Quais são as responsabilidades dos sócios administradores em uma empresa?

Os sócios administradores de um negócio são os profissionais que exercem as funções referentes à gestão da empresa. Assim, eles têm participação de capital na companhia e ainda executam rotinas internas em seu dia a dia. 

Portanto, esses sócios têm responsabilidades importantes, tanto em relação à empresa quanto aos órgãos oficiais do país. Identificá-las e exercê-las corretamente é fundamental para a administração das empresas. Você tem interesse em saber quais são essas obrigações?

Neste conteúdo, você aprenderá quais são as principais responsabilidades dos sócios administradores de uma empresa. Não perca!

Desempenhar atividades administrativas

Como o próprio nome sugere, os sócios administradores têm funções administrativas no negócio. Por exemplo, eles são responsáveis por fazer o planejamento, realizar a direção do empreendimento, manter o controle dos processos e organizar a empresa.

É possível explicar cada uma dessas obrigações conforme a teoria de Henri Fayol. Esse economista nasceu no final do século XIX e é um dos mais importantes teóricos a respeito das ciências administrativas.

A teoria de Henri Fayol sobre a administração de empresas possui conceitos amplos. Desse modo, ela pode ser utilizada por qualquer tipo e porte de negócio. Ainda hoje essa ideia de administração é considerada um guia para os sócios administradores.

Primeiramente, vale conhecer a atividade de planejamento. Ele consiste em traçar metas e agendar cada processo que faz parte da produção da empresa. Desse modo, o planejamento deve funcionar como um fluxo organizado de procedimentos conforme as finalidades do negócio.

Já a organização da empresa diz respeito aos recursos necessários para o negócio. Todos eles — como matéria-prima, maquinário, pessoal — devem interagir mutuamente durante toda a produção e administração, segundo as metas criadas.

A direção se refere à necessidade de os sócios administradores encorajarem e direcionarem de maneira direta a atividade de todos os colaboradores. Logo, é preciso focar na coordenação e na interação pessoal com os funcionários.

Por fim, os sócios administradores têm a responsabilidade de controlar o negócio. O controle trata da necessidade de avaliar e garantir que todos os subordinados da empresa sigam as ordens da administração. Dessa forma, é possível ter mais sucesso e evitar o acúmulo de erros na empresa. 

Tomar decisões para o negócio

Além das responsabilidades relacionadas à administração do negócio, é preciso ressaltar que o sócio administrador tem poderes para tomar decisões na empresa. Então ele não apenas planeja e organiza, mas também decide.

Existem diversas situações em que essa responsabilidade se torna relevante. Uma empresa precisa decidir como será a sua administração, mas também como realiza os investimentos com o capital arrecadado, por exemplo.

Se o negócio tem a finalidade de expandir suas vendas ou contratações, seus sócios administradores devem optar pelo caminho mais eficiente para isso. Entre as possibilidades estão aumentar o maquinário e contratar mais funcionários.

A empresa também pode abrir filiais para atingir outras áreas geográficas, tanto no município da sede como em outras regiões. Essas decisões e o estudo de viabilidade de cada estratégia precisam passar pelos sócios administradores da companhia.

Ainda, há decisões internas que devem ser realizadas dentro da própria rotina de produção e de atividade da empresa. É o caso da contratação e demissão de funcionários, manutenção em maquinários e no próprio imóvel, alteração do fluxo de trabalho etc.

Todas essas decisões contam com a participação dos sócios administradores. Como eles têm poder de administração, devem conhecer as rotinas, pessoal e processos — por terem mais embasamento prático para fazer uma escolha.

Isso não significa, porém, que não é possível ter outros encarregados de tomar decisões. Afinal, em empresas maiores, é fundamental descentralizar a gestão para que não haja uma sobrecarga dos administradores.

Quando a descentralização acontece, apenas as decisões mais relevantes para o negócio ficam a cargo dos sócios administradores. Já aquelas realizadas no dia a dia podem ser repassadas a outros funcionários com poder de escolha, conforme as responsabilidades atribuídas na contratação.

Exercer o poder de gestão

Os sócios administradores também têm poder de gestão em um negócio. Você sabe o que isso significa? Ele consiste na possibilidade de influenciar todas as pessoas envolvidas nas operações da empresa. Isso pode ser feito de maneira direta, como dando ordens e atribuindo tarefas para os envolvidos.

Mas o poder de gestão também pode ser usado de maneira indireta. Nesse caso, o sócio administrador delega tarefas e segmenta esse poder, com a possibilidade de os próprios colaboradores se organizarem conforme as regras da companhia.

O poder de gestão é essencial para a empresa conseguir se organizar e manter a produtividade. Ademais, ele mantém o planejamento, evita que existam muitos retrabalhos e traz mais efetividade para todo o negócio.

Responder legalmente em nome da empresa

Por fim, saiba que os sócios administradores respondem legalmente em nome da empresa. Antes de se aprofundar nessa responsabilidade, você deve entender que empresas são pessoas jurídicas com capacidade de ser polo passivo ou ativo de processos judiciais ou administrativos.

Isso significa que, se alguém entrar com uma ação contra uma empresa, por exemplo, o réu será a própria companhia. Contudo, a empresa não pode participar de audiências, contratar advogado e dar o seu depoimento, certo?

Portanto, é o sócio administrador que atua nos procedimentos judiciais ou administrativos representando a companhia. Aqui, é possível diferenciar essa responsabilidade em diversas áreas. 

Confira as principais!

Administrativa

O sócio administrador responderá legalmente em nome da empresa em relação aos procedimentos administrativos. Os mais comuns são os fiscais, que dizem respeito ao pagamento de impostos, taxas e outros tributos, e às declarações ao Fisco.

Desse modo, a Receita Federal poderá abrir procedimentos contra a empresa em caso de alguma irregularidade ou necessidade de esclarecimento de situações. Nesse cenário, é o sócio administrador — ou seus prepostos — que representará o negócio perante o órgão.

Civil

As empresas também têm responsabilidade civil. Ela diz respeito aos danos causados pelo negócio, mas que não configuram crime. Logo, se houver um prejudicado, ele pode entrar com um processo para requerer o pagamento de indenização por danos morais e materiais.

Da mesma forma que na área administrativa, a defesa da empresa é feita pelo sócio administrador. Portanto, é preciso ficar atento a essas questões.

Trabalhista

Mais um ponto relevante é a responsabilidade trabalhista das empresas. Ela trata dos direitos dos funcionários, que devem ser cumpridos pelo negócio. Se houver falta de pagamentos ou outros problemas, os empregados podem ingressar com uma reclamatória trabalhista.

Entendeu quais são as responsabilidades dos sócios administradores em uma empresa? Como você percebeu, é preciso ficar atento a essas obrigações para exercer uma boa administração e potencializar os resultados do negócio.

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