7 Canais de divulgação para o seu negócio que vale conhecer

Ao montar um plano de marketing, é importante escolher os canais de divulgação que a empresa utilizará para transmitir informações para o seu público. Com tantas opções disponíveis no mercado, decidir quais delas são as melhores para o seu negócio pode ser uma tarefa desafiadora. 

Afinal, cada alternativa é mais adequada para uma estratégia específica. Assim, uma forma de facilitar esse processo de decisão é entender como esses meios de comunicação podem atender a diferentes objetivos. 

A seguir, você conhecerá 7 canais de divulgação e verá como usá-los para promover o seu negócio, conforme as estratégias de marketing. 

Vamos lá?

1. Redes sociais

Dados do relatório global Digital 2022, elaborado pela We Are Social e Hootsuite, revelaram que 79,9% da população brasileira possuem um perfil nas redes sociais. Além disso, esse canal tem uma forte influência na decisão de compra para a maioria dos brasileiros.

É o que aponta a pesquisa Social Commerce, realizada pela Opinion Box, All iN, Social Miner e Etus. Segundo ela, 56% dos entrevistados informaram que pesquisam a opinião de outros consumidores sobre um produto nas redes sociais antes de comprar.

Por essa razão, esse canal tornou-se uma grande oportunidade para divulgar uma empresa. Isso pode ser feito por meio da produção de conteúdo educativo e do compartilhamento de informações relevantes sobre as soluções oferecidas pelo seu negócio.

2. Correio eletrônico

Ao contrário do que muitos acreditam, o e-mail ainda é um canal de divulgação poderoso. Afinal, ele permite um contato direto com os consumidores, com consentimento. Além disso, é o usuário quem decide o momento de visualizar o conteúdo enviado pela empresa.

Por ser menos importuno que outros canais, muitas pessoas preferem receber e-mails em diferentes fases do relacionamento com a empresa, como mostra dados do DMA Insight versão 2021. Por isso, é interessante considerar essa opção em sua estratégia de comunicação com o público.

Normalmente, esse canal é usado para realizar a nutrição de leads. Essa é uma estratégia de marketing que consiste em enviar uma sequência de conteúdo para um público específico. Assim, é possível despertar o seu interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

3. Site e blog

O site é um excelente canal para disponibilizar informações sobre o que a sua empresa oferece. O motivo é que os consumidores usam o Google para procurar produtos e serviços com a intenção de compra, segundo dados do estudo State of Search 2, da Hedgehog e parceiros.

Assim, estar disponível para o seu público nesse canal de divulgação pode ser válido para o seu negócio. Para tanto, é importante ter o seu site encontrado pelo Google e ocupar posições privilegiadas na primeira página desse mecanismo de busca.

Então vale a pena ter um blog integrado ao site, pois os artigos publicados contribuem com o ranqueamento do seu site no Google. Com isso, as chances dos consumidores encontrarem os seus produtos ou serviços são maiores — seja no curto, médio e no longo prazo.

4. Marketplaces

O marketplace é um canal destinado para a compra e venda de produtos. Nele, se concentram diversos lojistas, como se fosse um shopping virtual. Como o site, os consumidores acessam esse ambiente com o interesse em realizar uma compra. Logo, a facilidade em vender é maior.

No entanto, isso não significa que a venda é garantida. Afinal, a popularidade dos marketplaces atraiu diversos comerciantes, tornando a concorrência acirrada. Para se destacar nesse canal, você precisa encontrar um diferencial para a sua loja virtual.

Entre as estratégias que podem ser adotadas para se posicionar em marketplaces estão o cumprimento das exigências da plataforma e a categorização correta dos produtos. Além disso, é importante estar atento à descrição dos itens e compartilhar fotos e vídeos com alta qualidade.

5. Telefone 

Até aqui você viu canais de divulgação digitais. Agora, é a hora de conhecer algumas opções que também funcionam offline. Entre elas destaca-se o telefone. Com ele, é possível ter um contato mais próximo com o consumidor.

Nesse canal, a comunicação pode ser realizada por meio de ligações telefônicas, aplicativos de mensagem instantânea e SMS (short message service). Ela pode ser feita com diversas finalidades, como tirar dúvidas, transmitir informações importantes, solicitar feedback e oferecer suporte.

Vale ressaltar que o Telegram Business e o WhatsApp Business são os aplicativos de mensagem mais populares entre as empresas, devido às suas funcionalidades. Esse é o caso, por exemplo, das mensagens automatizadas que ajudam a responder às dúvidas frequentes.

6. Rádio e TV

O rádio e a televisão também são canais offline para divulgar os produtos ou serviços da empresa para a sua audiência. Entre as opções apresentadas, o rádio é a alternativa com menor alcance. Porém, ele pode ser eficiente na hora de alcançar o público local.

Já a televisão é a mídia de maior alcance, por ter o poder de chegar onde a internet ainda não está. Porém, o investimento para anunciar na TV é elevado. Assim, o canal costuma estar restrito às empresas maiores.

Nesse ambiente, as possibilidades de divulgação são diversas. Você pode anunciar a sua marca nos intervalos comerciais, nos programas ou novelas da emissora escolhida. 

Mas, para ter sucesso com a TV, é crucial fazer anúncios entre as programações interessantes para o seu público e avaliar se o seu consumidor está, de fato, ligado nesse meio de comunicação.

7. Links patrocinados 

Embora os links patrocinados não sejam canais de divulgação, eles podem ser utilizados para potencializar o alcance das mensagens compartilhadas nos meios apresentados anteriormente. Para quem ainda não conhece o termo, ele se refere aos anúncios realizados na internet.

Portanto, trata-se de uma publicidade paga restrita aos canais digitais. No mercado, existem diversas plataformas para a divulgação online de marcas, produtos ou serviços. Esse é o caso, por exemplo, do Gerenciador de Anúncios do Facebook e do Google Ads.

Agora você já conhece os 7 principais canais de divulgação que podem ajudar o seu negócio a conquistar mais leads e ampliar as vendas. Assim, se torna mais fácil analisar quais deles são mais adequados para as suas estratégias de marketing digital ou tradicional.

Gostou do conteúdo? Então siga a ABContent no Facebook, LinkedIn e Instagram para acompanhar as novas atualizações!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: