Social medias: tudo o que sua empresa precisa saber sobre o assunto!

Em um mundo cada vez mais conectado e digital, as mídias sociais, também conhecidas como social medias, têm um papel fundamental para os negócios. Isso ocorre porque, se essas ferramentas forem bem utilizadas e exploradas, elas podem gerar ótimos resultados para as empresas.

No caso do Brasil, essas mídias são especialmente populares. De acordo com um levantamento da Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, o Brasil tem mais de 160 milhões de usuários nas redes sociais. Isso equivale a mais de dois terços da população.

Sendo assim, se você tem um negócio e quer saber mais sobre as social medias e como aproveitá-las em sua empresa, continue acompanhando a leitura com atenção!

O que são e como funcionam as social medias?

As social medias, ou mídias sociais, são canais em que pessoas e organizações dos mais diversos segmentos e tamanhos estão presentes. O objetivo dessas redes é reunir indivíduos e empresas em um mesmo ambiente, de modo a gerar interações e relacionamentos.

As redes sociais funcionam por meio de conexões. Então uma pessoa que se interessa por finanças e investimentos, por exemplo, seguirá e acompanhará perfis e páginas que tratem desses assuntos. Com isso, ela poderá curtir e comentar publicações, bem como compartilhar conteúdos que achou relevantes.

Para os donos de negócios, as social medias ajudam a criar uma presença digital e a melhorar a relação entre marca e clientes. Afinal, por meio das redes sociais, é possível ter uma proximidade maior com os consumidores.

As social medias mais populares do mundo

De acordo com outro levantamento divulgado pela Statista, essas são as mídias sociais mais populares do mundo, em janeiro de 2022:

  • Facebook;
  • YouTube;
  • WhatsApp;
  • Instagram;
  • Weixin/WeChat;
  • TikTok.

Juntas, essas plataformas registraram, no período de avaliação, mais de 1 bilhão de usuários ativos. Nos próximos anos, as projeções, segundo a própria Statista, indicam que esse número tende a crescer.

Por que as social medias são importantes para o seu negócio?

Agora que você já sabe o que é social media e como ela funciona, é preciso entender a importância desses canais para a sua empresa.

No mercado digital, existem diferentes estratégias para investir e as social medias estão entre as principais. Isso acontece porque grande parte da população — incluindo potenciais clientes — está presente nesses canais.

Logo, se a sua empresa souber aproveitar essas plataformas, ela poderá obter diversos benefícios, como:

  • aumento na visibilidade e no alcance;
  • crescimento na autoridade;
  • fortalecimento na experiência do consumidor;
  • construção de relacionamento com o público;
  • melhorias nas taxas de conversão;
  • geração de tráfego qualificado para o site/blog empresarial;
  • construção de uma base de clientes fiéis.

O que faz um profissional de social medias?

Agora que você já sabe qual a importância das mídias sociais para o seu negócio, é hora de conhecer o profissional que atua especificamente nessa área: o social media.

Ele é responsável por fazer o gerenciamento de redes sociais. Então, o profissional tem como função elaborar todo o planejamento estratégico de uma empresa ou marca no Facebook, Instagram, LinkedIn ou em outras redes.

Essa responsabilidade envolve questões como:

  • criação de um calendário editorial;
  • produção de conteúdos;
  • escolha de imagens e vídeos;
  • agendamento de posts;
  • definição de uma identidade visual.

Logo, todas as ações e estratégias de marketing digital que envolvem as redes sociais passam pelo social media. Por isso, cada vez mais empresas têm contratado profissionais da área para auxiliarem com a gestão desses canais.

Afinal, para ter retornos interessantes com as mídias sociais, não basta criar uma conta e fazer publicações esporádicas. Se você quiser que o seu negócio se destaque, prospere, atraia leads, gere engajamento e aumente as vendas, é fundamental ter uma presença de qualidade nas redes sociais.

A importância do social media para as empresas

Com a rotina corrida, muitos donos de negócio não têm tempo suficiente para se dedicar às mídias sociais. Além disso, é comum que eles não tenham o conhecimento necessário para lidar com essas ferramentas.

Porém, como você viu, esses são canais de grande relevância para as empresas. Logo, descartar as redes sociais não é a melhor escolha a se fazer. Sendo assim, para ter auxílio com esse tipo de estratégia, é interessante contar com o trabalho de um social media.

Esse profissional ficará responsável por interagir, engajar e se relacionar com seguidores da sua marca. Além disso, ele ajudará a cuidar da imagem e da reputação da sua empresa, acompanhará métricas e indicadores de desempenho, criará anúncios e mais.

Consequentemente, ao trabalhar nessas ações e estratégias, o social media ajudará a atrair mais clientes, a guiá-los até os valores da sua empresa e a gerar mais vendas — enquanto você foca em outras questões igualmente importantes para o negócio.

Dicas para contratar um social media

Como o trabalho de um social media pode favorecer a presença digital do seu negócio nas redes sociais, é essencial compreender como contratar esse profissional.

O aspecto principal envolve analisar projetos, resultados e trabalhos realizados pela pessoa. Também é oportuno avaliar quanto tempo ela tem de experiência e entender como ela já ajudou outras marcas e organizações.

Além disso, observe como o candidato escreve e se comunica. Afinal, o profissional terá essa responsabilidade ao interagir com clientes e potenciais clientes que chegam ao seu perfil. Portanto, verifique se ele usa bem as palavras e se a comunicação é clara e educada, por exemplo.

É preciso estar em todas as mídias sociais?

Ao longo deste post, você conferiu a importância das social medias para negócios e como funciona o trabalho do profissional que atua nessa área. Porém, existe outra questão para considerar: é preciso estar em todas as mídias sociais? A resposta é que não, isso não é necessário.

Com tantas redes sociais disponíveis, fica até inviável ter presença de qualidade em todas elas. Por isso, estude sobre o seu público e o seu mercado e avalie quais canais fazem mais sentido para o seu negócio.

Se a sua empresa estiver em três plataformas de modo bem estruturado e planejado, a tendência é que ela consiga mais resultados que se estiver em cinco redes de modo pouco profissional, por exemplo. Portanto, analise e defina os canais mais adequados.

Além disso, pode ser interessante recorrer a um blog para publicar conteúdos educacionais frequentes e relevantes para o seu público-alvo. Para isso, é preciso contar com uma equipe especializada para produzir artigos de qualidade e que possam atrair leads para o seu negócio — como a ABContent.

Neste artigo, você descobriu o que são social medias e a importância delas para a sua empresa. Dessa forma, ficou claro que é relevante estar presente nessas redes — mas é preciso agir de modo estratégico e profissional para colher bons resultados.

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