Embora as pessoas ainda procurem negócios físicos, manter-se online é imprescindível para melhorar seus resultados e, inclusive, ficar mais próximo dos seus consumidores. É nesse momento que o social listening se torna útil.
Em um cenário de alta concorrência, compreender o que dizem sobre sua marca é um passo indispensável para se destacar. Mais do que acompanhar métricas, trata-se de enxergar o que realmente importa para o consumidor e usar a informação a favor do negócio.
Quer entender o conceito de social listening e descobrir como sua aplicação pode ajudar sua empresa estrategicamente? Prossiga com a leitura para se aprofundar no assunto!
O que é social listening?
O social listening é um método de análise e monitoramento de conversas online para obter insights sobre um negócio, seu ramo de atuação e até seus concorrentes. Esse acompanhamento é feito por meio de palavras-chaves ou hashtags ligadas ao seu segmento.
Com essa análise, fica mais fácil identificar oportunidades de negócios e tendências emergentes para colocar sua empresa à frente da concorrência. A estratégia auxilia a mapear perfis de diferentes públicos e compreender melhor o comportamento do seu consumidor.
Dessa forma, você consegue ajustar suas ações, aprimorar suas campanhas e, ao mesmo tempo, monitorar o buzz referente a temas do interesse da sua marca.
Como aplicar o social listening no seu negócio?
Para vender no Instagram ou em qualquer outro ambiente online, você deve identificar o que seu consumidor procura para criar ações mais eficientes. Com esse cuidado, há maiores chances de aumento das vendas e, consequentemente, aprimoramento da sua relação com os clientes.
O primeiro passo é ouvir o que eles têm a dizer. Para tanto, você precisa colocar o social listening em prática. Veja o que é necessário fazer!
Configuração
De início, saiba que você se beneficiará do apoio de ferramentas de monitoramento de redes sociais para facilitar o processo. Depois de escolher a mais apropriada para seu negócio, faça a configuração, escolhendo as hashtags, palavras-chaves e perfis que deseja acompanhar.
Dessa maneira, você consegue montar seu próprio filtro de buscas, combinando termos que deseja incluir e excluir, a fim de tornar o acompanhamento o mais certeiro possível. Nesse momento, considere também como as pessoas costumam buscar determinados assuntos.
Lembre-se de configurar abreviações, apelidos e, inclusive, erros de digitação. Algumas ferramentas permitem ajustar esses parâmetros, portanto, todas as variações das palavras cadastradas são capturadas e consideradas no momento da pesquisa.
Monitoramento
O monitoramento é realizado em tempo real pela ferramenta escolhida. Logo, você terá acesso às menções e dados relacionados à sua pesquisa.
Cabe destacar que, além dos textos, outros tipos de conteúdos, como imagens e vídeos, podem estar associados às palavras-chaves definidas. Com isso, é possível fazer um acompanhamento contínuo e reagir rapidamente a qualquer situação.
Análise
A análise é a parte final do processo. É nesse momento que você precisa transformar os dados em informações relevantes para seu negócio. Por meio desse estudo, tendências poderão ser identificadas, assim como padrões nas conversas e até o que estão falando da sua marca.
Com esses dados em mãos, é hora de definir quais estratégias devem ser colocadas em prática a partir de então — por exemplo, para suas estratégias de vendas no Instagram.
Quais ferramentas podem auxiliar no processo?
Você já viu que a escolha correta da tecnologia é indispensável para fazer um monitoramento eficiente. No entanto, você pode se perguntar sobre qual ferramenta usar.
Confira as principais opções disponíveis para implementar o social listening no seu negócio!
BuzzSumo
Se você quer saber como atrair clientes no Instagram ou em qualquer outra rede social, é necessário entender o que seu público deseja. Quando falamos em redes sociais, tenha em mente que as pessoas não costumam estar ali para consumir propaganda, mas para relaxar e se distrair.
Nesse contexto, o BuzzSumo é uma ferramenta que mostra quais conteúdos estão em alta na internet e quais temas chamam mais a atenção do seu público-alvo.
Um escritório de investimentos pode descobrir que a busca por “taxa Selic” está em alta e criar posts educativos sobre o assunto, por exemplo. Além disso, o BuzzSumo aponta quais são os influenciadores mais relevantes do setor, capazes de trazer uma maior visibilidade para seu negócio.
Audiense
Acompanhar o que seu público diz não é uma tarefa tão simples, pois exige muita pesquisa. Nesse ponto, a Audiense pode ajudar seu empreendimento. A ferramenta viabiliza coletar informações sobre quem, de fato, é seu público.
Ainda, há como verificar quais são os diferentes grupos de pessoas que têm interesse no seu produto ou serviço e quem são seus concorrentes. Desse modo, é possível conhecer as preferências, comportamentos e oportunidades que conectam o negócio com seu público estrategicamente.
Nesse sentido, um e-commerce, por exemplo, pode segmentar campanhas de acordo com o perfil de cada grupo e personalizar comunicações. Com e-mails ou promoções direcionadas, há mais chance de aumentar a taxa de conversão.
Brandwatch
Sua empresa é vista de diferentes perspectivas pelo seu público. Alguns podem ser seus “fãs de carteirinha”, enquanto outros, nem tanto. Bem ou mal, você precisa saber o que eles pensam a respeito do seu negócio.
O Brandwatch traz uma visão realista dessa percepção. A ferramenta mostra o que seu público fala sobre sua marca, colaborando para identificar oportunidades de negócio.
Como as informações são entregues em tempo real, há a possibilidade de reagir rapidamente a comentários negativos para evitar que eles se tornem grandes dores de cabeça — como o afastamento de potenciais clientes.
Se uma marca de moda lança uma coleção e começa a receber críticas, por exemplo, a ferramenta permite captar esse movimento e ajustar a comunicação ou até o produto com agilidade.
Quais vantagens o social listening traz para a empresa?
O social listening captura dados valiosos para otimizar as estratégias do seu negócio. Porém, o que muitos não percebem é o quanto ele aproxima a empresa do seu consumidor. Um relacionamento próximo aumenta a confiança e, consequentemente, a chance de recompra.
Adicionalmente, o social listening ajuda em pontos, como:
- melhorar seus produtos e serviços, já que os feedbacks coletados mostram o que agrada e desagrada seus consumidores;
- cuidar da reputação da sua marca, uma vez que se acompanha de perto o que falam sobre seu negócio;
- gerar mais leads de vendas por aproveitar a proximidade com os clientes para identificar potenciais compradores nas interações feitas nas redes sociais;
- medir melhor os resultados das campanhas, ajustando o que for necessário com base no que as pessoas expressam;
- prevenir crises de imagem e até reações da concorrência, já que muitos problemas podem ser percebidos logo no início.
Você viu que o social listening é seu aliado para compreender o que entregar para seu público. Muitas vezes, as pessoas se perdem em suas ações justamente porque deixam de ouvir quem importa. Não cometa esse erro e considere usar essa estratégia para se aproximar dos seus potenciais clientes.
Gostou de aprender sobre social listening? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e inspire seu time a enxergar novas oportunidades antes da sua concorrência!