Search Engine Marketing (SEM): o que é e como pode impulsionar o seu site?

Ao estudar marketing digital, é comum se deparar com diferentes siglas. Uma das mais conhecidas é o SEO, que significa Search Engine Optimization — ou otimização para mecanismos de busca. Mas você já ouviu falar sobre SEM (Search Engine Marketing)?

Como gestor ou dono de um negócio, também é importante que você conheça o significado dessas três letras. A razão é que elas estão diretamente relacionadas ao ranqueamento e aos resultados de sites e blogs na internet — indo além do SEO.

Quer compreender o que é Search Engine Marketing e como ele pode impulsionar sites e blogs no ambiente online? Confira as informações deste artigo!

O que é e como funciona o SEM?

O SEM é uma estratégia de marketing digital voltada para aumentar a visibilidade de sites e blogs em mecanismos de busca, como Google e Bing. A principal finalidade do Search Engine Marketing é gerar tráfego qualificado para empresas, de modo a trazer usuários com maior potencial de conversão. 

Para tanto, o SEM combina abordagens orgânicas e pagas, além de outros elementos. Veja a seguir quais são eles!

SEO

O SEO é uma estratégia de marketing digital voltada para posicionar organicamente sites e blogs nos primeiros resultados do Google e de outros buscadores. Isso significa ranquear páginas para diferentes tipos de pesquisas sem precisar pagar, como ocorre com os anúncios.

Para tanto, o SEO envolve práticas como:

  • otimização da estrutura e velocidade de sites e blogs;
  • otimizações voltadas para a experiência do usuário;
  • produção de conteúdos de qualidade;
  • pesquisas de palavras-chave;
  • link building.

O SEO é um dos pilares do Search Engine Marketing, ajudando empresas a ter uma presença orgânica forte na internet. 

Links patrocinados

Por sua vez, os links patrocinados se referem aos anúncios exibidos nos resultados do Google, Bing e outros buscadores quando usuários fazem uma pesquisa. Eles são baseados em leilões de palavras-chave, sendo definidos como uma estratégia de mídia paga.

Para uma empresa aparecer no topo dos resultados do Google ou de outro mecanismo de busca, ela deve criar um anúncio — por exemplo, no Google Ads — e pagar para veiculá-lo. Na prática, os links patrocinados e o SEO são estratégias complementares.

Para ilustrar melhor, imagine que você pesquise por “assessoria financeira”. Os primeiros resultados tendem a ser identificados como patrocinados, tratando-se de anúncios pagos. Já os resultados seguintes são os sites posicionados de maneira orgânica.

Quando clientes em potencial digitam palavras-chave no Google relacionadas à sua empresa, eles conseguem encontrá-la nos primeiros resultados? Se a resposta for não, está na hora de considerar o Search Engine Marketing.

De pouco adianta ter um site ou um blog bem estruturado se ele não é encontrado pelo seu público-alvo. É como se você tivesse um restaurante com ótimos pratos e ele ficasse escondido em uma localização ruim. Como os clientes chegarão até o seu negócio nessas circunstâncias?

Análise de desempenho

Além das estratégias mencionadas, o SEM envolve outro elemento relevante: a análise de desempenho. Afinal, é graças a ela que empresas podem verificar se as suas ações de SEO e os seus anúncios pagos estão gerando resultados. 

O monitoramento é um aspecto necessário em qualquer estratégia, pois, além de permitir avaliações, ele colabora para a implementação de ajustes. Para tanto, é comum o uso de ferramentas como o Google Analytics e o Google Search Console.

Ambas são gratuitas e disponibilizadas pelo Google. Elas permitem obter dados detalhados sobre tráfego, conversões e comportamento do usuário em sites e blogs. Com as informações, as empresas conseguem fazer mudanças e melhorias visando potencializar os seus resultados.

Como o Search Engine Marketing pode impulsionar sites e blogs?

Agora que você entendeu o conceito e o funcionamento do SEM, confira de que forma ele pode impulsionar sites e blogs!

Aumenta a visibilidade online

Com uma estratégia de Search Engine Marketing bem estruturada, sites e blogs têm mais chances de ser encontrados no Google e em outros buscadores. Em razão disso, as empresas que investem em SEM tendem a aumentar a sua visibilidade e o seu alcance na internet.

Gera tráfego qualificado

Ao potencializar o alcance e a visibilidade da sua companhia no ambiente online, também há como obter um tráfego qualificado para o seu site e blog. Na prática, a ideia é atrair pessoas que estão mais propensas a comprar os seus produtos ou serviços.

Proporciona mais negócios

À medida que a sua empresa gera mais tráfego qualificado, ela tende a aumentar o número de clientes. Desse modo, ela tem a possibilidade de realizar mais vendas e de ampliar o seu faturamento.

Portanto, observe que o Search Engine Marketing pode gerar diversos benefícios para negócios — em especial para aqueles que desejam se destacar no ambiente online. Sendo assim, se você tem esse objetivo, comece a fazer investimentos na estratégia.

Como a ABContent ajuda empresas com a estratégia de SEM?

Como você viu até aqui, o Search Engine Marketing envolve diferentes estratégias para melhorar o ranqueamento de empresas nos mecanismos de busca. Mas alcançar o objetivo exige produzir conteúdos de qualidade — tanto para SEO quanto para a criação de anúncios.

Afinal, textos interessantes, bem estruturados e persuasivos são elementos que ajudam a atrair pessoas para o seu site e blog e a convertê-las em clientes. Nesse sentido, vale saber que a ABContent é uma empresa especializada em produção de conteúdos web.

Com nossa expertise, ajudamos negócios das mais variadas áreas a conquistar as primeiras posições do Google por meio de conteúdos úteis e relevantes. Trabalhamos com a criação de artigos para blogs, e-books, posts para redes sociais e outros tipos de materiais.

Portanto, se a sua companhia ainda não tem uma estratégia de marketing de conteúdo sólida, saiba que a ABContent pode auxiliar nesse aspecto.

Conforme você acompanhou ao longo deste artigo, o Search Engine Marketing é uma estratégia valiosa para empresas na internet. Com ela, é possível obter diversos benefícios, desde mais alcance e visibilidade até o aumento de clientes e vendas.

Quer saber mais sobre o trabalho da ABContent e entender como ajudamos empresas com seus conteúdos na internet? Conheça nossas soluções!

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