Identidade visual: o que é, importância e como criar no seu negócio?

A identidade visual de uma empresa serve como um cartão de visitas. Ou seja, ela é um dos primeiros elementos que o consumidor olha ao ter contato com o negócio. Por outro lado, esse aspecto assume funções que vão além de ter uma estética bonita e atrativa. 

Isso porque uma identidade visual bem planejada reflete em diferentes aspectos. Se você quer entender o que é, qual a importância e como criar uma identidade visual voltada para o seu negócio, prossiga com a leitura. 

Aqui, você entenderá alguns dos principais conceitos em relação ao tema. Vamos lá?

O que é identidade visual?

Identidade visual são todos os elementos gráficos que representam um negócio. Assim como as pessoas adquirem uma sequência numérica em forma de RG ou CPF para serem reconhecidas, no caso das empresas, são as cores, logos e slogans que a identificam.

Desse modo, é por meio da identidade visual empresarial que se transmite as informações básicas de uma organização. Por exemplo, ao escolher cores sóbrias, busca-se passar uma imagem de seriedade. Já as tonalidades coloridas, costumam exprimir um tom mais despojado e descontraído.

Em linhas gerais, uma identidade visual é composta por cores, logo, slogans, frases de efeito, tipo de fonte das letras e todas as demais características gráficas e estéticas que compõem o visual da empresa.

Qual a função de uma identidade visual empresarial?

A função de uma identidade visual é atribuir características visuais personalizadas de modo a tornar determinada marca ou negócio reconhecíveis. Por isso, os detalhes que formam a identidade visual precisam ser pensados de forma a transmitirem certa mensagem para o seu público.

Assim, a escolha das palavras, das cores e até mesmo o tipo de fonte da letra utilizada, deve fazer referência à personalidade da marca. Por isso, é muito comum que a identidade visual seja planejada de acordo com alguns preceitos da psicologia. 

Por exemplo, a tonalidade branca costuma proporcionar sensação de paz e tranquilidade. Nesse caso, se o seu negócio está relacionado a um produto ou serviço que procure passar uma ideia relacionada à energia, vigor e movimento, talvez usar o tom branco não seja uma boa ideia.

Qual a importância da criação de uma identidade para o seu negócio?

Dentro do marketing empresarial, é fundamental saber usar com sabedoria os espaços — muitas vezes limitados — dos anúncios em diferentes canais. Nessa circunstância, a identidade visual permite que a empresa seja reconhecida com mais facilidade.

Além disso, se bem elaborada, a identidade visual denota mais profissionalismo. Afinal, o público tende a confiar mais em empresas que são bem estruturadas e comprometidas com a sua imagem.

Ainda, a identidade visual pode ser utilizada como uma importante estratégia de marketing. Grandes marcas como o McDonalds, por exemplo, são capazes de fazer divulgações impactantes apenas usando a combinação das cores vermelha e amarela.

Qual a diferença entre identidade visual, marca e branding?

Quando você pesquisa sobre identidade visual, é comum encontrar também os termos marca e branding. Juntos, eles são elementos fundamentais para o estabelecimento de uma comunicação efetiva e para o reconhecimento do negócio.

Entretanto, cada um desses elementos possui um significado diferente, confira:

  • identidade visual: são as características que envolvem a estética visual da empresa, como as cores e a tipografia oficial;
  • marca: refere-se ao logotipo. Ela faz parte de um dos elementos que compõem a identidade visual;
  • branding: é composto por todos os elementos visuais atrelados ao tom de voz do negócio, à personalidade e à cultura da empresa.

Como criar uma identidade visual para a sua empresa?

Depois de saber mais sobre a identidade visual, você pode ter interesse em entender como criar uma. Na verdade, esse é um dos primeiros passos que precisa ser pensado quando se inicia uma empresa.

Também é possível que empresas que já estejam consolidadas invistam na reformulação da identidade. Isso porque, eventualmente, pode ser preciso reposicionar ou ajustar as mensagens que se almeja transmitir.

Quaisquer que sejam as situações, é sempre válido contar com equipes multidisciplinares e reunir diferentes pontos de vista para criar uma identidade visual. Profissionais especializados também podem contribuir de modo significativo para essa tarefa

Veja os pontos que merecem destaque no momento de elaborar a identidade visual!

Briefing

O briefing é um documento que reúne características e perguntas que servirão como guia ao longo de uma criação. Nele, você pode responder perguntas como:

  • quais palavras e sensações você usaria para qualificar o seu produto ou serviço?
  • qual são as características visuais dos seus concorrentes?
  • quais sãos os seus diferenciais e pontos fortes?
  • quais são as preferências do seu público-alvo?
  • quais tonalidades refletem a mensagem que você deseja transmitir?

Defina estilo, cor e fonte

O estilo, as cores e a escolha da fonte das letras são alguns dos principais atributos a serem definidos durante a elaboração da identidade visual. Cada decisão dessas afeta a sua mensagem e a identidade do negócio. 

Por exemplo, considere que o seu público-alvo é jovem. Nesse contexto, um estilo tradicional, cores neutras e fonte com letras retas pode não produzir o efeito desejado sobre esses potenciais consumidores.

Agora imagine que você escolha um estilo despojado e utilizar combinações de tonalidades coloridas. Será mais fácil provocar identificação e chamar a atenção desses jovens, certo?

Vale mencionar que esse trabalho requer estudo, pesquisas e análises. Procure se apoiar em dados e, se preciso, contrate profissionais para construir sua marca. Fazer escolhas em palpites e suposições pode não ser uma escolha assertiva.

Marketing

Envolver a equipe de marketing na criação da identidade visual é fundamental. Esse departamento costuma estar familiarizado com os anseios do público e possui conhecimentos significativos no sentido de saber qual a mensagem a ser transmitida.

Criar vínculo com os consumidores é uma das principais prerrogativas do marketing. Da mesma forma, esse é também um dos grandes objetivos de uma identidade visual bem elaborada. Por isso, empresas que contam com colaboradores desse time devem investir nele.

Lembre-se: para criar uma identidade visual impactante, é imprescindível que haja relação e harmonia entre os elementos gráficos que estão criados e as demais estratégias de marketing que serão exploradas pela empresa.

Gostou de saber mais sobre a importância da identidade visual? Ela faz parte de uma etapa importante de toda e qualquer empresa. Sem esse elemento, dificilmente será possível conquistar espaço e ter o reconhecimento necessário para se destacar!

Para conferir mais dicas como esta, continue acessando o blog da ABContent e acompanhe as nossas atualizações!

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