O tráfego de um site pode ser dividido em 3 principais categorias: direto, orgânico e pago. Compreender como cada um deles pode ser conquistado é essencial para criar um plano de marketing digital que ajude a atrair mais visitantes e aumentar a visibilidade da sua marca.
Pensando nisso, você sabe como aumentar o tráfego direto? Entender como incentivar esse tipo de acesso é importante para construir uma base de visitantes leais e engajados — o que amplia as chances de conversão.
Você quer saber como aumentar o tráfego direto em seu negócio? Confira 5 passos para fazer o número de visitas espontâneas crescer em sua página!
O que é tráfego direto?
O tráfego direto acontece quando um usuário acessa um site sem depender de fontes externas, como mecanismos de busca, redes sociais ou links em outros sites. Nesse caso, o visitante pode chegar até a página de 3 principais formas:
- digitando o endereço diretamente na barra do navegador;
- utilizando um atalho salvo nos favoritos;
- acessando por um link sem rastreamento — como em e-mails ou documentos.
Por não se ter origem em uma estratégia paga, é comum confundi-lo com o tráfego orgânico. Mas vale ter em mente que o segundo tipo vem dos mecanismos de busca, como Google e Bing.
O tráfego orgânico ocorre quando alguém pesquisa por um termo ou palavra-chave e clica em um dos resultados que aparecem na busca.
Qual é a importância do tráfego direto para a empresa?
O tráfego direto é um indicador que demonstra o quanto um site já faz parte da rotina dos usuários. Afinal, quando as pessoas acessam a página diretamente, sem depender de buscas por palavras-chave ou links externos, é sinal de que a marca tem um espaço consolidado na mente do público.
Assim, quanto mais pessoas acessam o site sem precisar de intermediários, maior tende a ser a força da empresa no mercado. Além disso, o crescimento do tráfego direto ao longo do tempo indica que mais consumidores lembram e confiam na marca.
Desse modo, esse tipo de tráfego está diretamente ligado à fidelização. A razão é que quem confia no conteúdo ou tem o site como uma referência para determinada informação ou serviço volta à página sem precisar de um lembrete externo.
Mais um ponto é que esses visitantes tendem a ter um comportamento mais engajado e uma taxa de conversão maior. O motivo é que, muitas vezes, eles já conhecem os produtos ou serviços e estão mais próximos de tomar uma decisão de compra, de solicitação de orçamento ou de contato.
Ainda, o tráfego direto traz mais estabilidade para o site, tornando-o menos dependente de variações nos algoritmos dos buscadores. Mudanças nas regras de otimização de busca podem afetar o posicionamento nos resultados de pesquisa, mas uma base de acessos diretos garante que o fluxo de visitantes continue.
5 Passos para aumentar o tráfego direto
Aumentar o tráfego direto exige estratégias inteligentes que incentivem os usuários a lembrarem do seu site e o acessem sem a necessidade de intermediários.
A seguir, conheça 5 passos para conquistar mais acessos diretos na página da sua empresa!
1. Fortaleça a presença nas redes sociais
O primeiro passo é fortalecer a presença da marca nas redes sociais. Embora o tráfego direto não dependa exclusivamente dessas plataformas, uma presença bem estruturada nelas ajuda a manter a marca na mente do público.
Quando os seguidores interagem constantemente com suas postagens, eles se lembram do seu site e podem acessá-lo diretamente no futuro. Assim, criar uma comunidade engajada em plataformas como Facebook e Instagram pode ajudar a fortalecer esse vínculo.
Parcerias com influenciadores também são interessantes para aumentar a visibilidade e consolidar a autoridade da sua marca. Isso aumenta as chances de as pessoas lembrarem de acessar seu site diretamente ao verem conteúdo desses profissionais.
2. Mantenha o blog sempre atualizado
O segundo passo é garantir que o blog esteja sempre atualizado. Um site que não traz novidades regularmente pode perder o interesse do público, fazendo com que ele busque outras fontes de informação.
Portanto, tenha um calendário editorial bem planejado para garantir publicações frequentes, mantendo o tráfego constante. Nesse contexto, você pode investir em séries de posts sobre um tema para incentivar os leitores a retornar ao site para conferir as atualizações, por exemplo.
3. Envolva sua audiência com e-mails
O terceiro passo é criar campanhas de e-mail marketing, com atualizações sobre novidades, promoções ou conteúdos exclusivos. Ao manter contato com os usuários, você reforça a presença da sua marca, criando um hábito nos leitores de visitar seu site por meio de links diretos.
Para montar uma estratégia eficaz de e-mail marketing, certifique-se de que suas mensagens sejam relevantes, com um design atraente e um conteúdo de qualidade. Assim, os usuários podem se sentir mais à vontade para clicar no link que leva diretamente ao seu site.
4. Ofereça uma boa experiência
O quarto passo é garantir que a experiência do usuário no seu site seja agradável e gere valor. Quanto mais fácil e prazeroso for navegar pelas páginas, maiores são as chances de os visitantes retornarem diretamente.
Essa boa experiência de navegação envolve aspectos, como:
- layout limpo e intuitivo;
- atendimento rápido;
- uso de recursos como chatbot;
- links diretos e visíveis de contato;
- design responsivo — que funcione bem em dispositivos móveis;
- tempo de carregamento rápido.
5. Invista em conteúdo de alta qualidade
O quinto passo é investir em conteúdo de alta qualidade. Além de gerar tráfego orgânico por meio de uma boa estratégia de otimização de busca, um material bem produzido fideliza os usuários, fazendo com que eles voltem ao seu site em busca de mais informações.
Para que o conteúdo se destaque, ele deve oferecer dados atualizados e ser otimizado. Nesse cenário, a ABContent pode ser sua parceira, produzindo conteúdos que geram valor ao público.
Ter uma parceria conosco é uma forma de garantir postagens frequentes e contar com especialistas na criação de conteúdo relevante. Afinal, o tempo para produção de material educativo se torna um desafio para quem tem outras prioridades no negócio, certo?
Neste artigo, você entendeu a importância de gerar tráfego direto para o seu site e aprendeu 5 passos essenciais para ter bons resultados com a estratégia. Agora, vale a pena aplicar as dicas e contar com profissionais especializados no processo de produção de conteúdo relevante.
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