Todos nós elaboramos planejamentos estratégicos praticamente todos os dias. Quer estejamos cientes disso ou não, quando, por exemplo, queremos ir para o outro lado da cidade, nos planejamos e nos organizamos.
O destino, que no exemplo acima foi um local em uma cidade, não precisa nem ser físico. Ele pode ser um objetivo de vida como fazer uma pós-graduação ou um curso de idiomas.
Seja como for, estamos sempre planejando, reunindo recursos à nossa disposição, organizando nosso tempo e criando nosso próprio mapa. Se é assim conosco, é assim também em nossas empresas.
Um planejamento estratégico eficiente serve como um mapa, um roteiro para ajudar a organização a descobrir como chegar aonde quer ir. É sobre ele que falaremos neste artigo.
O que é planejamento estratégico?
Planejamento estratégico é o processo de estabelecer de modo eficiente uma direção para a empresa, de formular estratégias de negócios, implementá-las e avaliar seu impacto com base nos objetivos organizacionais.
É no plano estratégico que estão registradas a missão, visão e valores do negócio, bem como seus objetivos de longo prazo e os planos de ação para alcançá-los. Para atingir os objetivos organizacionais, o planejamento se concentra na integração de vários departamentos (contabilidade e finanças, pesquisa e desenvolvimento, produção, marketing, tecnologia da informação, entre outros).
Com um planejamento estratégico eficiente gestores conseguem ver mais claramente a melhor forma de responder às oportunidades e aos desafios. Como ele pode desempenhar um papel central no crescimento e no sucesso da sua empresa, para você entender bem da importância do assunto, confira a seguir.
Quais são as vantagens do planejamento estratégico?
O planejamento estratégico eficiente permite que a empresa estabeleça sua posição estratégica de acordo com seus pontos fortes e fracos, e sempre considerando as oportunidades e ameaças nos ambientes interno e externo. Assim, gestores passam a estar mais aptos a:
- Entender melhor as possibilidades e os limites de seus negócios;
- Posicionar a empresa adequadamente em seu mercado;
- Garantir o crescimento e a lucratividade de sua organização;
- Escolher direções mais eficazes;
- Responder às ameaças e oportunidades;
- Desenvolver meios de monitoramento e controle; e
- Reduzir os riscos de erros.
Além desses itens, a importância do planejamento estratégico está no fato de que ele gera uma sensação de segurança e consistência dentro da organização. Dessa maneira, aumenta inclusive a credibilidade da empresa com as partes interessadas.
Por fim, mas não menos importante, o planejamento estratégico torna reais as metas e objetivos organizacionais, promovendo de forma clara o crescimento da empresa.
Como criar um planejamento estratégico eficiente?
Para fazer um planejamento estratégico eficiente, siga os passos a seguir:
1 – Determine a missão, visão e valores da organização
O planejamento estratégico deve ser elaborado de acordo com a missão, a visão e os valores (MVV) da empresa. Tenha em mente que:
- A missão é a razão pela qual a empresa existe;
- A visão mostra onde a empresa deseja chegar no longo prazo (10 anos, por exemplo);
- Os valores são os princípios dos quais a empresa não abre mão.
2 – Defina metas e objetivos
Nesta etapa, os envolvidos pela elaboração do planejamento estratégico devem definir os objetivos da empresa, ou seja, onde ela quer chegar. Em seguida, vem a parte da definição das metas, as quais são as conquistas de curto prazo.
Imagine uma empresa cujo objetivo seja o de crescer 20% em três anos. Para atingi-lo, ela precisa ter um passo a passo. Aí que entram as metas de cada área.
Por exemplo, para alcançar o objetivo de crescimento em 3 anos, a empresa precisará vender mais. A área de marketing pode criar, em seu planejamento, uma meta como “aumentar o acesso ao site em X%”.
3 – Analise o ambiente interno e externo
Na definição de metas e objetivos é importante identificar os pontos fortes e fracos da organização, bem como suas oportunidades e ameaças (Análise SWOT).
A partir da matriz SWOT a diretoria decide quais novos mercados pode se aventurar ou abandonar e como alocar os recursos necessários para potencializar oportunidades e minimizar os riscos. Essas informações farão todas parte da estratégia.
4 – Formulação da estratégia
A estratégia mostra como a empresa chegará onde quer chegar. Ela deve estar de acordo com os objetivos e metas organizacionais que, por sua vez, devem estar alinhados com a missão, a visão e o valor da empresa.
Voltando ao exemplo da organização que quer crescer 20% em três anos, comentamos que para isso ela terá que aumentar as vendas. O aumento de vendas está atrelado ao número de leads qualificados que entram em contato com a empresa pelo site.
A fim de ter leads mais qualificados, a área de marketing precisa estabelecer algumas estratégias, como, por exemplo, a criação de conteúdo especializado para blog.
Perceba, portanto, que na formulação da estratégia precisamos pensar em como cada área contribuirá para a corporação atingir seu objetivo macro.
5 – Execução da estratégia
Este é o momento de realmente fazer a empresa inteira trabalhar de modo eficiente para a concretização do planejamento estratégico. Para cada estratégia definida, deve-se pensar em um plano de ação.
Uma dica é utilizar a técnica 5W2H, a qual responde às perguntas:
5W:
- What – o que será feito?
- Why – por que será feito?
- Where – onde será feito?
- When – quando?
- Who – por quem?
2H:
- How – como será feito?
- How much – Quanto vai custar?
Plano estratégico elaborado: e agora?
Após esses cinco passos, sua empresa tem um planejamento estratégico eficiente. Mas se você pensa que o trabalho se encerra aqui, está enganado, pois é preciso monitorar constantemente como a organização está caminhando rumo aos seus objetivos.
O monitoramento do planejamento é feito por meio de indicadores de desempenho, e falamos sobre eles neste artigo. Destacamos ainda que o plano estratégico não é algo escrito em pedra que não possa ser mudado.
Entenda que vários desvios podem acontecer no meio do caminho e isso é até normal. O ideal, claro, é que o planejamento estratégico empresarial seja pouco modificado, mas sempre que achar necessário, faça as alterações cabíveis.
Para encerrar, um planejamento estratégico eficiente só existe quando a organização conta com uma boa gestão empresarial. Veja aqui 9 dicas para fazer uma gestão empresarial de sucesso.
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