Visão holística: entenda a importância no ambiente corporativo 

A visão holística nas empresas é uma forma estratégica de observar seus padrões, compreendê-los e tomar decisões acertadas. Também chamada de holismo, ela foca na observação descentralizada para identificar o que colabora com os objetivos do negócio e o que pode ser descartado. 

Portanto, adotar essa cultura é uma forma de identificar pontos de melhoria e oportunidades de crescimento. Assim, é importante conhecer esse conceito para descobrir como ele pode ser aplicado às suas necessidades.

Neste post, você aprenderá mais sobre a visão holística empresarial, como ela funciona na prática e qual a importância dela no ambiente corporativo. Continue sua leitura!

O que significa ter uma visão holística? 

Ter uma visão holística significa ter uma visão ampla, não focada nos detalhes, mas no todo. Esse termo não é utilizado apenas no mundo corporativo, mas em áreas como saúde e educação.

Nas empresas, a visão holística está relacionada à gestão que considera todos os setores e todos os colaboradores. Dessa forma, análises feitas pelo gestor não acontecem isoladamente, por exemplo, na área de Recursos Humanos (RH) ou no financeiro, considerando suas atividades individuais. 

As avaliações são focadas em como cada um deles contribui para o funcionamento da empresa em sua totalidade. Isso porque ter uma visão holística significa observar como cada uma das partes (setores ou pessoas) contribui para a formação do negócio. Portanto, essa é uma forma de reconhecer a importância de todos os envolvidos no sucesso de uma organização.

Visão holística é o mesmo que visão sistêmica?

Como ficou claro, a visão holística se refere à observação da totalidade, ponderando como cada elemento da empresa colabora para sua formação. Por considerar as partes do todo, é possível confundir esse conceito com o de visão sistêmica.

Entretanto, elas não são sinônimos. Ter uma visão sistêmica sobre cada uma das partes é compreender como elas se relacionam e integram. Essa abordagem objetiva a compreensão de como a empresa se organiza em seus setores para alcançar a funcionalidade.

Portanto, ambas são visões importantes para uma empresa, mas que se pautam em estratégias diferentes. Para simplificar, a visão holística engloba o negócio como um todo, e a visão sistêmica foca a forma como cada uma das partes interage. 

Qual a importância dessa visão no ambiente corporativo? 

Você compreendeu o que é a visão holística e aprendeu a diferenciá-la da visão sistêmica. Agora é possível entender qual a sua importância para uma empresa. Essa estratégia pode ser usada pelos gestores para ter uma visão macro do funcionamento do negócio. 

Dessa forma, é possível identificar o impacto de cada setor, equipe e ação nos resultados globais do negócio. Portanto, a visão permite identificar gargalos e corrigi-los, evitando que problemas iniciados em alguma equipe ou setor impactem toda a empresa. 

Como funciona a visão holística, na prática?

A aplicação bem sucedida da visão holística no ambiente corporativo depende da sua correta implementação. Para fazer isso, é preciso que no dia a dia os gestores busquem conhecer os detalhes do negócio, podendo identificar possíveis problemas e soluções em meio a todos os processos. 

Ademais, é fundamental avaliar os impactos que a empresa sofre a partir de falhas em seus processos, a fim de determinar como superar os obstáculos. Exemplos disso são as dificuldades impostas pelo mercado ou pela concorrência. 

Entender o que funciona para o negócio possibilita a criação de padrões de sucesso. Com essas informações, os gestores podem decidir mudar aquilo que impacta a empresa negativamente e reforçar aquilo que traz bons resultados.

Por fim, a gestão empresarial deve observar todos os setores e equipes. Um profissional da linha de frente, por exemplo, tem maior contato com o cliente, de forma que pode interferir diretamente em como o público percebe a empresa.

Quais as vantagens da visão holística?

A implementação prática da visão holística nas empresas oferece vantagens, pois como você viu, ela promove a melhoria na tomada de decisões. Conheça os benefícios de sua aplicação!

Melhora a interação entre os times e retenção de talentos

A visão geral de uma empresa faz ampliar a compreensão de cada colaborador sobre o impacto de suas ações na empresa. Assim, as equipes tendem a se integrar mais e se esforçar em conjunto para obter melhores resultados. 

Por sua vez, o aumento do senso de valorização contribui diretamente para a retenção de talentos. Isso porque o reconhecimento na empresa é cada vez mais buscado pelos profissionais do mercado.

Otimiza o local de trabalho e aumenta a produtividade

Com as melhorias nas interações entre as equipes, o ambiente de trabalho se torna mais equilibrado, mais leve e menos hostil.  Essa mudança no clima organizacional serve como estímulo à produção e à busca por resultados.

Como implementar uma estratégia empresarial baseada nesse conceito? 

Para aproveitar as vantagens da visão holística na sua empresa, é preciso que ela seja bem implementada. A seguir, confira dicas para fazer isso de forma eficiente!

Analise a empresa e a concorrência 

O primeiro passo para a implementação da visão holística é avaliar a empresa em seus detalhes. É preciso compreender o funcionamento de cada setor e a participação de cada funcionário. Além disso, é fundamental conhecer a concorrência. 

Se alguma estratégia estiver alcançando bons resultados no mercado, pode ser interessante analisar a possibilidade de adequá-la ao seu negócio. Ao identificar o que funciona para a empresa, é possível implementar melhorias e soluções inovadoras, quando necessário, e incentivar a manutenção daquilo que já tem êxito.

Constitua uma política organizacional, estabelecendo missão e valores

Definir uma política organizacional significa estabelecer um conjunto de regras e padrões a serem seguidos. Eles garantirão que todos estejam mais focados em mudar o que for necessário e trabalhar com mais eficiência. 

Por fim, recomenda-se estabelecer a missão e os valores da empresa, que representam seu posicionamento diante do público e seus colaboradores. Eles traduzem a imagem que se deseja passar do negócio, atraindo trabalhadores que se enquadram melhor ao perfil organizacional. 

Nesta leitura, foi possível conhecer a visão holística, compreender sua importância e aprender como implementá-la na sua empresa. Agora, você pode colocá-la em prática para obter mais sucesso nos resultados do negócio.

O artigo foi útil para você? Aproveite para entender o que é e como aplicar o método AIDA para potencializar as suas vendas! 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: