Tráfego orgânico e tráfego pago: o que são e quais as diferenças entre eles?

Se você busca ampliar o alcance da empresa por meio da internet, não pode deixar de entender as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago. Embora ambos os conceitos tenham o mesmo objetivo — geração de leads e engajamento para a marca —, cada um tem processos particulares.

Por esse motivo, é importante compreender como eles funcionam para escolher qual tem maior capacidade de gerar resultados para sua empresa. Assim, é possível implementar uma estratégia de sucesso e evitar desperdícios de recursos.

Quer entender mais sobre tráfego orgânico e tráfego pago? Continue a leitura, saiba a diferença entre eles e veja como escolher o mais adequado para a sua marca!

O que é tráfego e como funciona? 

Para começar, é interessante entender o conceito de tráfego em geral. Afinal, ele é sempre visto nas estratégias de marketing. Na prática, o tráfego é toda a movimentação de usuários que navegam pelos sites e redes da internet.

Em uma estratégia de marketing, ele é o responsável por atrair o acesso dos clientes em potencial para a página institucional da empresa, e-commerce, blog etc. Com isso, é possível aumentar a visibilidade da marca na internet, desenvolver o engajamento do público e alavancar as vendas.

Existem diversos tipos de tráfego, como o social, o direto e o de referência. Contudo, os dois principais são o tráfego orgânico e o tráfego pago. Por essa razão, é fundamental conhecê-los. 

O que é tráfego orgânico e como funciona?

Agora que você já sabe o conceito geral de tráfego, entenderá o que é e como funciona o tráfego orgânico. Ele se refere à movimentação espontânea dos usuários para uma página. Na maioria das vezes, esse tráfego é originado dos resultados apresentados pelos buscadores, como o Google.

No entanto, o tráfego orgânico também pode ser obtido por meio das redes sociais e, até mesmo, de estratégias de e-mail marketing. Todo processo que leva usuários até as páginas institucionais e lojas virtuais sem publicidade paga pode ser considerado tráfego orgânico.

A principal estratégia utilizada para gerar tráfego orgânico é a produção de conteúdo, como blogposts, e-books, stories, posts em mídias sociais, vídeos, entre outros formatos. 

Quando um usuário busca por uma palavra-chave, os buscadores informam os materiais mais relevantes sobre o assunto, gerando visibilidade para as páginas que aparecem nos resultados.

O que é tráfego pago e como funciona?

Já o tráfego pago é aquele constituído por anúncios em que é necessário efetuar um pagamento direto para a empresa que os publicará. É o caso dos banners fixados nos sites que direcionam para outra página ou dos conteúdos em posição de destaque nos resultados das pesquisas.

Além dos buscadores, é possível utilizar o tráfego pago em redes sociais, como Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn. É por esse motivo que você encontra conteúdos com aviso de publicidade enquanto navega por essas plataformas.

Com a visibilidade maior gerada pelo anúncio, há mais chances de receber visitantes e de mostrar o seu produto ou serviço para as pessoas. Consequentemente, as oportunidades de vendas também aumentam.

Quais as principais diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Ao entender sobre cada um dos tipos de tráfego, é o momento de descobrir as principais diferenças entre eles. Confira!

Leads

Os leads são os contatos interessados em seu produto ou serviço. Quando são qualificados, eles apresentam forte tendência a fechar o negócio. Como você viu, o objetivo do tráfego em geral é atraí-los.

No tráfego orgânico, esses leads costumam ser mais qualificados, já que eles são educados durante a jornada de consumo do seu conteúdo. Já no tráfego pago, há maiores chances de atrair mais curiosos, tendo que realizar um filtro para chegar aos potenciais clientes.

Investimento

Ambos os tipos de tráfego exigem investimentos. No tráfego orgânico, é necessário contar com uma equipe especializada e competente para produzir conteúdo de qualidade que gere valor aos usuários. Caso contrário, a estratégia dificilmente trará os resultados esperados.

O mesmo acontece com o tráfego pago. No sentido oposto do que algumas pessoas acreditam, não basta pagar pelos anúncios. É preciso gerir esse tráfego para que os recursos financeiros sejam bem utilizados — e isso também demanda profissionais capacitados.

Nesse caso, a diferença no investimento é que no tráfego orgânico você paga pela produção do conteúdo uma vez e ele pode continuar no ar pelo tempo que for conveniente para a estratégia. Ou seja, o investimento é diluído durante todo esse período, sendo reduzido.

Já no tráfego pago, o anúncio fica no ar somente pelo tempo contratado — uma semana, duas semanas, um mês etc. Assim, a empresa deve investir de forma recorrente para a estratégia continuar funcionando.

Prazo para resultados

Outra diferença importante entre os tipos de tráfego é o prazo para obter resultados. O tráfego pago pode gerar leads imediatamente após o anúncio ser colocado no ar. No entanto, como você viu, a movimentação só acontece enquanto a publicidade é paga.

Já o tráfego orgânico tende a demorar um pouco mais para atrair os usuários, pois é preciso construir autoridade e engajamento. Contudo, uma vez que os conteúdos estão no ar e se tornam referência, os resultados costumam ser efetivos e duradouros.

Como escolher entre eles para a estratégia de marketing?

Ao entender as principais diferenças entre o tráfego pago e o tráfego orgânico, é possível que você se interesse em saber como escolher entre esses métodos. A verdade é que não existe uma resposta única para essa questão.

É essencial considerar as necessidades da empresa, o orçamento e, principalmente, o objetivo a ser alcançado com a abordagem. Afinal, cada uma das estratégias de marketing apresenta características que podem ser interessantes a depender do contexto.

Ademais, vale saber que não é preciso escolher entre uma e outra. Você pode mesclar as estratégias para obter resultados valiosos. Então, enquanto o tráfego pago concede aceleração, o tráfego orgânico traz perpetuidade para o marketing digital da empresa.

Neste post, foi possível entender o que é tráfego orgânico e tráfego pago e quais são as diferenças entre eles. Agora, você tem informações importantes que podem ajudar a decidir a melhor estratégia de marketing para a marca.

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