Com o crescimento exponencial da internet e conteúdos digitais, a produção de vídeos se tornou uma ferramenta essencial. Nesse segmento, uma técnica que tem ganhado cada vez mais relevância é o screencast.
Por meio dela, é possível comunicar ideias, ensinar habilidades, compartilhar conhecimento e muito mais. No entanto, para conseguir produzir materiais de qualidade, também é necessário se valer das ferramentas apropriadas para essa finalidade.
Neste artigo, você verá o que é screencast e quais tipos de conteúdo é possível criar com essa técnica.
Aproveite a leitura!
O que é screencast?
O screencast é uma técnica de produção de vídeo que se vale da gravação da tela de um computador, notebook, tablet ou celular. Ele pode ter diferentes níveis de interatividade, desde simples gravações até vídeos editados com áudio, legendas e efeitos especiais.
Essa técnica tem dominado as redes sociais e gerado bastante engajamento. Uma vantagem é que você não precisa ter uma câmera de última geração para fazer os seus vídeos.
Como a técnica funciona a partir da captura de tela, basta ter um software que conte com essa possibilidade. Alguns exemplos de sistemas usados para esse fim são:
- OBS Studio: é um software de código aberto que oferece recursos avançados de gravação e transmissão ao vivo, tendo popularidade entre gamers e produtores de conteúdo;
- Camtasia: é um programa que oferece uma ampla gama de recursos de edição, incluindo funcionalidades avançadas de screencast, sendo amigável para iniciantes e profissionais;
- ScreenFlow: trata-se de uma opção popular para usuários de Mac, oferecendo gravação de alta qualidade e edição fácil de usar;
- Screencast-o-matic: é um serviço online que permite criar vídeos a partir da tela do computador, podendo ser adequado para quem está começando a fazer screencasts.
Que tipo de conteúdo é possível produzir com o screencast?
Agora que você já sabe o que é screencast, precisa entender que tipos de conteúdos podem ser produzidos a partir dessa técnica. Afinal, uma das maiores vantagens dela é sua versatilidade, podendo ser usada para criar uma ampla variedade de materiais.
Veja quais são os principais!
Apresentação de produtos
Se você pensa em vender um produto, seja próprio ou de afiliados, poderá desenvolver tutoriais que detalham o seu uso. Isso inclui instruções de instalação, demonstrações de manuseio, principais aplicações e acessórios recomendados.
Essa é uma forma de sanar dúvidas, elaborar um conteúdo educativo, passar mais credibilidade para o cliente e convencê-lo a fechar negócio. Um screencast bem feito pode melhorar a experiência do consumidor, e aumentar o seu número de vendas, a credibilidade do seu negócio e a fidelização de clientes.
Tutoriais e guias passo a passo
Os tutoriais e guias passo a passo são recursos valiosos quando se trata de usar screencasts para ensinar e aprender habilidades práticas. Imagine que você deseja ajudar seus clientes a entender como usar seu software ou comprar na sua loja virtual.
Você pode dividir o vídeo em trechos curtos para apresentar o fluxo completo do processo de compra na plataforma. Essa abordagem não apenas simplifica o aprendizado, mas também ajuda a escalar seu trabalho, pois seus clientes podem acessar esses recursos sempre que precisarem.
Chamadas de vídeo
As chamadas de vídeo com screencast representam uma forma dinâmica de comunicação online que oferece variados benefícios. Essa abordagem permite que você compartilhe sua tela com outras pessoas, abrindo possibilidades diversas para interações virtuais significativas.
Ainda é possível gravar a chamada e editá-la para, posteriormente, inserir o vídeo em sua página como uma estratégia de marketing digital. Por exemplo, você pode selecionar pontos da chamada que esclarecem dúvidas ou destacam as vantagens do seu produto.
Em que canais o screencast pode ser usado?
Sabendo que o screenscast é capaz de gerar engajamento e aumentar suas vendas, falta descobrir em quais canais ele pode ser usado. A princípio, não há restrições para o uso dessa técnica em diferentes veículos de mídia digital, destacando-se:
- YouTube: uma das principais plataformas de vídeos disponíveis na internet. Logo, quem leva a sério a produção de vídeos não pode deixar de ter uma conta nele. Invista na criação de screencasts e na divulgação do seu canal para melhorar os seus resultados;
- Redes sociais: plataformas com alto potencial de alcance e engajamento de vídeos. Ao publicar seus screencasts nelas, você pode atrair mais visualizações e interações orgânicas, além de usar anúncios pagos para expandir sua audiência;
- Blog: é uma ferramenta poderosa para se comunicar com o seu público-alvo, uma vez que permite a você controlar totalmente o conteúdo e a mensagem que deseja transmitir. Adicionar vídeos de qualidade pode atrair mais visitantes e aumentar a sua visibilidade;
- Landing pages: ao adicionar screencasts às suas landing pages, você poderá criar uma conexão mais forte com os visitantes do seu site e incentivá-los a tomar uma ação. Desse modo, é esperado que você consiga gerar mais leads para o seu negócio.
Como fazer um bom screencast?
Agora que você já reúne um conhecimento considerável sobre screencast, precisa aprender como fazer um bom vídeo usando essa técnica, certo? A seguir, veja algumas dicas que podem contribuir para que as suas capturas de tela em vídeo sejam atraentes!
Escolha um local silencioso e sem ecos
O áudio é um elemento essencial para o sucesso de um vídeo. Portanto, procure um ambiente sem interferências sonoras, como ecos e ruídos que possam atrapalhar sua gravação. Em narrações, faça testes antes de gravar para verificar se sua voz está clara e natural.
Prepare-se antes de gravar
Gravar vídeos requer planejamento e preparação. Então é válido fazer um roteiro com os principais pontos que você quer abordar, bem como é importante ensaiar algumas vezes. Esse cuidado ajudará você a se sentir mais confiante e a evitar erros.
Feche os programas desnecessários
Considerando que você estará gravando a sua tela, não deixe de fechar todos os aplicativos que não estejam relacionados ao screencast. A medida ajuda a evitar lentidão, travamentos, distrações e interrupções durante a gravação.
Fale com simplicidade e objetividade
Durante a gravação, procure falar de forma simples e objetiva, e evite sair do tema. A maioria das pessoas prefere uma apresentação direta e fácil de entender. Por esse motivo, a dica é não abusar de efeitos visuais, piadas ou abordagens que façam o público perder o foco.
Como você viu, a produção de um screencast não exige ter dispositivos ou equipamentos caros e modernos para sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso faz com que esse tipo de produção seja acessível para todos os públicos, permitindo que você compartilhe seu conhecimento e habilidades de maneira clara e envolvente.
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