Tom de voz da marca: como construir corretamente?

Com o amadurecimento das novas gerações, o consumo mudou — e para uma empresa se destacar, oferecer um bom produto ou serviço já não é suficiente. O modo como ela se comunica passa a ser decisivo para criar laços mais fortes com o seu público.

Nesse sentido, o tom de voz da sua marca se torna um elemento importante para construir identidade e gerar confiança. O ponto de atenção é que, caso esse elemento seja mal construído, você corre o risco de distanciar justamente aqueles que deseja alcançar.

Quer saber como construir corretamente o tom de voz da sua marca? Aprenda a desenvolver uma comunicação coerente, cativante e estratégica com este conteúdo do time da ABContent!

O que é o tom de voz da marca?

O tom de voz da marca é a maneira como a empresa se comunica com seu público em todos os pontos de contato. Eles abrangem desde posts nas redes sociais até o próprio atendimento ao cliente. 

Esse fator representa a identidade verbal da marca e deve estar alinhado a seus valores, sua persona e o posicionamento que deseja ocupar no mercado. Diferentemente do que muitos pensam, o tom de voz não se resume a um único estilo fixo — como formal ou informal.

Na realidade, ele pode variar de acordo com o canal e a situação, desde que mantenha coerência com a essência da marca. Essa linguagem deve ser reconhecível e transmitir as emoções, intenções e características da empresa.

Por que o tom de voz é importante para a comunicação da marca?

Ter um tom de voz bem definido é indispensável para a estratégia de comunicação de uma marca por estabelecer as diretrizes para todas as interações com o mercado e seus clientes. Esse cuidado traz diversos benefícios para empresa.

Alguns exemplos são:

  • fortalecimento da identidade: contribui para o consumidor reconhecer a marca com facilidade, mesmo sem ver o logotipo ou o nome;
  • criação de conexões reais: ao adotar uma linguagem específica para o seu público-alvo, a marca constrói laços emocionais e aumenta o engajamento;
  • construção de confiança: a consistência na linguagem usada na sua comunicação passa credibilidade, autoridade e profissionalismo;
  • diferencial competitivo: enquanto produtos podem ser semelhantes, o modo como uma marca se comunica precisa ser única e costuma ser decisiva na escolha do consumidor;
  • humanização da marca: usar o tom de voz correto transforma mensagens em conversas mais reais e próximas das pessoas.

Como definir um tom de voz consistente?

A definição do tom de voz da marca deve ser baseada em pilares sólidos. Não se trata de achar um estilo que pareça moderno ou divertido, mas de refletir com autenticidade a essência da empresa. 

Descubra como isso pode ser feito!

Compreenda a essência e os valores da marca

Antes de pensar em linguagem, é fundamental entender “quem” é a sua marca. Nesse contexto, você precisa estabelecer claramente quais são os seus princípios, propósitos, missão e visão. 

Para marcas que valorizam a inovação, por exemplo, a adoção de um tom mais ousado e futurista tende a fazer sentido. Já empresas que prezam a tradição têm a opção de se comunicar de forma mais clássica e séria.

Defina a persona da marca

Assim como o público-alvo tem uma persona — um personagem fictício que representa seu cliente ideal —, a marca pode ter a sua. A brand persona ajuda a traduzir a sua identidade de maneira tangível, trazendo o seu jeito de falar, comportamento e postura. 

Alguns exemplos de personas de marca incluem:

  • o amigo: próximo, informal, acolhedor;
  • o especialista: técnico, confiável, didático;
  • o rebelde: ousado, provocador, direto;
  • o cuidador: empático, humano, gentil.

Conheça profundamente seu público

Não adianta definir um tom de voz que não conversa com quem você quer atingir. A linguagem deve ser compreensível, acessível e relevante para o público. Isso engloba escolher entre um tom mais formal ou descontraído, técnico ou simples, provocador ou acolhedor. 

Mapeie os canais de comunicação

Cada canal tem suas particularidades. Uma conversa no WhatsApp, por exemplo, exige uma abordagem diferente de um relatório corporativo ou uma campanha publicitária. Apesar das nuances, é essencial manter uma identidade de marca reconhecível em todos os canais.

Como aplicar o tom de voz da marca?

Após construir o tom de voz da marca, chega o momento de aplicá-lo no seu negócio. Confira um passo a passo que pode ajudar na tarefa!

Crie um manual de tom de voz

O primeiro passo para a implementação do tom de voz construído para a sua marca é elaborar um manual que formalize a linguagem escolhida. Esse guia colabora para manter a coerência, mesmo quando há mudanças na equipe ou na agência de marketing responsável.

Ele deve conter elementos como:

  • descrição da personalidade da marca;
  • definição do tom e estilo (com exemplos de frases e palavras permitidas ou proibidas);
  • adequações para diferentes canais e contextos;
  • orientações para uso pelo time de marketing, social media, atendimento e outros.

Treine a equipe

O sucesso na comunicação da marca depende da sintonia entre todos os colaboradores. Invista em treinamentos sobre linguagem e tom de voz, principalmente com quem está na linha de frente, como atendimento ao cliente, vendas e marketing.

Além disso, promova atualizações periódicas para manter o time alinhado. Inclua exemplos práticos, simulações de atendimento e feedbacks construtivos. Desse modo, todos internalizam o tom da marca, facilitando o seu uso no dia a dia.

Produza conteúdo com consistência

A teoria só se concretiza quando aplicada na prática. Então todo o conteúdo da marca deve refletir seu tom de voz, sejam artigos, e-mails, vídeos, materiais institucionais e interações no atendimento. Adicionalmente, a sua comunicação deve ser constante.

A consistência reforça o posicionamento da marca e consolida a sua imagem. Para garantir a frequência nas suas postagens, vale contar com o suporte de uma agência de marketing digital e comunicação — a exemplo da ABContent.

Monitore e ajuste

O tom de voz pode — e deve — evoluir com o tempo. Existe a possibilidade de mudanças no público, no mercado ou na cultura exigirem ajustes. Por essa razão, monitore os resultados da comunicação e adapte o tom quando for necessário, sem perder a coerência com os valores centrais.

Definir corretamente o tom de voz da marca é um passo estratégico na construção de uma identidade forte e memorável. Ao investir nesse processo, a empresa fortalece sua presença, gera conexões reais e tem mais chances de se destacar no mercado.

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