conteúdo na retenção de clientes?

Podemos comparar as ações de marketing de atração com uma paquera. A intenção é chamar a atenção e despertar desejo. Já o conteúdo criado para retenção de clientes seria a fase do namoro: precisamos manter o interesse e o relacionamento aquecidos.

É por esse motivo que as estratégias são diferentes. No segundo caso, o foco está na fidelização. Não queremos que o nosso cliente se encante com a concorrência, certo? Logo, é hora de pensar em experiência, satisfação e valor agregado.

Acompanhe estratégias eficazes para usar o conteúdo na retenção dos seus clientes!

Foco na experiência e na satisfação do cliente

A jornada de compra não termina quando o cliente recebe o produto ou serviço. Nesse ponto, tem início o pós-venda, indispensável para garantir uma experiência excelente. É possível utilizar o conteúdo estrategicamente para o consumidor aproveitar da melhor forma sua aquisição.

Vale compartilhar informações mais completas sobre a solução e disponibilizar materiais como:

  • guias;
  • tutoriais;
  • sugestões de uso;
  • dicas de manutenção, armazenamento e conservação.

Nesse contexto, o marketing de conteúdo pode atuar com a produção de artigos para o blog. Outros exemplos são a disponibilização de um e-book com tema relevante ou direcionamento para vídeos no YouTube e outras redes sociais onde o público está presente.

Oferta de informação contínua

Você tem a possibilidade de criar materiais que tenham relação com as soluções do seu negócio. Por exemplo, uma assessoria de investimentos poderia lançar conteúdos como:

  • artigos sobre diferentes tipos de investimentos;
  • explicações sobre os serviços prestados;
  • materiais educativos sobre diversificação de carteira.

Esse é um modo de entregar informação continuamente. A marca segue agregando valor e se torna uma parceira do seu público, não apenas uma fornecedora. Ao entrar em contato com esses conteúdos, aumentam as chances de fidelização dos clientes, estreitando o relacionamento e gerando integração a sua rotina.

Personalização do conteúdo

O consumidor demanda que as marcas falem diretamente com ele. Por essa razão, a segmentação é indispensável para promover a retenção de clientes, ajudando a direcionar o conteúdo com estratégia e eficácia.

Para tanto, é necessário obter dados que permitam conhecer o histórico de cada cliente. Eles incluem aspectos como:

  • comportamento;
  • interesses;
  • compras realizadas;
  • páginas acessadas;
  • conteúdos consumidos.

Ter essas informações facilita entregar conteúdos mais alinhados ao perfil de cada cliente, que passa a entender que a empresa está atenta às suas preferências. A abordagem agrega valor às ações da marca e colabora para aumentar a satisfação.

Conteúdos interativos

Conteúdos interativos fazem com que o cliente tenha mais voz, mostrando a ele que a empresa valoriza sua participação e opinião, em alguns casos. Consequentemente, também se constrói uma comunidade em torno da marca.

Para tanto, os conteúdos interativos e participativos podem incluir pesquisas, enquetes, quizzes e campanhas UGC (User Generated Content) — em que os usuários criam conteúdo sobre a marca. Essas são estratégias para promover o engajamento, despertando a sensação de pertencimento.

Comunicação multicanal

Tenha em mente que seu público-alvo geralmente não está em apenas um canal. O consumidor moderno costuma utilizar diversos meios, como:

  • redes sociais;
  • e-mail;
  • vídeos, podcasts e artigos;
  • comunidades.

Portanto, sua marca precisa acompanhar essa trajetória, trabalhando com a integração entre canais para promover uma comunicação mais completa. Por exemplo, após fazer uma compra, o cliente pode ser convidado a participar de um grupo privado no WhatsApp ou se inscrever em um canal no YouTube.

Outra possibilidade é enviar dicas por e-mail ao cliente que acessa um artigo ou faz o download de um e-book. A intenção é cada ponto de contato cumprir seu papel, mas em um trabalho conjunto para reforçar a presença da marca. 

Como resultado, você dá continuidade ao relacionamento e reduz as chances de cair no esquecimento.

Apoio especializado

Procure buscar o suporte de especialistas para otimizar a sua estratégia de marketing de conteúdo para retenção de clientes. Você pode contar com a ABContent para obter soluções sob medida para o seu negócio.

Somos uma agência de marketing digital e comunicação, com foco em conteúdo, SEO (otimização para mecanismos de busca), posicionamento e performance. Disponibilizamos um time de especialistas para planejar sua estratégia, produzir conteúdo e muito mais, sempre alinhados às demandas da sua empresa. 

Como você aprendeu, o marketing de conteúdo busca fortalecer o relacionamento com o público, contribuindo para a retenção de clientes. Considere colocar em prática as dicas vistas neste post para aprimorar a fidelização em seu negócio. 

Quer construir autoridade com o suporte de uma agência especializada? Acesse o site da ABContent e descubra como alcançar um melhor posicionamento online!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: