6 Áreas do marketing que sua empresa precisa desenvolver no meio digital

A era digital, representada pelo período após a era industrial, é marcada pela forte presença da tecnologia nas operações industriais. Isso significa que, cada dia mais, empresas de todos os tipos precisam implementar soluções inovadoras e tecnológicas em seus processos para prosperar.

Nesse momento, muitos pensam no uso do marketing digital para amparar suas estratégias. De fato, ele pode ser bastante interessante. Contudo, existem outras áreas do marketing capazes de impulsionar a gestão da companhia.

Continue a leitura para conhecer 6 delas!

O que é marketing?

Antes de apresentar diferentes áreas do marketing que podem ser aplicadas em um negócio, vale a pena retomar seu conceito. O termo marketing diz respeito a uma grande área. Ela representa um conjunto de estratégias voltadas à satisfação das necessidades do mercado e de seus consumidores.

Dessa maneira, sua abordagem é bastante abrangente. Afinal, está ligada a diferentes setores, personalidades e comportamentos. Porém, de modo geral, é possível aplicar as estratégias de seus diferentes segmentos em:

  • eventos;
  • experiências;
  • bens;
  • serviços;
  • pessoas;
  • lugares (físicos ou online);
  • organizações etc.

Essa é a visão de Philip Kotler, considerado o pai do marketing. Ainda segundo ele, as aplicações citadas podem seguir um viés tático ou estratégico. Juntas, elas permitem a formulação de estratégias que englobam as empresas na totalidade.

Quais as diferenças entre marketing digital e tradicional?

Apesar de existirem diferentes áreas do marketing dentro do marketing tradicional, o digital é um dos mais conhecidos na atualidade. Isso porque seu uso caminha junto às estratégias de inovação que as organizações da atualidade usam.

Sendo assim, é interessante conferir as principais diferenças entre o marketing digital e o tradicional. De modo geral, eles se apoiam em comportamentos opostos. Isso porque, no tradicional:

  • a empresa vai atrás do consumidor;
  • a experiência do cliente nem sempre é o centro das estratégias;
  • os custos tendem a ser mais altos;
  • existem poucas métricas capazes de mensurar pontualmente os resultados obtidos etc.

Já no marketing digital, que objetiva usar canais de comunicação digitais para propagar campanhas e aprimorar o relacionamento com o público:

  • o consumidor tende a procurar a organização;
  • a maioria das estratégias é construída com base na jornada de na experiência dos clientes;
  • é possível contar com custos mais baixos;
  • as métricas estão presentes, permitindo que os profissionais entendam exatamente quais foram os resultados de seu trabalho.

Isso não significa que não seja interessante usar o marketing tradicional. Na verdade, para muitos negócios o melhor é aliar ambas as estratégias. Mas, independentemente da escolha, o profissional deve conhecer, entre outros fatores, o público, o mercado e as tendências do momento.

Qual a importância de usar diferentes áreas do marketing nas empresas?

É difícil encontrar uma companhia que não invista em um setor de marketing. No entanto, ele nem sempre é estruturado da forma certa. Isso porque as organizações podem não saber escolher o ideal entre tantos segmentos presentes.

De qualquer forma, ao explorar bem o potencial das diferentes áreas de marketing os negócios se tornam capazes de conquistar novos mercados. Assim, é possível dizer que essa área é extremamente relevante para a otimização de resultados.

Contudo, para ser verdadeiramente bem aproveitada, é necessário ir além de estratégias de vendas de produtos e propaganda. É preciso conhecer verdadeiramente o público. Para isso, é fundamental estudar suas dores, necessidades, expectativas e comportamentos.

É após esses passos que outras áreas dentro do marketing se mostrarão relevantes. Elas segmentarão essa grande área em conjuntos de estratégias menores e mais específicas. Dessa forma, será possível direcionar adequadamente cada plano de marketing ao seu respectivo objetivo.

Quais 6 áreas do marketing sua empresa precisa desenvolver?

Sabendo que existem diferentes áreas do marketing no mercado e que cada uma delas pode atender a uma meta, é hora de conhecer 6 delas!

1.      Endomarketing

Muitos empresários veem o marketing como algo relacionado apenas ao externo. Porém, existe o endomarketing: uma área que foca na comunicação interna. Ela visa a garantir a satisfação dos colaboradores do negócio.

Para isso, algumas estratégias são desenvolvidas. Elas incluem a valorização dos funcionários e a promoção de práticas que:

  • melhorem as condições de trabalho;
  • estimulem a produtividade;
  • fortaleçam a gestão da marca empregadora;
  • atraiam novos talentos etc.

2.      Marketing de relacionamento

Muito se fala da importância de um relacionamento transparente e próximo entre as empresas e os clientes. Porém, atualmente, algumas marcas decidiram ir além.

Por meio do uso do marketing de relacionamento, que cria estratégias de comunicação com o consumidor, elas se tornaram conhecidas por sua sociabilidade.

Desse modo, é possível dizer que o marketing de relacionamento é uma grande tendência atual. Ele está diretamente ligado a uma produção de conteúdo de alta qualidade.

3.      Marketing para e-commerce

A transformação digital nas empresas facilitou muito a compra e venda de produtos pela internet. Por outro lado, tornou a concorrência mais acirrada. Nessa hora, o marketing para e-commerce pode ajudar.

Ele visa a criar estratégias e monitorar a jornada de compra do cliente. Para tal, analisa dados que mostram desde a divulgação do produto até sua chegada na casa do consumidor. Dessa forma, pode otimizar qualquer etapa que possa impedir seu sucesso em um mercado concorrido.

4.      Inbound Marketing

Também chamado de marketing de atração, essa área tem o intuito de levar o cliente até a marca espontaneamente. Ela está intrinsecamente ligada a uma produção de conteúdo de alto padrão. Isso porque a atração de consumidores acontece justamente por meio de autoridade.

Essa área também usa de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e diferentes formatos para chegar aos consumidores — como e-books, blogposts e vídeos.

5.      Produção de conteúdo

Esse segmento do marketing já foi citado algumas vezes. Afinal, diversas estratégias de marketing contam com ele para otimizar resultados. Na prática, a modalidade busca desenvolver conteúdos relevantes, ricos e confiáveis para impulsionar a imagem e os resultados das empresas.

6.      Marketing Social

As redes sociais se tornam cada vez mais relevantes nas estratégias de marketing e o marketing social ampara esse planejamento. Ele atua desde a construção da imagem do negócio das redes até a formulação de postagens. Desse modo, suporta toda a comunicação social da marca.

Como você viu, existem diferentes áreas do marketing no mercado. Saber quais aplicá-las — e em qual momento — pode alavancar os seus resultados. Inclusive, em empresas de finanças, empreendedorismo e investimentos!

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