4 Ps do Marketing: o que são e como aplicar na sua empresa?

Você sabia que uma ideia desenvolvida na década de 1960 para estruturar a estratégia de marketing das empresas é aplicada até hoje? Ao longo do tempo, ela passou por ajustes, mas os 4 Ps do marketing continuam essenciais para fortalecer a sua marca.

Eles podem trazer mais visibilidade para os produtos e serviços que a empresa oferece. Por esse motivo, os 4 Ps são pilares para decidir as estratégias de vendas e divulgação de um negócio. Com eles, você conseguirá atender às necessidades dos consumidores e se destacar dos concorrentes.

Quer entender o que significa cada um dos 4 Ps do marketing e aprender a utilizá-los? Continue a leitura e descubra as vantagens de aplicar o conceito na sua empresa!

Como surgiu o conceito de 4 Ps de marketing?

Antes de explicar quais são os 4 Ps do marketing, é importante saber como a ideia surgiu. Conforme você viu, não se trata de um conceito novo. A estratégia foi elaborada em 1960 por Jerome McCarthy, um professor norte-americano.

McCarthy mencionou os 4 Ps pela primeira vez em seu livro “Marketing Básico: uma Visão Gerencial”. Porém, a estratégia ganhou mais popularidade com Philip Kotler, outro professor estadunidense que complementou o conceito inicial.

Por meio de estudos, ele apresentou uma ideia prática para as empresas. Foi em 1967, quando Kotler publicou seu livro “Administração de Marketing: a Bíblia do Marketing”, que os 4 Ps ficaram mais conhecidos.

Quem é Philip Kotler?

Para se familiarizar melhor com os 4 Ps, vale a pena saber um pouco mais sobre a pessoa que consolidou o conceito — afinal, ele foi o responsável por difundir a teoria globalmente. Philip Kotler foi consultor de marketing, instrutor, professor e escritor de sucesso.

Seu reconhecimento ainda se deve aos mais de 150 artigos científicos e 80 livros de sua autoria. Com todo esse domínio no setor, Kotler foi capaz de ajudar empresas no mundo todo, principalmente por ensinar os 4 Ps.

O que são os 4 Ps de marketing?

Agora você conhece um pouco mais sobre a origem dos 4 Ps — também chamados de mix de marketing ou composto de marketing. Mas, afinal, o que eles significam?

Veja, a seguir, o que cada letra representa!

Produto

O primeiro P do marketing é o produto (ou serviço) que a sua empresa oferece. Para que seu negócio cresça, a solução oferecida precisa atender às necessidades, desejos e expectativas do cliente.

Por conta disso, você precisa de uma estratégia para compreender quem é seu público-alvo e entregar o que os consumidores esperam. Portanto, esse P não se refere apenas ao produto em si, mas também ao valor agregado e à experiência que ele proporciona ao cliente.

Desse modo, é importante considerar um conjunto de aspectos, como:

  • qualidade;
  • forma;
  • embalagem;
  • diferenciais;
  • design;
  • variedade;
  • garantia;
  • entre outros.

Nesse contexto, você deve entender quais são os atributos que os consumidores valorizam no produto ou serviço que sua empresa oferece.

Preço

O segundo P se refere ao preço do produto ou serviço, entretanto, alguns empreendedores podem sentir dificuldades para determiná-lo. A razão é que todos os custos devem ser ponderados para estipular uma margem de lucro. 

Além disso, você precisa saber quanto os clientes estão dispostos a pagar. Também entenda quais são os atributos da solução, os aspectos psicológicos envolvidos e o posicionamento da marca no mercado. Dependendo desses fatores, o preço pode ser mais alto ou mais baixo.

Praça

Agora que você já sabe que os dois primeiros Ps são produto e preço, precisa conhecer o terceiro — que se refere à praça. Esse P está relacionado ao local em que o produto ou serviço é distribuído para chegar até o cliente.

Como consumidor, você entende que há como comprar um produto em lojas físicas, e-commerces, catálogos de vendas e marketplaces, entre outros meios. Então, para definir a praça, a marca deve considerar os locais que seu público frequenta e sites que acessa.

Por esse motivo, é indispensável conhecer os interesses e comportamentos do consumidor para levar até ele o que sua empresa oferece. Mas lembre-se de que, assim como nos outros Ps, existem aspectos subjetivos envolvidos.

Por exemplo, algumas marcas podem limitar os pontos de venda de seus produtos e serviços para despertar o gatilho de escassez. Dessa forma, é necessário trabalhar a ação estrategicamente.

Promoção

O último P se refere a promoção. Mas antes que você o associe o termo a descontos, veja que a ideia aqui é de divulgação ou a maneira como o produto ou serviço será promovido. Um bom começo é escolher canais com maior potencial de visibilidade.

Entre as estratégias mais comuns para tanto, estão os anúncios em revistas, propagandas de TV, outdoor, além das possibilidades digitais. Afinal, a internet pode promover o produto de diferentes formas, como nas redes sociais, sites, blogs, e-mail marketing e outros meios.

Diante de tantas possibilidades, você precisa saber quais são os locais e canais que o público utiliza para definir as estratégias de divulgação.

Quais são as vantagens de utilizar os 4 Ps de marketing?

Como você viu, cada P do marketing representa um elemento importante para os negócios. Por isso, existe uma frase famosa que traduz bem o seu conceito: “marketing é colocar o produto certo, no lugar certo, ao preço certo, no momento certo”.

Seguindo essa máxima, é essencial saber equilibrar os 4 Ps ao estruturar uma estratégia de marketing. Com equilíbrio, sua marca transmitirá um posicionamento adequado para o público-alvo e terá a oportunidade de consolidar sua imagem na mente dos consumidores.

As estratégias passam a funcionar de maneira integrada, ou seja, as ações do negócio se tornam mais coerentes na percepção do mercado. O motivo é que a ideia não é apenas divulgar e vender os produtos, mas trabalhá-los com abordagens que caminhem juntas.

Implementar cada um dos 4 Ps ajuda na atuação do seu negócio em todos os pontos de contato com o consumidor. Como resultado, a marca tende a conseguir mais destaque — e isso acontece porque alguns negócios trabalham apenas ações de promoção e divulgação.

Você deve ir além desses pontos porque a percepção sobre a empresa e a decisão de compra são influenciadas por muitos fatores. Por exemplo, o cliente pode pesquisar preços, experimentar produtos, ler opiniões nas redes sociais, voltar ao site e tomar sua decisão.

Cada um desses momentos é uma interação e forma a experiência da marca. A implementação dos 4 Ps consegue cobrir todos eles e, assim, construir uma imagem positiva do negócio no mercado. 

Como aplicar os 4 Ps de marketing?

Até aqui, você já entendeu melhor o conceito e as vantagens que os 4 Ps podem trazer para o seu negócio. Mas aproveitar esses benefícios exige conhecer as estratégias de aplicação dessa teoria. 

Confira quais são elas!

Conheça o público-alvo

O primeiro passo é conhecer e definir o público-alvo da sua empresa. A etapa é relevante para direcionar o preço, o produto, a praça e a promoção para as pessoas certas. Contudo, não se deve fazer isso com base em suposições.

Você precisa pesquisar o mercado para investigar o perfil dos consumidores que deseja impactar — e entender o comportamento deles. As informações ajudam a fazer a segmentação do seu público, conforme comportamento, localização e dados demográficos, entre outros.

A partir das informações coletadas, você consegue identificar as necessidades do segmento e do público que o produto ou serviço deve atender. Portanto, não pule a etapa.

Pesquise a concorrência

Além de pesquisar sobre o público-alvo, conheça seus concorrentes. A medida permite saber quais são as vantagens e desvantagens do seu negócio sobre eles. O conhecimento é a base para implementar melhorias e se destacar no mercado.

Imagine, por exemplo, que seus concorrentes não estejam anunciando os produtos e serviços nos canais de comunicação digitais. Ao enxergar a brecha, você pode mapear os canais que seu público utiliza e promover o seu negócio. 

A medida oferece a oportunidade de conquistar o público certo, no momento mais oportuno e com as estratégias mais adequadas. Até que a concorrência chegue aos mesmos canais que a sua empresa, a tendência é que você já tenha garantido seu espaço.

Estabeleça uma estratégia competitiva

Estabelecer uma estratégia competitiva significa determinar de que maneira a sua empresa enfrentará o mercado. Comece considerando a possibilidade de uma liderança em custo, o que ajuda a reduzir custos de produção, praticar preços mais baixos e aumentar a rentabilidade.

Outra opção para o negócio é a diferenciação. A estratégia competitiva é útil para negócios que querem aumentar seu desempenho e qualidade para melhorar a percepção de valor do cliente.

Além dessas duas possibilidades, você pode optar por uma abordagem competitiva de foco. Ela é ideal para empresas menores que querem se concentrar nas necessidades mais específicas. Assim, elas conseguem se diferenciar no mercado.

Defina o posicionamento de mercado da empresa

Antes de partir para os 4 Ps, você precisa definir o posicionamento de mercado na empresa. Ele deve ser pensado para o público-alvo do negócio e seguir a estratégia competitiva elaborada.

É dessa forma que o posicionamento cria a oferta da empresa. Ou seja, ele ajuda a elaborar as estratégias de produto, preço, praça e promoção, para que seu negócio seja valorizado pelo público-alvo.

O posicionamento pode ser definido de diferentes maneiras, como:

  • atributo;
  • qualidade ou preço;
  • usuário;
  • benefício;
  • categoria;
  • aplicação;
  • concorrente.

Considere as possibilidades que cada uma delas oferece para escolher a opção compatível com a sua empresa. Por exemplo, para trabalhar o posicionamento por atributo, você pode posicionar a marca como pioneira do mercado — caso ela realmente seja.

Defina as estratégias dos 4 Ps

Tendo determinado seu público, seus concorrentes, sua estratégia e seu posicionamento, você pode começar a definir as estratégias de preço, produto, praça e promoção. Para tanto, mantenha o foco no público e nos canais a serem usados para chegar até ele.

Com isso em mente, passe a trabalhar o produto, afinal, o restante girará em torno dele. Se você já conhece bem a solução, terá mais facilidade para definir o preço, com base no custo-benefício oferecido.

A promoção, por sua vez, dependerá dos benefícios para então saber como o produto será distribuído. Note que um conceito é seguido do outro para que todas as ações voltadas para a solução alcancem as pessoas certas e tragam os resultados esperados.

Crie um plano de marketing operacional

Embora todas as estratégias que você viu até aqui sejam essenciais, elas precisam ser colocadas em prática. A melhor forma de partir para a ação é criar um plano de marketing operacional que englobe os pontos mais relevantes da abordagem.

O planejamento deve mostrar quais são as metas, prazos, responsáveis e etapas necessárias para que cada estratégia se realize. É desse modo que você criará planos de ação para cada membro da equipe e para alcançar os objetivos de marketing.

Invista em inbound marketing

Como explicamos, para implementar os 4 Ps, você precisa conhecer bem o seu público-alvo. Trata-se do primeiro passo para definir uma série de estratégias e ações, incluindo a maneira como a companhia se comunicará com os consumidores.

Uma das formas de estabelecer a comunicação é por meio do inbound marketing. Esse tipo de marketing é usado para envolver os potenciais clientes de uma marca, por meio de conteúdo relevante.

Mas ele é apenas a base da estratégia, já que seu grande diferencial é o fato de conquistar a permissão do público para que a comunicação aconteça. Se você conhece seus potenciais clientes, terá mais facilidade para promover seu produto com o inbound.

Dessa maneira, sua empresa utilizará técnicas para transformá-la em autoridade no segmento. Assim, fica mais fácil aparecer entre as primeiras posições nos buscadores e atrair cada vez mais consumidores que se interessam por seu produto.

Viu só como considerar os 4 Ps do marketing pode auxiliar você a construir uma estratégia de marketing digital eficiente? Se eles forem trabalhados nos canais digitais, há chance de os resultados serem ainda melhores.

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