[et_pb_section][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]A geração de conteúdo traz benefícios para as empresas que desejam se posicionar e se consolidar no mercado. Mas você sabia que além dos materiais criados pelo próprio negócio é possível recorrer ao User Generated Content (UGC)?
Se for usado corretamente, esse conceito pode impulsionar a estratégia de marketing e garantir resultados melhores. Logo, vale a pena entender o que essa tática representa e como ela pode ser incorporada ao negócio.
Na sequência, mostraremos o que é o User Generated Content e como ele pode alavancar os seus esforços de marketing. Acompanhe!
O que é User Generated Content (UGC)?
A expressão User Generated Content pode ser traduzida livremente como “conteúdo gerado pelo usuário”. O termo faz referência a todo tipo de material que não é criado pela empresa, e sim, pelos clientes.
O UGC pode ser de diferentes tipos, incluindo textos, fotos e vídeos. Ele também pode aparecer na forma de avaliação ou de engajamento com uma ação específica do negócio, por exemplo.
Quais as vantagens de usar o UGC para gerar conteúdo?
Além de conhecer o conceito do User Generated Content, é importante saber que utilizá-lo pode ser benéfico para as estratégias de marketing. Ao conhecer as vantagens envolvidas, fica mais fácil compreender o que o torna tão necessário.
Veja, a seguir, as principais vantagens!
Alimentação do funil de vendas
O conteúdo gerado pelo usuário pode ajudar a abastecer o
funil de vendas em diferentes estágios. No topo e no meio de funil, ele pode servir para atrair quem tem interesse em tirar dúvidas.
Já no fundo de funil, o UGC pode estimular a conversão. Segundo o Google,
53% dos compradores dizem que sempre pesquisam online antes de comprar. Então, ao encontrar esse conteúdo, a tomada de decisão tende a ser estimulada.
Apoio à estratégia SEO
Recorrer ao User Generated Content pode ser vantajoso por questões de
SEO. Essa é uma forma de identificar dúvidas dos usuários ou diferenciais abordados pelos clientes, embasando conteúdos mais direcionados para a audiência.
Dependendo da forma como o conteúdo de usuário for gerado, ele pode originar mais visitas no site. Com isso, ele garante mais relevância e leva a posicionamentos melhores nas páginas de busca.
Aproximação entre marca e público
Outro grande benefício que podemos citar sobre o UCG é a capacidade de aproximar o negócio do público consumidor e de potenciais interessados. Isso acontece porque a marca já não é a única a falar sobre si, sendo que as pessoas participam desse processo e interagem com a empresa.
Essa aproximação pode gerar um senso maior de confiança, já que significa que o público está comprando e usando os produtos e soluções. Assim, é possível gerar desejo de marca e até consolidar o negócio como uma
autoridade.
Como usar o conteúdo gerado por usuários na sua estratégia?
Já mostramos que o User Generated Content pode gerar diversas vantagens para o negócio e para a estratégia de marketing, certo? Uma das formas de estimulá-lo é por meio das avaliações e depoimentos.
Essa ação é comum nos
e-commerces, em que os clientes podem enviar comentários e até fotos e vídeos dos produtos. Também é interessante considerar um espaço para a realização de perguntas e respostas, por exemplo, na área de comentários do blog.
Ainda, é possível investir na geração de conteúdo nas redes sociais. A criação de campanhas específicas e o uso de hashtags podem fomentar esse comportamento de geração de conteúdo pelo público, o que ajudará a marca a aproveitar as vantagens do UGC.
Como você viu, o User Generated Content é cada vez mais importante para estabelecer uma relação de proximidade e confiança com o público. Portanto, vale usar nossas dicas para incentivar essa geração de conteúdo e usá-la em sua estratégia de marketing digital.
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