Entenda como o YMYL impacta seu conteúdo!

O ranqueamento de conteúdos nos mecanismos de busca faz diferença nos acessos que uma página conquista. A classificação de resultados tem grande importância, demandando atenção a questões como o YMYL.

A sigla representa fatores relevantes, considerados pelo maior site de pesquisas do mundo — o Google. Entender essa classificação pode contribuir para atrair mais visitantes e garantir maior visibilidade no ambiente digital.

Quer descobrir o que é YMYL e como se enquadrar nas suas exigências para alavancar seus conteúdos? Acompanhe o texto!

O que é YMYL?

Your money, your life (seu dinheiro, sua vida — ou YMYL) é um conceito de SEO (otimização para mecanismos de busca) utilizado pelo Google. O termo determina fatores para a classificação das páginas em resultados de pesquisa considerando suas palavras-chave.

O conceito representa a exigência de um alto padrão de qualidade em conteúdos relacionados a temas sensíveis. Afinal, o Google entende que certos assuntos demandam maior cuidado na produção de textos e vídeos. 

Informações erradas em relação a esses temas seriam capazes de causar impactos negativos aos cidadãos. Os prejuízos podem se referir à integridade física, emocional e financeira de uma pessoa ou empresa.

Quais são os conteúdos afetados pelo YMYL?

Você entendeu que alguns tipos de conteúdo cujos assuntos são considerados sensíveis são afetados pelo YMYL. A sensibilidade dos temas diz respeito à necessidade de precisão das informações para que elas não gerem prejuízos ao leitor ou espectador.

Conheça exemplos de assuntos que entram no radar do YMYL:

  • finanças: investimentos, empréstimos, seguros e cartões de crédito;
  • saúde: tratamentos, medicamentos, diagnósticos e dicas de saúde;
  • compra e comércio eletrônico: produtos e serviços online que envolvam transações financeiras;
  • legislação: direitos civis, trabalhistas e consumeristas;
  • informações cívicas: eleições, governança, política, serviços públicos e órgãos públicos.

Como o YMYL afeta a criação de conteúdo?

O mecanismo desenvolvido pelo Google afeta os conteúdos a partir de critérios estabelecidos pelo buscador para a produção desses materiais. Para vídeos ou textos sobre assuntos relacionados a saúde, por exemplo, o Google faz exigências adicionais. 

Esses requisitos determinam a classificação das páginas nos resultados de buscas. Nesse caso, a plataforma de busca espera que os conteúdos sejam desenvolvidos por especialistas e ofereçam informações reais e confiáveis.

Isso se revela na aplicação do EEAT — sigla para experiência, especialização, autoridade e confiabilidade. Entenda cada um dos critérios desse conceito!

Experiência

A experiência corresponde à necessidade de que o criador de conteúdo tenha vivência prática no tema. O Google se volta à habilidade ou ao conhecimento do autor em relação ao tema. Por exemplo, um conteúdo sobre maternidade pode ser escrito por uma mãe com base em suas experiências pessoais.

Especialização

A especialização é o segundo elemento do EEAT, que também impacta o YMYL. A exigência está ligada às credenciais do autor em relação ao tema desenvolvido, podendo dizer respeito à sua formação acadêmica ou técnica.

Um exemplo da especialização é a criação de um blog por um chef de cozinha, em que o profissional compartilha conhecimentos culinários e dicas.

Autoridade

A autoridade costuma dizer respeito tanto ao autor do conteúdo quanto ao site que o veicula. Nesse caso, há uma análise da reputação da pessoa ou da página em relação a um tema. O diagnóstico avalia as credenciais, a percepção da comunidade e outras publicações já feitas.

Para exemplificar a autoridade exigida pelo EEAT aplicável ao YMYL, imagine um médico que produza conteúdos sobre saúde. Se outros profissionais da área citarem seus textos, seu reconhecimento tende a aumentar.

Confiabilidade

O quarto elemento que forma as exigências do EEAT é a confiabilidade. O requisito que completa a sigla corresponde ao nível de confiança de um autor e das informações que ele compartilha. Por essa razão, a condição analisa as práticas de publicação, fontes e honestidade.

Para entender melhor como o critério se aplica, considere um site de conteúdos de finanças. Ele é mais confiável se fizer referências a sites de órgãos oficiais, como CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

Quais são as melhores práticas de EEAT para YMYL?

O EEAT impõe diferentes exigências para que conteúdos referentes a assuntos considerados sensíveis sejam bem classificados. Por sua vez, os requisitos aplicados dão indícios de quais são as melhores práticas para quem deseja obter um bom ranqueamento.

Veja as principais medidas a adotar!

Apresente credenciais verificáveis

O ranqueamento de conteúdos de temas sensíveis deve comprovar a experiência e a especialização do autor. Portanto, o YMYL requer a produção ou revisão do material por um especialista na área abordada. Desse modo, o site deve apresentar as credenciais da autoridade consultada.

Cite fontes confiáveis

Citar fontes confiáveis é outra estratégia de conteúdo para um bom ranqueamento. Os autores podem optar por adicionar referências a sites de boa credibilidade, já reconhecidos pelo público e pelo Google. Mencionar instituições de ensino e fontes científicas também é uma alternativa.

Atualize os conteúdos regularmente

Conteúdos relacionados a temas sensíveis, como finanças, exigem constante atualização. Esses assuntos costumam sofrer alterações frequentes, tornando necessária a revisão periódica dos materiais. Dessa forma, garante-se que as informações se mantenham corretas, refletindo as mudanças do cenário.

Atue com transparência

O conteúdo deve ser publicado com informações completas e transparentes sobre o seu desenvolvimento. Na página, deve ser possível encontrar dados sobre o autor, o objetivo do site e as formas de contato com os responsáveis por ele.

Ofereça design e experiência do usuário (UX) confiáveis

A segurança oferecida pelos sites ajuda no cumprimento das exigências EEAT de YMYL. Dessa maneira, cabe às páginas oferecer interfaces seguras e certificados SSL (secure sockets layer), além de um design responsivo e de uso intuitivo.

Garanta a precisão e a clareza das informações

O YMYL requer o desenvolvimento de conteúdos de alta qualidade, que agreguem valor à experiência do leitor. A característica exige a verificação de todas as informações antes de publicá-las.

Para garantir que seus textos estejam corretos e apresentem informações atualizadas, uma estratégia é terceirizar a produção de conteúdo. Existem empresas, como a ABContent, especializadas no desenvolvimento de materiais qualificados e otimizados para SEO sobre diferentes temas.

Neste artigo, você viu como conteúdos que abordam temas sensíveis necessitam de maior atenção no seu desenvolvimento. Nesse contexto, aplica-se o YMYL e as regras de EEAT, que influenciam a classificação das páginas nos resultados de pesquisas. 

Quer atender às exigências de EEAT do Google e de YMYL para obter um bom ranqueamento? Então conheça as soluções da ABContent!

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